Sporting e Óquei de Barcelos a uma vitória da final

Sporting e Óquei de Barcelos somaram a segunda vitória e estão a uma da final. Os leões venceram na recepção ao Porto, ao passo que os barcelenses venceram o Benfica na Luz, no desempate por grandes penalidades. As águias perdem o 'factor casa'.

Sporting e Óquei de Barcelos a uma vitória da final

Com as duas séries empatadas a um, já se sabia que do terceiro jogo saíam dois "quase finalistas". E Sporting e Óquei de Barcelos levaram a melhor, podendo carimbar o apuramento para a discussão do título no próximo sábado.

Destaque para a vitória do Óquei de Barcelos, por ter sido conseguida apenas nas grandes penalidades após um empate a dois, por ter sido conseguida fora de casa, a única vitória "forasteira" nas seis partidas destas meias-finais.

Como na segunda partida, o Benfica entrou forte. Mas este é um Óquei de Barcelos que, já com uma Supertaça e uma Champions League no "bucho", respira confiança e joga totalmente descomplexado. Aos seis minutos, Miguel Rocha inaugurou o marcador.

A resposta foi, no entanto, imediata. Pau Bargalló conduziu a bola de uma ponta à outra da pista e, de trás da baliza e de sete anos a jogarem juntos, serviu João Rodrigues para a igualdade.

O Óquei de Barcelos não aproveitaria um livre directo, de Luís Querido, nem os dois minutos em superioridade e seria surpreendido no cair do pano desta primeira parte, com Pau a rematar de primeira sobre a direita para bater Conti.

A segunda parte ficou marcada por dois minutos, entre o oitavo e o 10º. Na 10ª falta encarnada, Miguel Rocha igualou num remate colocado. À segunda. Antes, nos protestos sobre a ordem de repetição, Edu Castro viu azul, mas, com o golo, acabou por ser inócuo.

Logo a seguir, Pau Bargalló podia ter voltado a desequilibrar o marcador, mas, também em duas oportunidades de livre directo, não conseguiu bater Conti. E, instantes volvidos, saiu muito queixoso do joelho esquerdo, para não mais voltar à pista.

Faltavam largos 15 minutos para o fim do tempo regulamentar. E mais 10 de prolongamento, quando Luis Querido viu azul proporcionando ao Benfica um livre directo e, depois de Conti ganhar mais um duelo, agora a Lucas Ordoñez, dois minutos de superioridade. Mas as águias voltaram a mostrar poucas soluções em ataque e, mais preocupante, uma enorme descrença.

Chegados às grandes penalidades, com a confiança que tinham de uma Champions League ganha assim, os barcelenses levaram a melhor. Miguel Rocha, depois de ter bisado, marcou logo na primeira oportunidade.

João Rodrigues, Gonçalo Pinto, Zé Miranda e Nil Roca não conseguiram bater Conti. E, chamado à quinta grande penalidade, Poka, já apto, mas sem ritmo para ir ao desenrolar normal do jogo depois de uma longa paragem, desfeiteou Pedro Henriques para selar a vitória da equipa de Rui Neto.

Regras da casa

Entre Sporting e Porto, voltaram a imperar as "regras da casa". Os leões venceram por 7-4, num resultado mais desequilibrado que a exibição das duas equipas, e jogam no Dragão Arena o seu primeiro "match point" desta série.

Ainda não estavam cumpridos três minutos quando Alessandro Verona fez o primeiro dos 11 golos da partida, com Ezequiel Mena a empatar um minuto depois.

Mais eficaz, o Sporting descolou no marcador com golos de Henrique Magalhães, Toni Pérez e Rafa Bessa, reduzindo Rafa ainda antes do intervalo para 4-2. E, aos quatro minutos da segunda parte, o mesmo Rafa fazia o 4-3 que relançava o jogo.

O Porto foi atrás do resultado, mas o Sporting defendeu bem e foi letal perante Malián. Roc Pujadas e Gonzalo Romero dilataram a vantagem para um 6-3 que já garantia a vitória. A três minutos do final, Carlo Di Benedetto ainda fez o quarto golo azul-e-branco, mas, sobrando pouco tempo, ainda haveria uma derradeira estocada por Nolito.

Os quartos jogos disputam-se este sábado, 7 de Junho. No Dragão Arena, o "tudo ou nada" do Porto está agendado para as 14h30, ao passo que o "ganhar ou ganhar" do Benfica no Municipal de Barcelos está marcado para as 21h30.

Benfica 1-2 Óquei de Barcelos

Benfica 4-3 Óquei de Barcelos • 28.Mai

Óquei de Barcelos 4-1 Benfica • 1.Jun

• Benfica 2-4 Óquei de Barcelos (2-2, 0-2 pen.) • 4.Jun

• Óquei de Barcelos vs. Benfica • 7.Jun, 21h30

• Benfica vs. Óquei de Barcelos • 10.Jun, 20h se necessário

Sporting 2-1 Porto

Sporting 3-2 Porto • 28.Mai

Porto 1-0 Sporting • 1.Jun

Sporting 7-4 Porto • 4.Jun

• Porto vs. Sporting • 7.Jun, 14h30

• Sporting vs. Porto • 10.Jun se necessário

Horário das partidas na hora local.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos da edição
Diogo volta à Linha

Diogo volta à Linha

Diogo Alves será guarda-redes do Oeiras a partir da próxima temporada, depois de quatro na Oliveirense. O internacional português de 30 anos regressa à Linha de Cascais, onde despontou ao serviço do Paço de Arcos.

Matias e Lucas Bridge na Académica de Espinho

Matias e Lucas Bridge na Académica de Espinho

Matias e Lucas Brigde, irmãos do sportinguista Facundo, serão reforços da Académica de Espinho de Reinaldo Garcia na próxima temporada. O guarda-redes chega da Juventude de Viana e o atacante do Marinhense.

Viti fica, Martim em 'standby'

Viti fica, Martim em 'standby'

Em virtude da lesão de Pau Bargalló, o Benfica vai 'segurar' Viti, integrando-o na equipa principal quando o empréstimo à Sanjoanense já estava certo. Martim Costa também não rumará ao Juventude Pacense e aguarda definição do futuro.

Pau falha resto da época (e não só)

Pau falha resto da época (e não só)

A primeira época de Pau Bargalló de águia ao peito tem sido complicada por problemas físicos e, agora, uma rotura de ligamentos afasta-o do que resta. O capitão da selecção espanhola também não será opção para Pere Varias no Europeu.

O final de uma etapa, o começo de outra

O final de uma etapa, o começo de outra

Como o próprio Reinaldo Garcia anunciou, a sua despedida das pistas seria apenas um virar de página. Nalo pendurará os patins, mas, no regresso a Portugal, pega na prancheta. Será o treinador da Académica de Espinho.

Aniol Sports
Sobe... e desce

Sobe... e desce

Na OK Liga, um ano depois, estão de regresso à OK Liga Plata Alpicat, Vic e Vilafranca, as três equipas que tinham subido. Nas 14 subidas do pós-pandemia, apenas Alcoi e Sant Just lograram resistir numa OK Liga de complicada afirmação.

Futebol Clube do Porto
Dia de Jogo: 4 de Junho de 2025

Dia de Jogo: 4 de Junho de 2025

4 de Junho de 2025 é 'Dia de Jogo' no Campeonato Placard. De regresso a Lisboa, com as séries empatadas, os terceiros jogos levam o Óquei de Barcelos ao Pavilhão Fidelidade e o Porto ao Pavilhão João Rocha.