Rui Neto até 2028: tempo para fazer (mais) História

O Óquei de Barcelos anunciou, esta quinta-feira, a extensão do acordo com Rui Neto até 2028. O treinador soma quatro conquistas e 'ganha' tempo para ser, sem margem para dúvidas, o mais titulado è frente do 'Maior de Portugal'.

Rui Neto até 2028: tempo para fazer (mais) História

Na conferência de imprensa após a conquista da Taça Continental, em Outubro último, Rui Neto congratulava-se de ser provavelmente o técnico com mais títulos à frente do Óquei de Barcelos. Não é. Ainda. Mas, a cumprir-se o acordo anunciado esta quinta-feira, tem confiança directiva e terá tempo para tal.

A dois dias de uma cimeira pela liderança na Luz e depois de 10 vitórias consecutivas para o Campeonato Placard, o Óquei de Barcelos anunciou acordo com Rui Neto até 2028, tal como o vínculo com Miguel Rocha, anunciado no final de 2024, ou Ivan Morales, anunciado esta semana. O capitão Luís Querido, que tem estado ausente por lesão, tem contrato até 2027.

Esta é a "segunda vida" de Rui Neto no comando técnico do Óquei de Barcelos.

Agora com 57 anos, chegou à liderança dos barcelenses em 2020. No arranque da temporada seguinte, conquistou a primeira edição oficial da Elite Cup. Na sua terceira época, disputou apenas a Elite Cup e foi afastado ainda em Setembro de 2022.

Regressou em 2024, para completar essa temporada, chegando à final da Taça de Portugal e à Final Four da Champions League. Foi embalo para a pretérita temporada. Ganhou a Supertaça António Livramento (20 anos depois) e a Champions League (34 anos depois), e, partindo de um 4º lugar na fase regular, sagrou-se vice-campeão nacional (21 anos depois).

Já esta época, voltou a cair nos quartos-de-final da "preparatória" Elite Cup, para ganhar a prova seguinte: a Taça Continental (34 anos depois).

Em busca de mais troféus, o Óquei de Barcelos é 2º no Campeonato Placard, a um ponto do líder Benfica, tendo apenas perdido na 1ª jornada. Na Taça de Portugal, está nos oitavos-de-final, onde mede forças com o Riba d'Ave, para - caso passe -, defrontar na antecâmara Braga ou Sanjoanense. Na Champions League, é 5º no Grupo B, mas ainda está tudo em aberto.

Títulos

Na sua corrida contra a História, Rui Neto conta quatro troféus oficiais como treinador do Óquei de Barcelos.

Se os anais não nos atraiçoam, são tantos como José Querido (duas Supertaças, um Campeonato e uma Taça de Portugal) ou Cristiano Pereira (uma Liga Europeia, uma Taça Continental, uma Taça de Portugal e uma Taça Intercontinental).

No entanto, estará aquém do número de títulos conseguidos por José Fernandes, que, salvaguardando erros nas fontes, contará cinco: dois Campeonatos, uma Taça de Portugal, uma Taça das Taças e uma Supertaça.

Independentemente dos títulos conquistados por outros ou dos que Rui Neto ainda venha a conquistar, o vianense de nascimento, agora barcelense de adopção, já tem um lugar - e de destaque - na História do Óquei de Barcelos.

Gostou deste artigo?

AMGRoller Compozito
Outros artigos da edição
Hockey Valdagno 1938
Valdagno quebra invencibilidade do Trissino no fecho da primeira volta

Valdagno quebra invencibilidade do Trissino no fecho da primeira volta

Duas partidas fecharam, esta quarta-feira, a primeira volta da Serie A1, ficando alinhados os duelos da Coppa Italia. Entre portugueses, o Valdagno acabou com a invencibilidade do Trissino, mas, com o Viareggio a vencer em Bassano, a equipa de João Pinto segurou o 1º lugar.