Benfica 'salta' para a liderança
Aproveitando o empate entre Porto e Sporting no Clássico do Dragão Arena, o Benfica sobe à liderança com uma jornada por disputar. As águias venceram a Sanjoanense, em dia de 'boas notícias', com bis de Bargalló no regresso de Di Benedetto.

Na penúltima jornada da fase regular, o Benfica recebeu e venceu a Sanjoanense por 5-0 e, pouco depois, via o Sporting "deixar" dois pontos no Dragão Arena. Com uma jornada por disputar, a equipa de Edu Castro instala-se no lugar cimeiro da classificação, ainda que com uma derradeira saída de risco, a Valongo.
Foi uma tarde de "boas notícias" para os encarnados. Pau Bargalló, que regressara à competição em Viana do Castelo, três dias antes, bisou, e Roberto Di Benedetto voltou a ser opção poucos dias antes da Final Four da Taça de Portugal.
A vitória deste domingo começou a ser construída aos nove minutos, por Nil Roca, ampliando Gonçalo Pinto cinco minutos depois. Na segunda parte, Pau Bargalló ampliou cedo e as águias descansaram. João Rodrigues e Bargalló, nos cinco minutos finais, fecharam a contagem.
Clássico deu empate
O Clássico do Dragão Arena entre Porto e Sporting deu empate a três que não satisfaz nenhuma das equipas, sendo que perdem mais - a liderança - os leões, sendo que os dragões tinham hipotecado grande parte das suas hipóteses de mais do que o 3º lugar em Paços de Ferreira.
O Porto adiantou-se em inferioridade numérica, aos 14 minutos, num remate de muito longe de Gonçalo Alves, mas, ainda em inferioridade (Hélder Nunes e Telmo Pinto viram azul), não evitaram a igualdade, num remate de primeira de João Souto com pouco ângulo.
Jogaria depois o Sporting em inferioridade, "sobrevivendo" a um livre directo e a quatro minutos com menos um jogador em pista (azuis a Gonzalo Romero e Alessandro Verona) para levar o jogo empatado para o descanso.
Na segunda parte, novo azul, a Toni Pérez, permitiu a Carlo Di Benedetto colocar de novo os dragões em vantagem, mas, pouco depois, num ataque rápido, Nolito surpreendeu Malián, que esperaria passe ao segundo poste, com um remate colocado ao primeiro.
Era o Sporting que tinha mais em jogo e procurou pressionar alto, sendo importante o regresso em pleno de Rafa Bessa. E, a meio desta etapa complementar, Roc Pujadas, na casa que foi sua nas últimas temporadas, teve espaço e, num remate forte, colocava pela primeira vez a equipa de Edo Bosch na frente do marcador.
Subia linhas o Porto, e os de Ricardo Ares conseguiriam a igualdade. Rafa, com um excelente trabalho na zona frontal sobre Henrique Magalhães, rematou para desfeitear Ângelo Girão.
O empate persistiria, com o Sporting a ter de ser abnegado nos minutos finais, jogando com menos um. Girão reclamaria os holofotes quando, depois de ver ser assinalada grande penalidade sobre Carlo Di Benedetto, viu azul por protestos. Zé Diogo defendeu o castigo máximo de Gonçalo Alves e os árbitros foram rigorosos na regra de que o jogador castigado tem de estar sentado. Girão não estava, e viu vermelho.
Óquei de Barcelos de olho no lugar do dragão
O empate do Porto comprometeu definitivamente um dos dois primeiros lugares, e permitiu ao Óquei de Barcelos aproximar-se, com possibilidades de "roubar" o 3º lugar na derradeira jornada.
Porto - com mais três pontos na tabela - e Óquei de Barcelos estão empatados no confronto directo e uma eventual igualdade pontual seria decidida na diferença de golos global. Para já, vantagem para os dragões, que na última jornada vão ao Pico, com mais quatro golos no saldo. A equipa de Rui Neto recebe o Riba d'Ave.
O Óquei de Barcelos venceu em Oliveira de Azeméis por 1-3 uma Oliveirense que, já certa no 5º lugar, já teria baterias apontadas à Final Four da Taça de Portugal.
Os barcelenses sobreviveram a um livre directo e uma grande penalidade nos primeiros cinco minutos e adiantaram-se aos sete, por um Miguel Rocha que continua embalado.
Miguel voltaria a marcar a meio da etapa complementar para o 0-3, de grande penalidade - na eficácia que a Oliveirense não teve -, depois de Pol Manrubia ter ampliado nos primeiros minutos após o descanso. Lucas Martinez reduziria.
25ª jornada
• Benfica 5-0 Sanjoanense • 27.Abr
• Porto 3-3 Sporting • 27.Abr
• Oliveirense 1-3 Óquei de Barcelos • 27.Abr
Classificação
1º Benfica (63), 2º Sporting (62 pontos), 3º Porto (58), 4º Óquei de Barcelos (55)
26ª jornada
• Candelária vs. Porto • 4.Mai, 17h
• Valongo vs. Benfica • 4.Mai, 18h
• Sporting vs. Murches • 4.Mai, 18h
• Óquei de Barcelos vs. Riba d'Ave • 4.Mai, 18h
Horário das partidas na hora local.
Domingo, 27 de Abril de 2025, 19h55