Póquer pela primeira vez para Portugal

O título de Portugal em Paredes selou um ano pleno, com quatro conquistas europeias, juntando-se às de Sub-17, Sub-19 e Sub-23 num feito digno de realce. E (quase) inédito, depois da Espanha o ter logrado em três ocasiões com a Taça Latina.

Póquer pela primeira vez para Portugal

Nos trilhos da História, há factos incontornáveis.

Este ano, Portugal conquistou os Campeonatos da Europa masculinos de Sub-23, Sub-17, Sub-19 e, no passado sábado, de Seniores. É um feito de assinalar, a merecer um sublinhado a ouro na História do Hóquei em Patins português.

Em Abril, a selecção das quinas, naquela que foi apenas a segunda edição do Europeu de Sub-23, levou a melhor numa final decidida nas grandes penalidades, com Paulo Freitas ao leme e os agora também campeões absolutos Guga Bento e Zé Miranda. Seguiu-se, em Julho, o título de Sub-17, em nova decisão com a Espanha nas grandes penalidades. Hugo Azevedo ergueu o troféu pelo segundo ano consecutivo.

Mais um mês, mais um título. Em Agosto, foi a vez dos Sub-19 defenderem o seu título, e estes foram categóricos, vencendo, em nova final ibérica, a Espanha por 5-2, para um "tri" às ordens de Vasco Vaz. E, agora, o título absoluto.

A conquista de quatro europeus - um póquer de conquistas - num mesmo ano é um feito inédito, sendo que esta é apenas a segunda vez que há quatro europeus (com esta designação) num mesmo ano, depois de, em 2023, ter sido lançada a competição de Sub-23. Mas, até à década passada, houve quatro troféus europeus de escalões distintos em disputa mais vezes. E outros plenos.

Espanha com "quatro em quatro" por três vezes

O feito luso teve uma justificada exultação. Mas, noutros trilhos da História, há mais factos incontornáveis.

Antes do lançamento do Campeonato da Europa de Sub-23, o escalão disputava a Taça Latina, organizada pela entidade que superintendia o Hóquei em Patins a nível europeu, com uma história que remonta a 1956 e que terminou abruptamente com a pandemia, tendo a sua última edição em 2018.

Considerando esta prova, única antes de 2023 no escalão, houve 14 anos - entre 1987 e 2018 - com quatro troféus em disputa, e a Espanha logrou o feito de conquistar essas quatro provas europeias masculinas no mesmo ano em três ocasiões: em 2004, 2006 e 2018.

De resto, em ano de Europeu sénior, houve 28 anos em que se realizaram também uma ou mais competições europeias jovens. Portugal fez o pleno de duas provas com a Taça Latina e Europeu absoluto em 1959 e 1961. Espanha venceu o Europeu sénior e de Sub-19 em 1969 e 1979, o que Portugal repetiria em 1971 e 1975.

Em 1981, arrancou o Europeu de Sub-17 e, com o Europeu de Sub-19, Taça Latina, ou ambos, tornou-se mais difícil conseguir o pleno para o campeão europeu sénior. Só aconteceria pela primeira vez em 2004, no primeiro dos três plenos de quatro competições pelos espanhóis.

O "bónus" do título feminino

Em Paredes, o Campeonato da Europa de Seniores Femininos entra agora na sua fase "a sério", que vai culminar com a entrega de mais uma coroa europeia.

Com o Europeu de Sub-17 Femininos, que se realizou pelo terceiro ano, a ser ganho pela Espanha, Portugal não terá hipótese de conseguir um pleno total, mas ainda pode lograr o feito de juntar o Europeu absoluto feminino à conquista de quatro troféus europeus no masculino. Tal como conseguiu a Espanha em 2018.

É História.

AMGRoller Compozito
Outros artigos da edição
World Skate Europe
Espanha é octacampeã europeia no feminino!

Espanha é octacampeã europeia no feminino!

A Espanha é campeã europeia no feminino pela oitava vez consecutiva, depois de vencer a final com Portugal, vice-campeão nas últimas sete edições. As espanholas realizaram uma prova imaculada e renovam o título europeu, que juntam ao mundial.

World Skate Europe
Suíça em 5º, com entrada no Campeonato do Mundo

Suíça em 5º, com entrada no Campeonato do Mundo

Um singelo golo, de grande penalidade, valeu à Suíça a vitória sobre a Alemanha, o 5º lugar neste Europeu, e uma vaga no próximo Campeonato do Mundo. Pelo 7º e 8º lugar, Inglaterra levou a melhor frente aos Países Baixos.

World Skate Europe
A final já antecipada, mas que Itália ia 'estragando'

A final já antecipada, mas que Itália ia 'estragando'

Espanha e Portugal vão discutir o título europeu, depois de, nas meias-finais, 'La Roja' vencer facilmente a França e da selecção das quinas ter sofrido frente a Itália. Suíça e Alemanha disputarão o 5º lugar e a derradeira vaga no Campeonato do Mundo.

Rodrigo Vieira ruma a Valdagno

Rodrigo Vieira ruma a Valdagno

De regresso ao Benfica, mas comprometido pelo mau final de temporada das águias que precipitou a chamada de Conti, o jovem guarda-redes Rodrigo Vieira vai ser reforço do Valdagno, aumentando o contingente português às ordens de Kiko Mascarenhas.

Cabestany e Ares na final da Liga Catalã

Cabestany e Ares na final da Liga Catalã

No Dia Nacional da Catalunha, Calafell e Barcelona carimbaram a passagem à final da Liga Catalã, no que será um duelo entre os dois últimos treinadores do Porto. Os de Cabestany venceram o Reus, e os de Ares bateram o Igualada.

World Skate Europe
França, Itália, Portugal e Espanha nas 'meias' e no Campeonato do Mundo

França, Itália, Portugal e Espanha nas 'meias' e no Campeonato do Mundo

Vencendo nos 'quartos' do Europeu, França, Itália, Portugal e Espanha garantem já lugares no próximo Campeonato do Mundo, e avançam para as 'meias'. Depois de goleadas ibéricas, Espanha defronta a França, e Portugal a Itália pelos lugares na final.