Uma evidência que tarda a ser contrariada

No fim, vence a Espanha. Foi assim nos últimos oito Europeus, mas também em quatro dos últimos Mundiais, no reflexo de uma liga competitiva, alimentada por uma base extensa. Portugal, 'eterno' vice-europeu, não vence a Espanha desde 2014.

Uma evidência que tarda a ser contrariada

A Espanha sagrou-se, este sábado, octacampeã europeia. "La Roja" tem vencido todos os campeonatos do Velho Continente desde 2009. Mas não só. Desde 2016, soma quatro títulos mundiais em cinco oportunidades.

Ninguém duvida dos motivos do sucesso. A OK Liga é o mais competitivo e valoroso campeonato do Mundo no feminino. Ainda que tal, como se mostra com o português Campeonato Placard no masculino, nem sempre redunde em sucesso. No entanto, quando em outros países falta "matéria prima", a base feminina em Espanha jorra talento, em qualidade e quantidade. E quanto mais talento há, mais competição há, mais se capitaliza esse talento, num ciclo satisfatoriamente vicioso.

Nos Europeus, Portugal, em duelos a 10 convocadas ou a cinco em pista, tem tentado contrariar as evidências, mas acaba invariavelmente vice-campeão, o que aconteceu pela sétima vez consecutiva, não conseguindo vencer a Espanha.

A última vitória de Portugal sobre a Espanha data de 2014, no Mundial de Tourcoing, com Alice Vicente, Maria Celeste Vieira, Ana Catarina Ferreira, Carolina Gonçalves, Inês Vieira, Marlene Sousa, Rita Dias, Rita Lopes, Rute Lopes e Tânia Freire às ordens de Carlos Pires. Portugal venceu por 3-1, com Tânia ("Pulga") a bisar e Marlene Sousa apontar o outro tento. Foi nos oitavos-de-final, a eliminar, mas Portugal cairia na ronda seguinte, frente ao Chile.

Num Campeonato da Europa, a última vitória data do ano anterior, de 2013, em Mieres. Já com Carlos Pires ao leme, Alice Vicente, Filipa Azevedo, Ana Catarina Ferreira, Carolina Gonçalves, Inês Vieira, Maria Ferreira, Marlene Sousa, Rita Dias, Rita Lopes e Rute Lopes venceram a Espanha por 4-2, com Marlene Sousa a bisar e golos de Rita Lopes e Inês Vieira. O triunfo foi na fase de grupos, e as duas selecções ibéricas voltariam a encontrar-se na final. Aí, a Espanha venceu por claros 7-0.

Após a última vitória portuguesa, em 2014, seguiram-se 11 derrotas e dois empates, um deles muito amargo, na final do Mundial de Iquique, em 2016, com a Espanha a reclamar o título com um "golo de ouro" no prolongamento.

Findo este Europeu em Paredes, Portugal - apesar de alguns bons sinais, como no início da final de sábado - soma a sétima derrota consecutiva com Espanha, igualando a pior série nos duelos ibéricos, que acontecera entre 2005 e 2013.

AMGRoller Compozito
Outros artigos da edição
Supertaças discutem-se novamente em Odivelas

Supertaças discutem-se novamente em Odivelas

Como em 2024, as Supertaça António Livramento e a Supertaça Feminina serão discutidas no Multiusos de Odivelas. As duas provas, entre Porto e Sporting no masculino e entre Benfica e Sanjoanense no feminino, realizam-se a 11 de Outubro.

FCP - Hoquei Patins
Calafell volta a vencer Liga Catalã

Calafell volta a vencer Liga Catalã

O Calafell venceu, pelo segundo ano consecutivo, a Liga Catalã. A equipa de Guillem Cabestany bateu, na final, o Barcelona de Ricardo Ares, com Carles Domènech em destaque, ao assinar um hat-trick.