Benfica e Barcelona jogam final

Benfica e Barcelona disputarão a final da Eurockey Cup de Sub-15. Os blaugrana, tricampeões, venceram a Oliveirense no prolongamento, num jogo emocionante. Salt e Palau disputam a final feminina.

Benfica e Barcelona jogam final

Benfica e Barcelona vão voltar a encontrar-se - este domingo, a partir das 12h locais - na final da Eurockey Cup de Sub-15, três anos depois do primeiro de três triunfos consecutivos dos blaugrana.

Foram as águias as primeiras a confirmar o apuramento, após duplo confronto com equipas italianas. O primeiro, de "cortar à faca".

Nos quartos-de-final, o Benfica só garantiu a vitória sobre o Montebello no prolongamento, depois de um jogo atrás do resultado e em que o empate só foi conseguido a 20 segundos do fim do tempo regulamentar, por Vicente Peres. No tempo extra, Francisco Piçarra e Diogo Ataíde (este a selar um hat-trick), carimbaram a passagem.

À tarde, frente ao Roller Bassano - que vencera o Turquel nos "quartos" -, as águias venceram por 4-0, num jogo que Gustavo Carvalho e Diogo Ataíde desequilibrara, nos primeiros sete minutos. Na arranque da segunda parte, Ataíde ampliou e Rafael Santos, de grande penalidade, fechou a contagem ainda com largos 16 minutos para jogar. Era tempo da equipa de Daniel Mestre pensar na final.

O Barcelona resolveu facilmente os quartos-de-final frente ao Peterborough, com contas finais de regulamentares 10-0, mas um resultado bem mais além.

Nas meias-finais, a reedição das últimas duas finais com a Oliveirense, num jogo digno de nova decisão. A equipa de Raul Alves esteve três vezes na frente - com golos de Lucas Cambruzzi, Matias Monteiro e um desconcertante Salvador Sousa -, mas os blaugrana anularam sucessivamente a desvantagem, por Aleix Gutiérrez, Borja Marin e, a três minutos e meio do final, novamente Aleix.

Desperdiçado um livre directo no último minuto, a equipa de Oliveira de Azeméis não resistiu no tempo extra. Guillem Xandri e Aleix Gutiérrez marcaram, e o melhor que os portugueses conseguiram foi reduzir, com poucos segundos para jogar, por Salvador Sousa.

Primeira fase

Grupo A: 1º Turquel (6 pontos), 2º Peterborough (6), 3º Diessbach (6), 4º Liceo (0)

Grupo B: 1º Oliveirense (9 pontos), 2º Montebello (6), 3º Lloret (3), 4º Wolfurt (0)

Grupo C: 1º Benfica (9 pontos), 2º Vila Seca (6), 3º Castiglione (3), 4º Merignac (0)

Grupo D: 1º Barcelona (9 pontos), 2º Roller Bassano (6), 3º Gleize (3), 4º Gera-Walsum (0)

Quartos-de-final

Benfica 7-5 Montebello (5-5, 2-0 prol.) • 1.Nov

• Turquel 3-6 Roller Bassano • 1.Nov

Oliveirense 6-5 Vila Seca • 1.Nov

Barcelona 10-0 Peterborough • 1.Nov

Meias-finais

Benfica 4-0 Roller Bassano • 1.Nov

• Oliveirense 4-5 Barcelona (3-3, 1-2 prol.) • 1.Nov

Final

• Benfica vs. Barcelona • 1.Nov, 12h

Salt e Palau na final feminina

Na competição feminina, o Salt vai em busca da "dobradinha" numa já habitual final entre equipas catalãs. Depois de ter vencido a prova de Sub-17, o Salt, em estreia, venceu o Cerdanyola, detentor do troféu, e vai defrontar na final o Palau, vice-campeão em 2023 na sua melhor classificação.

Para chegar à final, o Salt teve uma partida mais difícil. Adiantou-se por Martina Comamala, mas Nora Herrera igualou ainda na primeira parte. Emma Morales voltou a dar vantagem antes de estarem cumpridos quatro minutos na etapa complementar, mas o jogo seguiu em aberto - com o Cerdanyola a procurar o golo - até perto do fim. Só com uma dúzia de segundos para jogar, é que Maria Marés "matou" o jogo.

O Palau venceu o HPR Team, constituída por participantes no campus HPR, por 0-4. Maria Díaz assinou um hat-trick com dois golos no arranque da partida e mais um no arranque da primeira parte. No último minuto, Maria Salvador fechou as contas.

Antes, na fase de grupos, Salt e Palau defrontaram-se no Grupo E. Então, o Salt venceu por 7-4 e, por isso, terá algum favoritismo. Mas jogos não são jogos... muito menos finais.

Primeira fase

Grupo E: 1º Salt (9 pontos), 2º Palau (6), 3º Aquitaine-Occitaine (3), 4º ECU (0)

Grupo F: 1º HPR Team (9 pontos), 2º Cerdanyola (6), 3º Liceo (3), 4º Team Breizh (0)

Meias-finais

Salt 3-1 Cerdanyola • 1.Nov

• HPR Team 0-4 Palau • 1.Nov

Final

• Salt vs. Palau • 1.Nov, 10h30

Horário das partidas na hora local (Catalunha). Menos uma hora em Portugal continental.

AMGRoller Compozito
Outros artigos da edição
Barcelona vence Benfica e é tetracampeão em Sub-15

Barcelona vence Benfica e é tetracampeão em Sub-15

Vingando a derrota na final de Sub-17, o Barcelona venceu o Benfica por 0-5 e conquistou a Eurockey Cup de Sub-15. É o quarto triunfo consecutivo dos blaugrana no escalão, sempre em finais com equipas portuguesas.

Salt faz a 'dobradinha'

Salt faz a 'dobradinha'

O Salt venceu a prova feminina da Eurockey Cup de Sub-15, juntando o troféu ao conquistado em Sub-17, num feito inédito num mesmo ano. Um resiliente Palau recuperou duas vezes de desvantagens de três golos, mas cedeu no prolongamento.

Benfica segue vitorioso e na frente

Benfica segue vitorioso e na frente

O Benfica quebrou a invencibilidade da Sanjoanense e, com a quarta vitória em quatro jogos, lidera isolado. O Sporting goleou nos Carvalhos e é 2º, seguido do Óquei de Barcelos que, a respirar confiança, bateu o Tomar. O Porto regressou às vitórias.

Dia de Jogo: 1 de Novembro de 2025

Dia de Jogo: 1 de Novembro de 2025

1 de Novembro de 2025 é 'Dia de Jogo' no Campeonato Placard, com a 4ª jornada. Os invictos Sanjoanense e Benfica defrontam-se, o Porto tenta voltar às vitórias no regresso a casa, e há duelos interessantes em Barcelos e em Braga.