Rui Neto até 2028: tempo para fazer (mais) História
O Óquei de Barcelos anunciou, esta quinta-feira, a extensão do acordo com Rui Neto até 2028. O treinador soma quatro conquistas e 'ganha' tempo para ser, sem margem para dúvidas, o mais titulado è frente do 'Maior de Portugal'.

Na conferência de imprensa após a conquista da Taça Continental, em Outubro último, Rui Neto congratulava-se de ser provavelmente o técnico com mais títulos à frente do Óquei de Barcelos. Não é. Ainda. Mas, a cumprir-se o acordo anunciado esta quinta-feira, tem confiança directiva e terá tempo para tal.
A dois dias de uma cimeira pela liderança na Luz e depois de 10 vitórias consecutivas para o Campeonato Placard, o Óquei de Barcelos anunciou acordo com Rui Neto até 2028, tal como o vínculo com Miguel Rocha, anunciado no final de 2024, ou Ivan Morales, anunciado esta semana. O capitão Luís Querido, que tem estado ausente por lesão, tem contrato até 2027.
Esta é a "segunda vida" de Rui Neto no comando técnico do Óquei de Barcelos.
Agora com 57 anos, chegou à liderança dos barcelenses em 2020. No arranque da temporada seguinte, conquistou a primeira edição oficial da Elite Cup. Na sua terceira época, disputou apenas a Elite Cup e foi afastado ainda em Setembro de 2022.
Regressou em 2024, para completar essa temporada, chegando à final da Taça de Portugal e à Final Four da Champions League. Foi embalo para a pretérita temporada. Ganhou a Supertaça António Livramento (20 anos depois) e a Champions League (34 anos depois), e, partindo de um 4º lugar na fase regular, sagrou-se vice-campeão nacional (21 anos depois).
Já esta época, voltou a cair nos quartos-de-final da "preparatória" Elite Cup, para ganhar a prova seguinte: a Taça Continental (34 anos depois).
Em busca de mais troféus, o Óquei de Barcelos é 2º no Campeonato Placard, a um ponto do líder Benfica, tendo apenas perdido na 1ª jornada. Na Taça de Portugal, está nos oitavos-de-final, onde mede forças com o Riba d'Ave, para - caso passe -, defrontar na antecâmara Braga ou Sanjoanense. Na Champions League, é 5º no Grupo B, mas ainda está tudo em aberto.
Títulos
Na sua corrida contra a História, Rui Neto conta quatro troféus oficiais como treinador do Óquei de Barcelos.
Se os anais não nos atraiçoam, são tantos como José Querido (duas Supertaças, um Campeonato e uma Taça de Portugal) ou Cristiano Pereira (uma Liga Europeia, uma Taça Continental, uma Taça de Portugal e uma Taça Intercontinental).
No entanto, estará aquém do número de títulos conseguidos por José Fernandes, que, salvaguardando erros nas fontes, contará cinco: dois Campeonatos, uma Taça de Portugal, uma Taça das Taças e uma Supertaça.
Independentemente dos títulos conquistados por outros ou dos que Rui Neto ainda venha a conquistar, o vianense de nascimento, agora barcelense de adopção, já tem um lugar - e de destaque - na História do Óquei de Barcelos.
Quinta-feira, 15 de Janeiro de 2026, 21h58
Gostou deste artigo?



