Portugal e Itália empatam

Com esperadas vitórias de França e Espanha, o maior interesse do primeiro dia do Europeu de Sub-23 estava no duelo entre Portugal e Itália. E não gorou as expectativas, com uma igualdade a três.

Portugal e Itália empatam
Foto de capa: World Skate Europe

Começou a segunda edição do Campeonato da Europa de Sub-23, com vitórias esperadas de Espanha e França e um empate entre Portugal e Itália.

No duelo que mais expectactiva gerava, as selecções de Portugal e Itália empataram a três numa partida sem golos na primeira parte, mas sempre emocionante.

A selecção das quinas esteve melhor, mas faltava eficácia. E, dois anos depois, esta formação transalpina é bem diferente daquela que perdera 0-7 no duelo luso-italiano em Paredes.

Zé Miranda desperdiçara uma grande penalidade na primeira parte e um livre directo já na segunda, mas redimiu-se com a assistência para Tomás Santos, a inaugurar o marcador aos 11 minutos e meio, e o segundo golo, apenas um minuto depois.

A Itália reduziria na 10ª falta portuguesa, por Andrea Bordo, a oito minutos e meio do fim, e ia atrás da igualdade, mas Borgo viu azul e, na superioridade numérica, Lucas Honório - repetente na competição como Zé Miranda e Tiago Sanches - repôs a vantagem de dois golos.

Pelo bronze no Mundial, no último confronto entre estes dois históricos, a Itália de Alessandro Bertolucci vencera Portugal de Paulo Freitas por 3-2, e agora não se resignou ou baixou os braços. Já nos últimos cinco minutos de jogo, Geole Piccoli reduziu e Liam Bozzeto, com dois minutos e meio para jogar, fez o 3-3 que seria final.

Vitórias esperadas

Antes do empate luso-italiano, Inglaterra e França deram a stickada de saída na segunda edição deste Europeu. Os gauleses, que não tinham participado na primeira, estrearam-se com um contundente 1-12.

A selecção orientada por Nuno Lopes já vencia por 0-9 ao intervalo e, quando chegou ao 10º golo, já todos os oito jogadores de pista tinham marcado. Depois, Marc Rouzé e Thibault Colin, este a selar um hat-trick, ampliaram para 12 golos sem resposta antes de Spenser Berry apontar o tento de honra dos ingleses, na 10ª falta gaulesa, a quatro minutos do fim.

A fechar o dia, após a cerimónia de abertura, a Espanha venceu a Suíça por 9-1.

Apenas cerca de um minuto foi suficiente para a selecção de Pere Varias, em estreia como técnico principal de "La Roja", inaugurar o marcador, com Carles Casas, de livre directo, a fazer as honras do campeão em título. E, em menos de dois minutos, Joan Pascual e Joan Ruano ampliavam para 0-3.

A Espanha continuou a dominar a partida, mas os helvéticos finalmente "chegaram" ao Ateneu de Sant Sadurní e conseguiram conter - dentro do possível - a "fúria" inicial.

Até ao intervalo, apenas mais a família Cervera marcou. Primeiro, o capitão, Nil, depois o mais novo, Eloi.

Na segunda parte, Pascual e Carles Doménech ampliaram antes de Marco Dubacher assinar o tento da selecção helvética, treinada pelo catalão Xavier Bataller, a oito minutos do fim. Joan Pascual, para o hat-trick, e Xavi Burguillos, de livre directo, fecharam as contas da partida.

Grupo A

• Portugal 3-3 Itália • 14.Abr

Espanha 9-1 Suíça • 14.Abr

• Suíça vs. Portugal • 15.Abr, 18h

• Itália vs. Espanha • 15.Abr, 20h30

• Itália vs. Suíça • 16.Abr, 18h

• Espanha vs. Portugal • 16.Abr, 20h30

 

Classificação: 1º Espanha (3 pontos), 2º Itália (1), 3º Portugal (1), 4º Suíça (0)

Grupo B

• Inglaterra 1-12 França • 14.Abr

• França vs. Alemanha • 15.Abr, 15h30

• Alemanha vs. Inglaterra • 16.Abr, 15h30

 

Classificação: 1º França (3 pontos), 2º Alemanha¹ (0), 3º Inglaterra (0)

¹ menos um jogo

Horário das partidas na hora local.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos da edição
Dia de Jogo: 16 de Abril de 2025

Dia de Jogo: 16 de Abril de 2025

16 de Abril de 2025 é 'Dia de Jogo' no Europeu de Sub-23 e no Campeonato Placard. Juventude Pacense e Porto abrem a 24ª jornada do campeonato, e o dérbi ibérico decide o vencedor do Grupo A - e um semifinalista - no Europeu.

World Skate Europe
França vence Grupo B, Espanha e Portugal discutem Grupo A

França vence Grupo B, Espanha e Portugal discutem Grupo A

No segundo dia do Europeu de Sub-23, a França somou a segunda vitória e o 1º lugar no Grupo B já não lhe escapa. Portugal goleou a Suíça com uma mão cheia de golos de Honório e a Espanha venceu tangencialmente Itália, que voltou a mostrar valor.

A semântica das Marias

A semântica das Marias

Depois de Coimbra ter vencido o Inter-Regiões no Feminino, Aveiro venceu o no Masculino. 'Masculino' à revelia de duas Marias, e outras Marias que justificavam outra designação nesta celebração da formação e outras provas mistas.

World Skate Europe
Dia de Jogo: 15 de Abril de 2025

Dia de Jogo: 15 de Abril de 2025

15 de Abril de 2025 é 'Dia de Jogo' no Europeu de Sub-23, com a segunda jornada da primeira fase. A Itália, depois de lograr um empate frente a Portugal, defronta a anfitrião Espanha. A França pode selar a vitória no Grupo B.

Negro continua, Giuliani regressa, Tuco é novidade

Negro continua, Giuliani regressa, Tuco é novidade

Já a apontar aos Mundiais de 2026, a Argentina anunciou os seus seleccionadores. 'Negro' Paez continua no comando da absoluta masculina, Dario Giuliani regressa à absoluta feminina e 'Tuco' Abalos assume os 'pibes'.

Dia de Jogo: 14 de Abril de 2025

Dia de Jogo: 14 de Abril de 2025

14 de Abril de 2025 é 'Dia de Jogo' no Europeu de Sub-23, com o arranque da segunda edição da prova em Sant Sadurní d'Anoia. Na primeira jornada da fase de grupos, Portugal defronta Itália.