Allez, Nery!
O internacional angolano Nery, depois de quatro temporadas em Riba d'Ave, vai reforçar a equipa francesa do La Vendéenne. Os gauleses, campeões pela última vez em 2017, preparam a nova temporada às ordens de Nuno Domingues.

Nuno Domingues chegou a França e ao La Vendéenne em Dezembro último, no virar do ano civil. Com sete vitórias, todas em casa, um empate e quatro derrotas às ordens do treinador português, o La Vendéenne é actualmente 4º e vai preparando a nova temporada.
Campeã pela última vez em 2017 - e com missão complicada face a Saint-Omer, Quévert e Coutras -, a equipa gaulesa já garantiu o internacional angolano Nery como reforço.
O jogador de 32 anos representou nas últimas quatro temporadas o Riba d'Ave, vivendo momentos históricos, como o 8º lugar e participação no playoff, a presença na Elite Cup ou a campanha até às meias-finais da WSE Cup.
Anderson Nery chegou a Portugal muito jovem, representando os juniores do Óquei de Barcelos entre 2010 e 2012. Depois vestiu as camisolas d'Os Limianos, Juventude de Viana e Braga, sempre no Minho, regressando depois a Angola. Na pátria natal, marcou golos, muitos, sendo melhor marcador do campeonato em três edições.
Jogador intenso, com boa técnica, boa meia distância e focado tacticamente, Nery era, repetidamente, uma certeza nos convocados da selecção angolana e mostrou-se em bom nível no Mundial de 2019, em Barcelona. A meio da temporada de 2019/20, estava de volta a Portugal, para um Tomar que lutava pela subida. Acabou por jogar pouco nessa primeira época, com a pandemia a interromper as competições, mas seria importante na subida, em liguilha, e no conseguir, desde logo, um lugar no playoff.
No defeso de 2021, rumaria ao Parque das Tílias e, agora, parte para França como o segundo jogador com passado em Portugal que Nuno Domingues recruta, depois do argentino Tomas Korosec, que representou Marinhense (às ordens de Domingues), Braga e Alenquer.
Sexta-feira, 30 de Maio de 2025, 22h33