Veludo a partir, Guia a chegar
Basilar numa época acima das expectativas, a culminar numa posição europeia, Francisco Veludo está de partida do Giovinazzo. Para o seu lugar, a equipa italiana elegeu outro português, Bruno Guia, ex-guarda-redes da Juventude de Viana.

O objectivo era a manutenção, mas o Giovinazzo foi mais além. Garantiu o primordial objectivo, jogou os quartos-de-final do playoff da Serie A1 e garantiu um lugar nas próximas competições europeias.
Para a nova temporada, o emblema da região de Puglia já anunciou a continuidade do treinador Angelo Depalma, e dos jogadores Samuel Amato, Renato Clavel e Xavi Cardoso, ainda que haja a expectativa sobre o que o Bassano possa fazer quanto ao contrato que o português já teria assinado com os "giallorossi".
Esta quinta-feira, o Giovinazzo anunciou os guarda-redes. Ottavio Dangelico, de 22 anos, continua como provável suplente de um guardião português. Agora, Bruno Guia.
Guia, de 27 anos, foi formado na Escola Desportiva de Viana, e representou os juniores do Óquei de Barcelos antes de regressar à "Princesa do Lima", para vestir a camisola da Juventude de Viana durante sete temporadas. E é o eleito para ocupar a vaga de Francisco Veludo.
Ironicamente, a troca de Guia por Veludo chegou a ser hipótese no mercado de Inverno, mas acabou por não se concretizar. Agora, Guia ruma a Giovinazzo, e o futuro do internacional angolano permanece uma incógnita.
Veludo, de 35 anos, assíduo nos últimos campeonatos do Mundo, foi uma das pedras basilares da boa campanha do Giovinazzo, conquistando facilmente os entusiastas adeptos locais depois de, em Itália, já ter representado Amatori Vercelli, Breganze e - depois de duas temporadas no Tomar - o Bassano.
"Que bonito é recordar o jogo em casa com o Montebello, em que entrámos em pista assobiados por 300 pessoas. E olho para a foto do último jogo da temporada em que terminámos com 1000 a aplaudir. Alguma coisa fizemos bem", escreveu Veludo nas suas redes sociais a 20 de Maio, já em jeito de despedida dos "tiffosi" locais.
Quinta-feira, 29 de Maio de 2025, 18h58