«Nunca questionei qualquer convocatória, mas esta tenho de questionar»

Presente em sete das últimas 11 grandes competições de selecções, Pedro Henriques confessou em entrevista de balanço à BTV que não entende a sua não chamada ao Europeu, depois de uma época que considera, individualmente, das melhores de sempre.

«Nunca questionei qualquer convocatória, mas esta tenho de questionar»

Em entrevista de balanço de temporada à Benfica TV, o guarda-redes e capitão do Benfica, Pedro Henriques, lamentou a quebra na fase das decisões, depois de uma grande temporada de um “superplantel” até Abril.

No Benfica desde 2004, o jogador que completa 35 anos em Setembro vai para a sua 20ª temporada de águia ao peito, com "intervalos" de um ano no Parede, ainda júnior, e um ano no Reus, quando se tornou o primeiro jogador português a conseguir vencer três vezes a principal prova europeia de clubes, então Liga Europeia.

Esta época, as águias tiveram a terceira defesa menos batida da fase regular do Campeonato Placard com 55 golos sofridos, apenas aquém dos 51 de Sporting e 53 de Porto, e a menos batida da fase de grupos da Champions League.

Instado a uma análise individual, remete para um “fenómeno coletivo”, destacando nove jogos sem golos sofridos. “Penso que nesta época, a nível individual, consegui superar as minhas expectativas”, confessa, salvaguardando que “se os objetivos coletivos falham, obviamente que a nível individual há algo que temos de conseguir fazer melhor para ajudar o coletivo”.

Ainda assim, na insistência da pergunta, qualifica a temporada. "Eu diria que se atentarmos aos números, se tomarmos atenção à performance a nível físico, a nível de estabilidade, a nível até mesmo da disciplina, eu diria que sim, que foi uma das melhores", analisa. E, também por isso, fico o amargo da não chamada à selecção nacional.

No Benfica desde 2004, Pedro Henriques vai para a 20ª temporada de águia ao peito.
No Benfica desde 2004, Pedro Henriques vai para a 20ª temporada de águia ao peito.

Finda a época, Paulo Freitas deixou Pedro Henriques fora dos convocados para o Campeonato da Europa, que decorre de 1 a 6 de Setembro em Paredes. "O tema da Seleção é algo que não é novo. Tenho 34 anos. Ao longo da minha carreira, fui a vários Mundiais, Europeus, Torneios de Montreux, de forma interrompida. Portanto, eu já passei por este processo várias vezes, e tenho de confessar que nunca questionei qualquer convocatória. Sempre respeitei as decisões técnicas dos diversos seleccionadores, mas esta tenho de questionar. Sou obrigado a isso”, reclama o capitão das águias.

Pedro Henriques estreou-se pela selecção principal numa grande competição em 2013, no Campeonato do Mundo de Angola. Seguiram-se presenças nos Mundiais de 2015 e 2017, nos Europeus de 2018 e 2021, em novo Mundial em 2022 e no Campeonato da Europa de 2023.

Neste último, em Sant Sadurní, dividiu a baliza com Xano Edo, quando Girão abdicou da participação. O ex-guarda-redes do Sporting regressou no Mundial de 2024, ficando Pedro de fora, e talvez aí se justificasse mais um comunicado com questões do Benfica do que propriamente agora a atacar a convocatória.

Pedro desmistifica alguns ruídos de bastidores.

“Paira no ar um conjunto de ideias de que o Pedro Henriques rejeitou ir à Selecção. É falso. Nunca, em contexto algum, formal ou informalmente, manifestei a intenção de não ir à Selecção. Até pelo contrário. No início desta época, eu defini, juntamente com o Benfica, em cima da mesa, o objectivo pessoal de querer representar a Selecção e de ir ao Europeu em 2025. Portanto, trabalhei diariamente, arduamente, e acho que, no final da época, seria natural, justo, e compreensível a minha presença”, esclareceu.

“Também paira no ar a ideia de que o Pedro Henriques não ia à Selecção se não fosse titular, o que também é falso. Nunca, na minha carreira, impus condições ou termos relacionados com titularidades, ou com minutos de jogo, porque foram esses os valores que aprendi nesta casa, desde muito jovem. Portanto, é completamente falso”, reforçou.

