Oliveirense agarra, com uma mão cheia, bilhete para a final
Catapultada por um hat-trick de Bruno Di Benedetto, a Oliveirense venceu o Juventude Pacense por 0-5 e está na final da Taça de Portugal pela oitava vez, seis anos depois da última presença, quando venceu o troféu perante o seu público.

Seis anos depois, a Oliveirense regressa à final da Taça de Portugal. O apuramento foi carimbado com uma vitória clara por 0-5 sobre o Juventude Pacense.
A equipa de Oliveira de Azeméis vencera os pacenses por 5-0 na primeira volta do Campeonato Placard, mas uma derrota por 3-0 em Paços de Ferreira, já neste mês de Abril, permitia aos pupilos de Hugo Azevedo sonharem com legitimidade.
E a equipa da Capital do Móvel até entrou melhor, mais vertical e mais perigosa. Mas o sólido bloco oliveirense resistiu e foi ganhando o controlo da partida. A seis minutos do intervalo, Lucas Martinez, a capitanear a sua equipa na ausência de Marc Torra (a cumprir castigo), serviu Bruno Di Benedetto para o primeiro da partida.
O internacional gaulês - a par do seguríssimo Xano Edo - seria a figura maior da partida, com um tento particularmente importante sobre o intervalo, a ampliar para 0-2 num remate sobre a direita. O dilatar da vantagem com apenas oito segundos para jogar na primeira parte, era um duro golpe para o Juventude Pacense, que voltaria a facilitar sobre a meia direita aos quatro minutos da etapa complementar. Facundo Navarro entrou como quis e colocou sobre Gabriel Costa para o terceiro.
Os pacenses procuraram reagir, mas Filipe Flórido viu azul e, ainda que Bruno Di Benedetto não conseguisse bater Gabriel de livre directo, redimir-se-ia na vantagem directa, novamente servido pelo capitão Lucas Martinez.
Faltavam mais de 17 minutos, mas o o desfecho da partida parecia selado. O Juventude Pacense não baixou os braços, mas, com o passar do tempo, foi insistindo cada vez mais numa meia distância que não perturbava um tranquilo Xano Edo.
Haveria golo, mas para a Oliveirense, com Nuno Santos a selar o resultado na sobra de uma iniciativa de Martinez.
A final, a oitava da Oliveirense, contando conquistas em 1997, 2011, 2012 e 2019, está agendada para este domingo, a partir das 16h de Portugal continental. O outro finalista sairá do dérbi entre Benfica e Sporting, que se disputa ainda esta quarta-feira.
Meias-finais
• MF1 • Juventude Pacense 0-5 Oliveirense • 30.Abr
• MF2 • Benfica vs. Sporting • 30.Abr, 21h30
Final
• Vencedor MF2 vs. Oliveirense • 1.Mai, 16h
Quarta-feira, 30 de Abril de 2025, 19h50