O último 'borrego'

O Sporting conquistou a Taça de Portugal depois de 34 épocas de interregno, sendo que em nove delas não competiu. Depois de voltar a vencer uma prova europeia, Supertaça, Campeonato e Champions League, a Taça era o 'borrego' que sobrava.

O último 'borrego'
Foto de capa: João Pedro Morais / Sporting Clube de Portugal

Esta quinta-feira, o Sporting colocou ponto final a um longo interregno sem vitórias na Taça de Portugal, conquistando a "prova rainha" pela quinta vez.

Os leões tinham ganho em 1976 e 1977, ambas frente ao Oeiras, e voltaram a vencer em 1984, a duas mãos, frente ao Porto. Tinham perdido em 1980, frente ao Benfica, e voltar a defrontar o Porto na final em 1988, desta feita com vitória dos dragões. Na sexta final, em 1990, a quarta conquista, frente ao Óquei de Barcelos.

Seguiram-se 34 temporadas sem triunfos. Em nove, o Sporting não teve equipa sénior. Em 1995, depois de duas meias-finais e uma final, a Direcção presidida por Pedro Santana Lopes decidiu a "extinção" da secção (a par do voleibol). Voltou em 1999, mas em 2005 deu um "estouro" financeiro, desistindo mesmo da I Divisão antes do final da temporada.

Segurando o "barco", um grupo de sócios - com Gilberto Dias Borges como figura de proa - constituiu a Associação de Patinagem do Sporting Clube de Portugal, um movimento autónomo mas com autorização do clube para a utilização dos nome e símbolo leoninos.

Em 2010, voltava a ser inscrita equipa sénior - já com Zé Diogo, ainda júnior - e, em 2015, regressava aos títulos. Na Taça, nesse mesmo ano, o Sporting era finalista da Taça de Portugal, perdendo para o Benfica em Vila Franca de Xira.

Afirmando-se, os leões somariam vários títulos e, em 2023, chegavam a nova final da Taça. Com o Tomar a vencer, na sua casa, no desempate por grandes penalidades, o último "borrego", no que a grandes provas diz respeito, sobreviveria. Mais dois anos. Até esta quinta-feira.

O último grande "borrego"

Depois do Sporting às pistas de Hóquei em Patins em 2010, a Taça de Portugal era o último grande "borrego" que faltava "matar", pondo fim a longos jejuns em várias provas.

Em Abril de 2015, Nuno Lopes foi o "carniceiro" do primeiro "borrego", o das provas europeias e dos grandes títulos, ao vencer a Taça CERS, 24 anos depois da conquista da Taça das Taças em 1991. Poucos meses depois, mataria o "borrego" da Supertaça, que já tinha 32 anos.

Em 2018, já com Paulo Freitas no "açougue", foi a vez de acabar com o "borrego" do Campeonato Nacional, já com três décadas de maturação depois de um derradeiro título na década de 80. Um ano volvido, o "borrego" era ainda mais velho. Ao fim de 42 anos, o Sporting voltava a vencer a mais importante prova europeia de clubes, agora já Champions League, depois do triunfo em 1977, com a "equipa maravilha", na Taça dos Campeões Europeus.

O derradeiro "borrego" coube a Edo Bosch "esquartejar". Em Famalicão, o Sporting voltou a vencer a Taça de Portugal, 35 anos depois.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos da edição
Sanjoanense e Tomar no playoff

Sanjoanense e Tomar no playoff

Sanjoanense e Tomar ficam com as duas últimas vagas no playoff. A equipa de São João da Madeira venceu, e os tomarenses empataram com a Oliveirense e tiveram de esperar pelo fim do jogo do Riba d'Ave, que ficou a um golo de um golpe de teatro.

Benfica termina fase regular no topo

Benfica termina fase regular no topo

Com uma goleada em Valongo, o Benfica carimbou o 1º lugar. Um feito importante, dado que, com público, o vencedor da fase regular acabou sempre campeão. As águias defrontam o Tomar e o Sporting, que também venceu, defronta a Sanjoanense.

Porto segura 3º lugar com empate no Pico

Porto segura 3º lugar com empate no Pico

Um empate no Pico, frente ao já despromovido Candelária, foi suficiente para o Porto segurar o 3º lugar no final da fase regular. Os dragões defrontam agora Juventude Pacense, ao passo que Óquei de Barcelos tem duelo marcado com a Oliveirense.

AFP Giovinazzo @ facebook
Giovinazzo cai nos quartos-de-final, numa caminhada para recordar

Giovinazzo cai nos quartos-de-final, numa caminhada para recordar

O Giovinazzo de Francisco Veludo e Xavi Cardoso 'caiu', este sábado, nos 'quartos' do playoff da Serie A1. Da luta pela permanência a um lugar nas provas europeias, foi uma época acima das expectativas da equipa mais 'deslocada' da prova.

Sporting Clube de Portugal @ Instagram
A que faltava

A que faltava

Ângelo Girão vai despedir-se do Sporting ao fim de 11 temporadas, sendo fundamental em inúmeras conquistas e vencendo quase todas as provas. Das mais importantes, faltava a Taça de Portugal. Já está.

Ministerio de Turismo, Cultura y Deporte - Gobierno de San Juan
Dia de Jogo: 4 de Maio de 2025

Dia de Jogo: 4 de Maio de 2025

4 de Maio de 2025 é 'Dia de Jogo' na World Clubs Cup Women, com a final entre Fraga e Vila-Sana, e no Campeonato Placard, com o fecho da fase regular. Há luta pelo 1º lugar, pelo 3º e por duas vagas no play-off.

Hóquei Elite Campus 'para aprender, mais que brincar'

Hóquei Elite Campus 'para aprender, mais que brincar'

Numa proposta totalmente focada no Hóquei em Patins, o Hóquei Elite Campus de André Centeno regressa para a terceira edição, numa semana única e, na potencialização do treino, com lugares muito limitados.

«Saímos deste jogo envergonhados com a actuação da equipa de arbitragem»

«Saímos deste jogo envergonhados com a actuação da equipa de arbitragem»

A Oliveirense não esquece a final da Taça de Portugal e, após contestação de treinador e jogadores no rescaldo da partida, emitiu um comunicado a visar a arbitragem no lance fortuito sobre Di Benedetto. E não só.

Um modelo alternativo de competição

Um modelo alternativo de competição

Por José Pedro Silva: Este fim-de-semana, termina a fase regular do Campeonato Placard. E, para seis equipas, termina a temporada, seguindo-se um longo período de inactividade lamentado época após época. Porque não outro modelo? Sugiro um.

Final espanhola em San Juan

Final espanhola em San Juan

Fraga e Vila-Sana vão disputar a final do primeiro Mundial de Clubes Feminino, depois de afastarem nas meias-finais, no Aldo Cantoni, as argentinas do Concepción e do Aberastain.

Dia de Jogo: 2 de Maio de 2025

Dia de Jogo: 2 de Maio de 2025

2 de Maio de 2025 é 'Dia de Jogo' na World Clubs Cup Women, um Mundial de Clubes feminino que substitui a Taça Intercontinental. Os espanhóis Fraga e Vila-Sana e os argentinos Aberastain e Concepción estão na disputa do troféu.