“E, nomeadamente, quem considera possíveis atritos pessoais entre o seleccionador e o atleta, também é importante frisar que o treinador Paulo Freitas nunca treinou o atleta Pedro Henriques. Portanto, aqui, o ex-treinador do Sporting Clube de Portugal e, alegadamente, futuro treinador do Futebol Clube do Porto competiu, sim, muitas vezes contra o Pedro Henriques. Portanto, não creio, de forma alguma, - não posso nunca acreditar -, que este contexto clubístico do passado e do futuro possa ter contribuído para a formalização desta convocatória. Não faz qualquer sentido", explicou.

Pedro Henriques esteve no Europeu de 2023, com Xano Edo.
Pedro Henriques esteve no Europeu de 2023, com Xano Edo.

Mesmo fora dos eleitos, Pedro Henriques garante que estará a torcer pelo sucesso da selecção das quinas. “Já tive alguns anos em que não fui convocado. A minha postura foi sempre a mesma, de apoiar a Selecção. Tenho de reconhecer que tanto o Xano Edo como o Guga Bento são guarda-redes de elevada qualidade. Tenho a certeza absoluta de que farão parte, durante muitos anos, durante a próxima geração, da elite dos guarda-redes portugueses de Hóquei em Patins. Desejo profundamente que estejam a um grande nível e que ajudem Portugal a ser campeão europeu", afirmou.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos da edição
World Skate Europe
Portugal e Espanha lutam pelo ouro

Portugal e Espanha lutam pelo ouro

Pela 10ª vez consecutiva, os dois primeiros lugares do Europeu de Sub-17 Masculinos ficarão na Península Ibérica. Portugal e Espanha afastaram Itália e França nas meias-finais e defrontam-se este sábado na partida decisiva.

World Skate Europe
Portugal disputará 5º lugar com Inglaterra

Portugal disputará 5º lugar com Inglaterra

Um empate com a Alemanha relegou Portugal para o 5º lugar no final da primeira fase do Europeu de Sub-17 Femininos. A selecção das quinas vai disputar o 5º e 6º lugar com Inglaterra, num duelo que, curiosamente, foi a final da competição em 2023.

World Skate Europe
Itália junta-se a Espanha na final feminina

Itália junta-se a Espanha na final feminina

Com uma vitória sobre Inglaterra, a Itália de Valerio Antezza carimbou a presença na final do Europeu de Sub-17 Femininos. Vai defrontar a Espanha, campeã em título.

World Skate Europe
Espanha na final... e não será frente a Portugal

Espanha na final... e não será frente a Portugal

A Espanha venceu, na penúltima jornada da primeira fase, a Itália, e carimbou a presença na final do Europeu de Sub-17 Femininos. Portugal perdeu frente à França e está irremediavelmente afastado da partida pelo título.

World Skate Europe
Portugal e Itália goleiam e encontram-se nas 'meias'

Portugal e Itália goleiam e encontram-se nas 'meias'

Vencendo Inglaterra e Alemanha com goleadas, Portugal e Itália vão defrontar-se nas meias-finais do Campeonato da Europa de Sub-17 Masculinos esta sexta-feira.

Nulo 'obriga' Portugal a quartos-de-final

Nulo 'obriga' Portugal a quartos-de-final

Um inusitado empate a zero entre Espanha e Portugal vale o apuramento directo dos espanhóis para as meias-finais do Europeu de Sub-17 Masculinos, enquanto os portugueses terão de jogar 'quartos' esta quinta-feira. O adversário é a Inglaterra.

World Skate Europe
Espanha e Itália com um patim na final feminina

Espanha e Itália com um patim na final feminina

Portugal fez um excelente jogo frente a Espanha, mas o empate e 'derrota' nos livres directos de desempate deixam a selecção das quinas sem vantagem sobre 'La Roja' ou Itália, que lideram a classificação com mais três pontos na corrida à final.

Sorte 'anda à roda' a 30 de Julho

Sorte 'anda à roda' a 30 de Julho

Os clubes do Campeonato Placard e II Divisão conhecem o calendário da fase regular no próximo dia 30 de Julho. O definir da 'sorte' de cada equipa realiza-se na Sala de Extracções da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.