Giuliano Giuliani mostra-se a Bassano com póquer
Na última ronda da fase regular da Serie A1, Giuliano Giuliani visitou Bassano e 'apresentou-se' a quem não o conhecia com um póquer. Na próxima temporada, o argentino de 21 anos será reforço dos 'giallorossi' de Alessandro Bertolucci.

Na derradeira jornada da fase regular da Serie A1, o Bassano precisava de vencer o Valdagno e esperar que o Lodi perdesse em Forte dei Marmi para subir ao 3º lugar. Mas, para além do Lodi ter vencido na pista do campeão Forte, o Bassano também não conseguiu vencer os valdagnese. O principal culpado: Giuliano Giuliani.
O internacional jovem argentino assinou um póquer no PalaBassano, contribuindo decisivamente para a vitória da sua equipa depois de sete jogos sem vencer e na estreia do técnico Massimo Caneva, que vai levar o "barco" até final da temporada, para depois chegar o português Kiko Mascarenhas. A ironia é que Giuliani será reforço dos "bassanese" na próxima temporada.
O Bassano, mantendo Alessandro Bertolucci ao leme, vai promover mudanças. No que a estrangeiros diz respeito, saem Julian Tamborindegui e Ivo Silva, ambos para o Tomar, e Joan Galbas para a Oliveirense, mantendo-se apenas o goleador catalão Gerard Riba. Chegarão Xavi Cardoso (Giovinazzo), "Pato" Ipiñazar (Forte), o guarda-redes Valentin Grimalt (Lodi) e Giuliano Giuliani.
Giuliani mostrou-se ao mundo no Mundial de Sub-19 de 2022, disputado em San Juan. Mas, aí, o Valdagno já o tinha "amarrado".
Com apenas 18 anos, fora decisivo no título de campeão argentino do Concepción em 2022, ao lado do primo Mauro e orientado pelo tio Dario, antes treinador campeão do Mundo em 2015 pela albiceleste masculina e, depois, campeão do Mundo em 2022 pela feminina.
Nesse Campeonato do Mundo, Giuliani marcou nove golos, incluindo dois nas "meias" com a Espanha e um na final com Itália, capitaneando a sua selecção a um título que escapava desde 2005.

Viajou para Itália e, na sua primeira temporada, apontou 17 golos em 30 jogos, apenas aquém do registo de Emanuel Garcia. Na segunda, foi, destacado, o melhor marcador, com 26 golos em 27 jogos. E esta época soma 23 golos em 26 partidas finda a fase regular, apenas superado por Tiago Sanches, e segue-se o Lodi nos quartos-de-final do play-off, à melhor de três, a partir de 30 de Abril.
Giuliani, que completou 21 anos em Janeiro, foi insistentemente falado para o Óquei de Barcelos, sendo que daqueles "pibes" que conquistaram o Mundo, os barcelenses já têm Santiago Chambella. E quase todos já deram o salto para a Europa.
Destacam-se, para além de Giuliani, Fran Torres ("Tombita"), esta época cedido ao Lleida e já com ordem de regresso ao Liceo, Joaquin Olmos no Calafell, ou os guarda-redes Juan Manuel Carrión na Sanjoanense e "Caco" Velázquez no Monza. Mas também, por exemplo, Ezequiel Funes (Turquel), Lucas Bridge ou Albano Martinazzo (Marinhense), na II Divisão portuguesa.
Sábado, 19 de Abril de 2025, 11h11