'Pichichi' em part-time

Àlex Rodriguez foi o melhor marcador da fase regular da OK Liga, apesar de só ter participado em 19 das 26 partidas e, em muitas delas, condicionado. Nos últimos oito jogos, o atacante do Voltregà ajudou decisivamente à manutenção com 19 tentos.

'Pichichi' em part-time

Que Àlex Rodriguez é um craque, não será novidade para ninguém. E por isso foi com surpresa que, em 2023, regressou ao Voltregà depois de cinco temporadas no Reus e duas no Liceo, falando-se repetidamente que poderia partir para o aburguesado campeonato português. Chegou a haver proposta concreta da Oliveirense, mas voltou à sua Sant Hipòlit natal.

Na primeira época, o Voltregà teve um percurso tranquilo. Acabou em 6º lugar na fase regular, caiu nos quartos-de-final frente ao Liceo. Da primeira fase, ficaram 26 golos em 25 jogos de Àlex, sendo melhor marcador dos azuis-e-brancos com melhor com mais um golo - e em menos um jogo - do que Jordi Burgaya. Os dois somaram 51 dos 79 golos da equipa.

Nesta segunda temporada de regresso de Àlex, tudo começou a correr mal desde cedo. Várias lesões e um mítico pavilhão interditado por problemas estruturais deram muitas dores de cabeça ao novo técnico Ferran López.

Àlex Rodriguez não escapou à onda de problemas físicos, e, mesmo marcando 13 golos nos 11 primeiros jogos em que participou, a equipa andava pelos lugares de despromoção.

Quando visitou Tomar, para a segunda mão dos quartos-de-final da WSE Cup, já marcara dois golos na vitória frente ao Alpicat. Depois, foram mais sete jogos sempre a marcar para a OK Liga, num total de 19 golos em oito jogos consecutivos, para seis vitórias, um empate e apenas uma derrota, na derradeira jornada.

Nestes derradeiros 19 golos, Àlex Rodriguez marcou apenas três de bola parada e destaca-se uma mão cheia conseguida na vitória por 6-5 sobre o Lleida. Colocando o feito em perspectiva, apenas outros sete jogadores marcaram 19 ou mais golos... em toda a fase regular!

A época estava salva e Àlex era o melhor marcador, o "pichichi" da fase regular da OK Liga, com um total de 32 golos em apenas 19 jogos realizados, e condicionado em muitos.

Na lista dos mais profícuos do principal campeonato espanhol, seguiram-se o "reusence" Martí Casas, com 29 golos em 25 jogos, e o "killer de San Juan", Pablo Álvarez, com 26 golos em 22 partidas, merecendo também destaque os registos de Marc Rouzé, futuro reforço da Oliveirense, e do português Nuno Paiva, com, respectivamente, 21 e 17 golos, ambos em 26 partidas.

O Voltregà terminou em 10º, com 74 golos marcados, e disputou o 9º lugar - teoricamente o último de acesso às competiçõe europeias - com o Caldes a duas mãos. O Caldes venceu por 4-1 na primeira mão e a vitória do Voltregà na segunda por 4-2 foi insuficiente para que a classificação se alterasse.

Logrado o mais importante, Ferran López esperará que a nova temporada tenha muitos sobressaltos, e que Àlex Rodriguez, que completa 32 anos em Setembro, continue a mostrar todo o seu valor e apetência para marcar.

Gostou deste artigo?

Apoie outras causas

AMGRoller Compozito
Outros artigos da edição
Luis Velasco Hevia
Telecable Gijón campeão

Telecable Gijón campeão

Na mais competitiva liga feminina do Mundo, abdicou-se do playoff e o Gijón é campeão com uma jornada por disputar. Mais uma conquista para Ana Catarina Ferreira e para a histórica capitã Sara Lolo, que terminará uma brilhante carreira.

Allez, Nery!

Allez, Nery!

O internacional angolano Nery, depois de quatro temporadas em Riba d'Ave, vai reforçar a equipa francesa do La Vendéenne. Os gauleses, campeões pela última vez em 2017, preparam a nova temporada às ordens de Nuno Domingues.

Recomeçar, com Gonçalo Suissas

Recomeçar, com Gonçalo Suissas

Depois de três temporadas na categoria máxima, o Murches regressa à II Divisão e há um recomeço. Só continuarão André Gaspar e João Sardo, e o comando técnico será assumido por Gonçalo Suissas.

AFP Giovinazzo @ facebook
Veludo a partir, Guia a chegar

Veludo a partir, Guia a chegar

Basilar numa época acima das expectativas, a culminar numa posição europeia, Francisco Veludo está de partida do Giovinazzo. Para o seu lugar, a equipa italiana elegeu outro português, Bruno Guia, ex-guarda-redes da Juventude de Viana.