A semântica das Marias
Depois de Coimbra ter vencido o Inter-Regiões no Feminino, Aveiro venceu o no Masculino. 'Masculino' à revelia de duas Marias, e outras Marias que justificavam outra designação nesta celebração da formação e outras provas mistas.

Realizou-se, este fim-de-semana, em Vila Praia de Âncora, o Torneio Inter-Regiões de Hóquei em Patins Masculino, para o escalão de Sub-15, terminando com a vitória de Aveiro. Antes, de 1 a 3 de Março, no Luso, Coimbra saíra vencedora do Torneio Inter-Regiões de Hóquei em Patins Feminino, em Sub-17 e em memória de José Cunha, malogrado ex-presidente da Associação de Patinagem de Aveiro. Em ambos os eventos, Lisboa sagrou-se vice-campeã.
Os Inter-Regiões são uma celebração, a maior a nível nacional, do Hóquei em Patins formativo. É, por regra, o primeiro contacto com uma realidade de selecção, ainda que regional, inesquecível para os jovens jogadores e potenciador dos seus sonhos de singrarem na modalidade.
Nesta celebração do Hóquei em Patins Masculino, intrometeram-se duas Marias: Maria Rafaela Marques, pela Associação de Patinagem do Ribatejo, e Maria Morgado, pela Associação de Patinagem de Coimbra. E até se defrontaram no jogo de atribuição dos 7º e 8º lugar.
Ambas já tinham estado na competição feminina, participando então "Rafa" pela selecção regional de Leiria. Agora, voltaram a merecer a confiança para representarem as suas selecções, levando a questionar o porquê desta prova ser de "Hóquei em Patins Masculino".
É talvez uma questão de semântica. Mas, no apregoar da igualdade de género, é bem mais do que isso.
Ao contrário do caso de Bruna Odina que "abalou" o Hóquei em Patins em Espanha por altura da Copa del Rey, a constituição de equipas mistas, com a utilização de atletas dos escalões femininos, está consagrada em regulamento para as competições jovens masculinas, e até, por exemplo, na II Divisão de Seniores Masculinos.
Mas porquê o enfâse no "Masculino"? A Eurockey Cup, nos bons exemplos que tem dado ao longo dos anos, vincou sempre o carácter misto da sua principal competição. E, quando, após a pandemia, lançou as competições exclusivamente femininas, as "FEM15" e "FEM17" , manteve as competições "U-15" e "U-17" para "Under", ou "Sub". Sem "MASC" ou "MEN" ou o que fosse distintivo. Apenas competições e festa para todos, independentemente do género. Como este Inter-Regiões devia ser: um torneio de "Hóquei em Patins". Sem mais.
Terça-feira, 15 de Abril de 2025, 13h49