A que faltava

Ângelo Girão vai despedir-se do Sporting ao fim de 11 temporadas, sendo fundamental em inúmeras conquistas e vencendo quase todas as provas. Das mais importantes, faltava a Taça de Portugal. Já está.

A que faltava
Foto de capa: Sporting Clube de Portugal @ Instagram

O próprio anunciou que esta seria a sua última temporada no Sporting. E até quem seria o sucessor. E, completando 36 anos em Agosto, esta será também - a não ser que haja um inesperado volte-face - a sua última temporada de patins calçados e máscara posta.

No Sporting, está na sua 11ª temporada e já tinha ganho todos os principais troféus. Faltava a Taça de Portugal, que o Sporting não conquistava há 35 anos, quando Ângelo André ainda não tinha completado o primeiro ano de vida. Com o triunfo na passada quinta-feira, Girão despedir-se-á com o "bingo" nas grandes competições.

É uma das maiores figuras do Hóquei em Patins, santificado no Campeonato do Mundo de 2019. Emotivo, sedento de vitórias, muitas vezes de forma incontrolada, "explodindo" ainda mais vezes contra os colegas de equipa do que contra os adversários. Quer ganhar e quer que os seus companheiros queiram tanto ganhar como ele.

Chegou ao Sporting campeão nacional, depois do histórico título do Valongo em 2014. Na altura, era desportivamente um passo atrás. Mas, depois de ter cumprido parte da formação no seu Porto, não deixou escapar a oportunidade de regressar a um grande do desporto nacional. E seria preponderante a tornar de novo o Sporting grande no Hóquei em Patins.

Na primeira temporada, venceu a Taça CERS. E, no arranque da segunda, a Supertaça António Livramento. Ambas às ordens de Nuno Lopes.

Em 2016/17, com Guillem Pérez como treinador, venceu a Elite Cup, ainda na sua versão oficiosa, repetindo a conquista em 2018. Na versão oficial, é uma das poucas conquistas que fica a faltar de leão ao peito.

Na primeira temporada iniciada por Paulo Freitas, o Sporting já tinha uma equipa invejável, fruto do forte investimento de Bruno de Carvalho, para uma dinastia que somaria - e continua a somar - vários títulos. Nessa época de 2017/18, Girão foi campeão nacional pelo Sporting. Na época seguinte, em pleno João Rocha, conquistou a Champions League, então ainda Liga Europeia.

No arranque da pandémica temporada de 2019/20, ergueria a Taça Continental, e, em 2020/21, com uma normalidade parcial, faltando público para os aplausos, sagrar-se-ia novamente campeão nacional e campeão europeu. E voltaria a conquistar a Taça Continental em 2021.

Na pretérita temporada, o Sporting conquistou, pela terceira vez em seis edições, a mais importante prova europeia, garantido o principal lugar entre as equipas portuguesas na História da competição.

Uma Taça CERS, uma Supertaça António Livramento, dois Campeonatos Nacionais, três Champions League, duas Taças Continentais. Faltava a Taça de Portugal, agora conquistada.

Por ganhar, entre as provas em que participou, ficam a Taça Intercontinental, perdida para o Porto em 2021, a Taça 1947, perdida para o Benfica na única edição realizada, e a Elite Cup na sua "versão" oficial.

No fecho deste capítulo, é importante recordar o que recordámos na despedida da Selecção Nacional em Novara, marcada por um pranto generalizado. Ainda não acabou. Termina-se uma página, e a História segue na página seguinte. Esta época, Girão - que continua determinante - ainda pode o Campeonato Nacional pela terceira vez pelo Sporting, e a quarta na sua carreira.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos da edição
Sanjoanense e Tomar no playoff

Sanjoanense e Tomar no playoff

Sanjoanense e Tomar ficam com as duas últimas vagas no playoff. A equipa de São João da Madeira venceu, e os tomarenses empataram com a Oliveirense e tiveram de esperar pelo fim do jogo do Riba d'Ave, que ficou a um golo de um golpe de teatro.

Benfica termina fase regular no topo

Benfica termina fase regular no topo

Com uma goleada em Valongo, o Benfica carimbou o 1º lugar. Um feito importante, dado que, com público, o vencedor da fase regular acabou sempre campeão. As águias defrontam o Tomar e o Sporting, que também venceu, defronta a Sanjoanense.

Porto segura 3º lugar com empate no Pico

Porto segura 3º lugar com empate no Pico

Um empate no Pico, frente ao já despromovido Candelária, foi suficiente para o Porto segurar o 3º lugar no final da fase regular. Os dragões defrontam agora Juventude Pacense, ao passo que Óquei de Barcelos tem duelo marcado com a Oliveirense.

AFP Giovinazzo @ facebook
Giovinazzo cai nos quartos-de-final, numa caminhada para recordar

Giovinazzo cai nos quartos-de-final, numa caminhada para recordar

O Giovinazzo de Francisco Veludo e Xavi Cardoso 'caiu', este sábado, nos 'quartos' do playoff da Serie A1. Da luta pela permanência a um lugar nas provas europeias, foi uma época acima das expectativas da equipa mais 'deslocada' da prova.

Ministerio de Turismo, Cultura y Deporte - Gobierno de San Juan
Dia de Jogo: 4 de Maio de 2025

Dia de Jogo: 4 de Maio de 2025

4 de Maio de 2025 é 'Dia de Jogo' na World Clubs Cup Women, com a final entre Fraga e Vila-Sana, e no Campeonato Placard, com o fecho da fase regular. Há luta pelo 1º lugar, pelo 3º e por duas vagas no play-off.

Hóquei Elite Campus 'para aprender, mais que brincar'

Hóquei Elite Campus 'para aprender, mais que brincar'

Numa proposta totalmente focada no Hóquei em Patins, o Hóquei Elite Campus de André Centeno regressa para a terceira edição, numa semana única e, na potencialização do treino, com lugares muito limitados.

«Saímos deste jogo envergonhados com a actuação da equipa de arbitragem»

«Saímos deste jogo envergonhados com a actuação da equipa de arbitragem»

A Oliveirense não esquece a final da Taça de Portugal e, após contestação de treinador e jogadores no rescaldo da partida, emitiu um comunicado a visar a arbitragem no lance fortuito sobre Di Benedetto. E não só.

Um modelo alternativo de competição

Um modelo alternativo de competição

Por José Pedro Silva: Este fim-de-semana, termina a fase regular do Campeonato Placard. E, para seis equipas, termina a temporada, seguindo-se um longo período de inactividade lamentado época após época. Porque não outro modelo? Sugiro um.

Final espanhola em San Juan

Final espanhola em San Juan

Fraga e Vila-Sana vão disputar a final do primeiro Mundial de Clubes Feminino, depois de afastarem nas meias-finais, no Aldo Cantoni, as argentinas do Concepción e do Aberastain.

João Pedro Morais / Sporting Clube de Portugal
O último 'borrego'

O último 'borrego'

O Sporting conquistou a Taça de Portugal depois de 34 épocas de interregno, sendo que em nove delas não competiu. Depois de voltar a vencer uma prova europeia, Supertaça, Campeonato e Champions League, a Taça era o 'borrego' que sobrava.

Dia de Jogo: 2 de Maio de 2025

Dia de Jogo: 2 de Maio de 2025

2 de Maio de 2025 é 'Dia de Jogo' na World Clubs Cup Women, um Mundial de Clubes feminino que substitui a Taça Intercontinental. Os espanhóis Fraga e Vila-Sana e os argentinos Aberastain e Concepción estão na disputa do troféu.