Veludo a partir, Guia a chegar

Basilar numa época acima das expectativas, a culminar numa posição europeia, Francisco Veludo está de partida do Giovinazzo. Para o seu lugar, a equipa italiana elegeu outro português, Bruno Guia, ex-guarda-redes da Juventude de Viana.

Veludo a partir, Guia a chegar
Foto de capa: AFP Giovinazzo @ facebook

O objectivo era a manutenção, mas o Giovinazzo foi mais além. Garantiu o primordial objectivo, jogou os quartos-de-final do playoff da Serie A1 e garantiu um lugar nas próximas competições europeias.

Para a nova temporada, o emblema da região de Puglia já anunciou a continuidade do treinador Angelo Depalma, e dos jogadores Samuel Amato, Renato Clavel e Xavi Cardoso, ainda que haja a expectativa sobre o que o Bassano possa fazer quanto ao contrato que o português já teria assinado com os "giallorossi".

Esta quinta-feira, o Giovinazzo anunciou os guarda-redes. Ottavio Dangelico, de 22 anos, continua como provável suplente de um guardião português. Agora, Bruno Guia.

Guia, de 27 anos, foi formado na Escola Desportiva de Viana, e representou os juniores do Óquei de Barcelos antes de regressar à "Princesa do Lima", para vestir a camisola da Juventude de Viana durante sete temporadas. E é o eleito para ocupar a vaga de Francisco Veludo.

Ironicamente, a troca de Guia por Veludo chegou a ser hipótese no mercado de Inverno, mas acabou por não se concretizar. Agora, Guia ruma a Giovinazzo, e o futuro do internacional angolano permanece uma incógnita.

Veludo, de 35 anos, assíduo nos últimos campeonatos do Mundo, foi uma das pedras basilares da boa campanha do Giovinazzo, conquistando facilmente os entusiastas adeptos locais depois de, em Itália, já ter representado Amatori Vercelli, Breganze e - depois de duas temporadas no Tomar - o Bassano.

"Que bonito é recordar o jogo em casa com o Montebello, em que entrámos em pista assobiados por 300 pessoas. E olho para a foto do último jogo da temporada em que terminámos com 1000 a aplaudir. Alguma coisa fizemos bem", escreveu Veludo nas suas redes sociais a 20 de Maio, já em jeito de despedida dos "tiffosi" locais.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos da edição
Luis Velasco Hevia
Telecable Gijón campeão

Telecable Gijón campeão

Na mais competitiva liga feminina do Mundo, abdicou-se do playoff e o Gijón é campeão com uma jornada por disputar. Mais uma conquista para Ana Catarina Ferreira e para a histórica capitã Sara Lolo, que terminará uma brilhante carreira.

Allez, Nery!

Allez, Nery!

O internacional angolano Nery, depois de quatro temporadas em Riba d'Ave, vai reforçar a equipa francesa do La Vendéenne. Os gauleses, campeões pela última vez em 2017, preparam a nova temporada às ordens de Nuno Domingues.

Recomeçar, com Gonçalo Suissas

Recomeçar, com Gonçalo Suissas

Depois de três temporadas na categoria máxima, o Murches regressa à II Divisão e há um recomeço. Só continuarão André Gaspar e João Sardo, e o comando técnico será assumido por Gonçalo Suissas.

'Pichichi' em part-time

'Pichichi' em part-time

Àlex Rodriguez foi o melhor marcador da fase regular da OK Liga, apesar de só ter participado em 19 das 26 partidas e, em muitas delas, condicionado. Nos últimos oito jogos, o atacante do Voltregà ajudou decisivamente à manutenção com 19 tentos.