O primeiro Mundial de Clubes no feminino (ou a terceira Intercontinental)

Poucos dias depois da decisão da europeia Champions League Women, há novo título para entregar, agora mundial. Em San Juan, Fraga, Vila-Sana, Aberastain e Concepción disputam o primeiro Mundial de Clubes, sucessor de duas Intercontinentais.

O primeiro Mundial de Clubes no feminino (ou a terceira Intercontinental)
Foto de capa: World Skate Europe

No permanente rebuliço que sempre foi a realização da Taça Intercontinental no masculino, houve em 2018 a ideia de lançar a competição no feminino. E funcionou, com o Concepción a vencer no Aldo Cantoni, em San Juan. Mas seguiram-se anos de hesitação... e pandemia. Apenas no regresso da Intercontinental masculina a San Juan, em 2024, é que se voltou a organizar uma outra Intercontinental no feminino, desta feita ganha pelo Gijón.

Agora, San Juan volta mais uma vez a ser marcante, "berço" de um Mundial de Clubes que pretende suceder à Intercontinental. No masculino, não houve flexibilidade no calendário - e realizar-se-á em Outubro -, mas no feminino realiza-se já. Mesmo que a Final Four da Champions League Women se tenha disputado no passado fim-de-semana.

O Fraga, campeão europeu em 2024, "falhou" na tentativa de revalidação do título do Velho Continente, mas não tem tempo para carpir mágoas. Parte para a Argentina e, na sexta-feira, defronta o Concepción, vice-campeão pan-americano. Na bagagem, a equipa aragonesa leva Adriana Gutiérrez, argentina que em 2022 ergueu no Aldo Cantoni o título mundial e que já anunciou que pendurará os patins.

De Espanha para San Juan, vai outra lenda do Hóquei em Patins albiceleste e mundial: "Luchi" Agudo. É para muitos a melhor jogadora de todos os tempos e figura maior do projecto do Vila-Sana que conseguiu este ano um primeiro troféu, a Supercopa. Porém, este é um título "menor" para a ambição da equipa de uma localidade com pouco mais de 500 habitantes, mas que conta com as argentinas Flor Felamini, Gimena Gómez e Daiana Silva para além de Luchi. Todas campeãs do Mundo em 2022.

O Vila-Sana, vice-campeão europeu em 2024, conta também com a guarda-redes portuguesa Sandra Bento Coelho que, nas meias-finais, terá pela frente o Aberastain, campeão pan-americano em 2024, então com "Martinha" Vieira - agora no Valenciano - como figura.

As meias-finais jogam-se sexta-feira, 2 de Maio, e os jogos pelo bronze e pelo título no domingo, 4 de Maio. No dia de "descanso", haverá conferências sob o mote "Mulheres no Desporto: Da pista para a vida, estratégias para seres a tua melhor versão". Com entrada livre, contará com jogadoras como Adri Gutiérrez e Luchi Agudo a partilharem a sua experiência.

Meias-finais

• MF1 • Fraga vs. Concepción • 2.Mai, 19h

• MF1 • Vila-Sana vs. Aberastain • 2.Mai, 21h

3º e 4º lugares

Vencido MF1 vs. Vencido MF2 • 4.Mai, 18h

Final

Vencedor MF1 vs. Vencedor MF2 • 4.Mai, 20h30

Horário das partidas na hora local.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos da edição
A Final Four da Taça de Portugal

A Final Four da Taça de Portugal

Oliveirense, Benfica, Sporting e Juventude Pacense disputam, em Famalicão, a Final Four da Taça de Portugal. Por um troféu que vai escapando ou que, no caso dos pacenses, seria inédito, as 'meias', esta quarta-feira, têm um 'dérbi capital'.