«Saímos deste jogo envergonhados com a actuação da equipa de arbitragem»

A Oliveirense não esquece a final da Taça de Portugal e, após contestação de treinador e jogadores no rescaldo da partida, emitiu um comunicado a visar a arbitragem no lance fortuito sobre Di Benedetto. E não só.

«Saímos deste jogo envergonhados com a actuação da equipa de arbitragem»

A Oliveirense perdeu, no prolongamento, a oportunidade de somar a quinta Taça de Portugal na sua História. Mas a quarta final perdida ficou "atravessada".

Um lance em que Toni Pérez atingiu, de forma fortuita, Bruno Di Benedetto após o 1-1 foi recordado pelo próprio Di Benedetto e o técnico Nuno Resende no rescaldo do jogo. E, este sábado, o clube de Oliveira de Azeméis emitiu um comunicado - que reproduzimos na íntegra abaixo - em que vinca o seu descontentamento com a arbitragem de Pedro Silva e Sílvia Coelho nesse lance e não só.

A União Desportiva Oliveirense (hóquei em patins) expressa indignação pelo que se passou na final da Taça de Portugal, esta quinta-feira, 1 de maio, em Famalicão, mas também preocupação pelo rumo que leva a modalidade, no momento das decisões.

As imagens que partilhamos juntamente com este comunicado são a prova da nossa revolta em relação ao trabalho da equipa de arbitragem neste jogo. De entre os lances que expomos, o mais escandaloso está patente no início do vídeo.

Se, por acaso, a agressão ao nosso jogador não fosse visível à primeira vista, não há desculpa para o que se passou após a dupla de arbitragem ter recorrido ao Sistema de Revisão Vídeo (SRV). O jogador que atingiu, com o stick, o Bruno Di Benedetto, colocando em perigo a integridade física do nosso jogador, não foi devidamente castigado, abrindo assim precedentes para lances semelhantes. Após visualizarem as imagens, depreendemos que os árbitros não admoestaram a falta com a sanção indicada para este tipo de agressão, não porque não viram, mas porque não quiseram.

Saímos deste jogo envergonhados com a atuação da equipa de arbitragem. Fomos prejudicados e aqui expomos apenas alguns dos lances que não foram devidamente assinalados.

Assim, não vale a pena continuarmos a tentar fazer frente aos ditos ‘três grandes’ se depois, na hora da verdade e dentro de pista, onde apenas os jogadores deviam ser os protagonistas, acabámos por ser arredados da vitória desta forma.

Estes comportamentos são lamentáveis e só nos dão mais força para continuarmos a lutar contra este tipo de situações. Esperemos que o Conselho de Arbitragem tome uma atitude exemplar.

Os profissionais da Oliveirense estão revoltados e sentem-se totalmente desfavorecidos com a forma como o jogo foi conduzido. A atuação da arbitragem manchou a final da Taça de Portugal e feriu gravemente a imagem da modalidade.

Apesar das novas tecnologias (SRV) que tentam implementar no hóquei em patins, os erros grosseiros continuam a verificar-se e a verdade desportiva não pode ser desvirtuada por más decisões de quem devia passar ao lado do jogo. Sobretudo quando, atualmente, há ferramentas para isso.

Exigimos rigor. Exigimos respeito.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos da edição
Sanjoanense e Tomar no playoff

Sanjoanense e Tomar no playoff

Sanjoanense e Tomar ficam com as duas últimas vagas no playoff. A equipa de São João da Madeira venceu, e os tomarenses empataram com a Oliveirense e tiveram de esperar pelo fim do jogo do Riba d'Ave, que ficou a um golo de um golpe de teatro.

Benfica termina fase regular no topo

Benfica termina fase regular no topo

Com uma goleada em Valongo, o Benfica carimbou o 1º lugar. Um feito importante, dado que, com público, o vencedor da fase regular acabou sempre campeão. As águias defrontam o Tomar e o Sporting, que também venceu, defronta a Sanjoanense.

Porto segura 3º lugar com empate no Pico

Porto segura 3º lugar com empate no Pico

Um empate no Pico, frente ao já despromovido Candelária, foi suficiente para o Porto segurar o 3º lugar no final da fase regular. Os dragões defrontam agora Juventude Pacense, ao passo que Óquei de Barcelos tem duelo marcado com a Oliveirense.

AFP Giovinazzo @ facebook
Giovinazzo cai nos quartos-de-final, numa caminhada para recordar

Giovinazzo cai nos quartos-de-final, numa caminhada para recordar

O Giovinazzo de Francisco Veludo e Xavi Cardoso 'caiu', este sábado, nos 'quartos' do playoff da Serie A1. Da luta pela permanência a um lugar nas provas europeias, foi uma época acima das expectativas da equipa mais 'deslocada' da prova.

Sporting Clube de Portugal @ Instagram
A que faltava

A que faltava

Ângelo Girão vai despedir-se do Sporting ao fim de 11 temporadas, sendo fundamental em inúmeras conquistas e vencendo quase todas as provas. Das mais importantes, faltava a Taça de Portugal. Já está.

Ministerio de Turismo, Cultura y Deporte - Gobierno de San Juan
Dia de Jogo: 4 de Maio de 2025

Dia de Jogo: 4 de Maio de 2025

4 de Maio de 2025 é 'Dia de Jogo' na World Clubs Cup Women, com a final entre Fraga e Vila-Sana, e no Campeonato Placard, com o fecho da fase regular. Há luta pelo 1º lugar, pelo 3º e por duas vagas no play-off.

Hóquei Elite Campus 'para aprender, mais que brincar'

Hóquei Elite Campus 'para aprender, mais que brincar'

Numa proposta totalmente focada no Hóquei em Patins, o Hóquei Elite Campus de André Centeno regressa para a terceira edição, numa semana única e, na potencialização do treino, com lugares muito limitados.

Um modelo alternativo de competição

Um modelo alternativo de competição

Por José Pedro Silva: Este fim-de-semana, termina a fase regular do Campeonato Placard. E, para seis equipas, termina a temporada, seguindo-se um longo período de inactividade lamentado época após época. Porque não outro modelo? Sugiro um.

Final espanhola em San Juan

Final espanhola em San Juan

Fraga e Vila-Sana vão disputar a final do primeiro Mundial de Clubes Feminino, depois de afastarem nas meias-finais, no Aldo Cantoni, as argentinas do Concepción e do Aberastain.

João Pedro Morais / Sporting Clube de Portugal
O último 'borrego'

O último 'borrego'

O Sporting conquistou a Taça de Portugal depois de 34 épocas de interregno, sendo que em nove delas não competiu. Depois de voltar a vencer uma prova europeia, Supertaça, Campeonato e Champions League, a Taça era o 'borrego' que sobrava.

Dia de Jogo: 2 de Maio de 2025

Dia de Jogo: 2 de Maio de 2025

2 de Maio de 2025 é 'Dia de Jogo' na World Clubs Cup Women, um Mundial de Clubes feminino que substitui a Taça Intercontinental. Os espanhóis Fraga e Vila-Sana e os argentinos Aberastain e Concepción estão na disputa do troféu.