Entre a fase regular e o playoff: a Champions League

Na Final Four da Champions League, Benfica, Porto, Óquei de Barcelos e Noia tentam alhear-se da finda fase regular e do playoff que está por vir no Campeonato Placard e na OK Liga. Mas o que foi jogado, vai marcando a época.

Entre a fase regular e o playoff: a Champions League
Foto de capa: World Skate Europe

Em Portugal e Espanha, terminou no passado domingo a fase regular do campeonato. E a 17 de Maio arranca o playoff de decisão do título. Pelo meio, há decisão da Champions League, a mais importante prova europeia de clubes, para Benfica, Porto, Óquei de Barcelos e Noia.

Nesta altura, fica para trás uma fase regular mais ou menos bem conseguida, e ainda não é altura de pensar no "mata-mata" nacional, mas o que já foi jogado dará necessariamente indicações dos diferentes momentos das equipas.

Benfica

Dos quatro semifinalistas da Champions League, o Benfica é quem chega a este momento com mais motivos para sorrir. Ainda que esse sorriso possa estar um pouco amarelado depois da derrota nas meias-finais da Taça de Portugal, o 1º lugar na fase regular, que nas últimas três temporadas deu campeão no final, foi assegurado com uma vitória contundente em Valongo, defrontando nos quartos-de-final o Tomar.

Depois de um empate a três em Barcelos que lhe custara a liderança, o Benfica fechou o campeonato com nove vitórias consecutivas, incluindo uma categórica vitória por 6-0 frente ao Porto. Após lesões, Pau Bargalló voltou em força, Roberto Di Benedetto nem tanto, ainda claramente em busca de outro ritmo.

Pau terminou como melhor marcador das águias, com 33 golos, seguido de João Rodrigues, com 31, sendo de relevar o registo de Lucas Ordoñez, dos que menos minutos joga, com 25. E o actual capitão da selecção argentina junta-lhes mais 10, na Champions League, para ser o melhor marcador das águias na prova.

Porto

O Porto teve parte da temporada marcada pela ausência de Rafa. Actor "secundário" no elenco de Gonçalo Alves e Hélder, foi no período que esteve lesionado que se percebeu a sua influência no jogo azul-e-branco, fazendo-se sentir no rendimento da equipa.

No entanto, até foi já com Rafa de volta que os dragões fecharam a fase regular do campeonato com três jogos sem vencer, perdendo em Paços de Ferreira frente a um Juventude Pacense (2-1) que reencontrará nos quartos-de-final do playoff, e empatando a três na recepção ao Sporting e na derradeira jornada, no Pico, frente ao Candelária.

De resto, a temporada do Porto - depois de na última ter ganho Campeonato e Taça - fica marcada por vários "apagões", com vários "puxões de orelha" públicos de Ricardo Ares aos seus jogadores. Sem golos marcados, houve derrotas por 3-0 em Barcelos, 4-0 no João Rocha e 6-0 na Luz, ainda que, por exemplo, tenha sido a primeira equipa a vencer o Benfica esta temporada, no Dragão Arena à 7ª jornada.

Gonçalo Alves e Carlo Di Benedetto são os goleadores dos dragões. No campeonato, o português soma 32 e o gaulês 25, ao passo que, na Champions League, Carlo com 13 e Gonçalo com 12 açambarcam 25 dos 34 golos conseguidos pelos dragões.

Óquei de Barcelos

O Óquei de Barcelos terminou a fase regular do Campeonato Placard em 4º, a três pontos do Porto. Os barcelenses despediram-se da fase regular com um empate caseiro a quatro, na recepção a um Riba d'Ave que ainda aspirou ao playoff, e terá pela frente a Oliveirense nos quartos-de-final.

No seu percurso na época, o Óquei de Barcelos venceu a Supertaça, afastou o campeão europeu em título na pré-eliminatória e, para o campeonato venceu o Porto, empatou com o Benfica e venceu o Sporting na casa deste.

Desde que foram derrotados no Dragão Arena por 3-0, os barcelenses vão em 12 jogos sem perder para o campeonato, tendo sido vencidos na segunda mão dos quartos-de-final da Champions League pelo Liceo depois de uma primeira fase sem qualquer derrota. A eliminatória foi a prolongamento e grandes penalidades e um golo de Miguel no desempate por grandes penalidades, valeria o apuramento para esta Final Four.

Inspirado, Miguel Rocha é o melhor marcador do Campeonato Placard com 43 golos e o melhor da Champions League, com 16. Danilo Rampulla tem 22 na prova nacional e seis na europeia (Manrubia tem sete).

Noia

Na sétima decisão consecutiva da Champions League em Portugal, é expectável que o Noia seja o único a não esgotar a sua bancada no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos. É, desde logo, o que indicia a venda de bilhetes para a sua meia-final com o Óquei de Barcelos.

A equipa catalã é, claramente, o "underdog" na Final Four, ainda que, só por si, tal não a afaste da discussão. Desde logo, os barcelenses, adversários na meia-final, não conseguiram melhor do que dois empates nos dois jogos no Grupo A.

Mas, provando que um jogo não são jogos (veja-se o distúrbio de personalidade do Barcelona nas provas espanholas e europeias), o Noia não foi além de um 6º lugar na fase regular da OK Liga - tendo marcado dérbi com o Reus nos "quartos" do playoff espanhol - com 11 vitórias, sete empates e oito derrotas e um quase nulo saldo de golos, de 69 golos marcados e 68 sofridos.

A equipa orientada por Carlos Cortijo fechou a fase regular frente às duas equipas que vão disputar o play-out para se saber quem acompanha o Vic e o Vilafranca na descida à OK Liga Plata. Empatou na recepção ao Sant Just e venceu na pista do Alpicat. Antes tornou-se a única equipa a vencer o Barcelona nesta edição da OK Liga, repetindo um triunfo que também lograra na Champions League.

Na OK Liga, Ivan Morales, campeão do Mundo por Espanha de 25 anos que está de malas feitas para Barcelos, foi o melhor marcador com apenas 15 golos apontados, mas impõe-se destaque a um senhor que se despede dos patins no final da temporada. Jordi Bargalló, de 45 anos, venceu duas Ligas Europeias pelo Liceo e parece querer mais uma, agora pelo clube em que se formou. Para o campeonato espanhol, assinou "apenas" oito golos em 20 partidas. Mas, para a Champions, marcou por nove vezes em apenas 12 partidas.

Meias-finais

• MF2 • Benfica vs. Porto • 10.Mai, 12h

• MF1 • Óquei de Barcelos vs. Noia • 10.Mai, 15h30

Final

• Final • Vencedor MF1 vs. Vencedor MF2 • 11.Mai, 16h

Horário das partidas na hora local.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos da edição
World Skate Europe
Dia de Jogo: 10 de Maio de 2025

Dia de Jogo: 10 de Maio de 2025

10 de Maio de 2025 é 'Dia de Jogo' na Champions League, com as meias-finais da Final Four em Matosinhos. Benfica, Porto, Óquei de Barcelos e Noia procuram a presença na final.

A afirmação do 'outro' Di Benedetto

A afirmação do 'outro' Di Benedetto

Roberto Di Benedetto completou, esta quinta-feira, 28 anos. Bruno, irmão gémeo, também. O oliveirense, o menos mediático de um trio que dá cartas, brilhou na Final Four da Taça num ano em que se afirma definitivamente.