Salt faz a 'dobradinha'
O Salt venceu a prova feminina da Eurockey Cup de Sub-15, juntando o troféu ao conquistado em Sub-17, num feito inédito num mesmo ano. Um resiliente Palau recuperou duas vezes de desvantagens de três golos, mas cedeu no prolongamento.

O Salt é o novo campeão da prova feminina da Eurockey Cup de Sub-15. Em estreia, junta o título ao conquistado nos Sub-17, num feito inédito.
Na decisão com o Palau, desde cedo se viu um Salt mais dominador, a justificar a vitória por 7-4 lograda na fase de grupos. Mas o Palau, vice-campeão em 2023 neste escalão, não tardou a mostrar ao que vinha, com ataques com critério. E, aos cinco minutos, Martina Milagro inaugurava o marcador.
A resposta não tardou, servida por Maria Marés, melhor marcadora da competição. Igualou, carimbou a reviravolta num remate da zona frontal, serviu Martina Casella para o 3-1 e, de grande penalidades, depois de Claudia Pujadas reduzir, Marés fez o 4-1.
Ao intervalo, o jogo - e o título - parecia ganho. Independentemente dos números, parecia uma inevitabilidade. Mas o Palau de Aina Serra mostrou uma resiliência incrível, um nunca baixar de braços.
No arranque da segunda parte, Martina Milagro fez o 4-3 e, antes de estarem cumpridos cinco minutos, numa segunda bola, Maria Salvador fazia o 4-4.
No perder da vantagem, o Salt de Joaquim Rubio também soube reagir ao golpe anímico. E fugiu novamente no marcador. Arlet Carreras, a finalizar quase sem ângulo uma transição em 3x2, fez o 5-4. Num contra-ataque rápido, Martina Casella dilatou para 6-4. E, já com nove faltas para cada lado, o Salt teve a sorte de um ressalto ir parar ao afinado stick de Maria Marés, que não perdoou e fez o 7-4.
Faltavam nove minutos e o marcador tinha os números do jogo da primeira fase. Mas agora estava o título em causa, e o Palau foi atrás da sorte. Júlia Dasca reduziu e Claudia Pujadas, a três minutos do fim, colocou a igualdade a um golo de distância.
Aina Serra arriscou tudo. Na precipitação de tirar a guarda-redes por um quinto jogador de pista, quase perdeu tudo, mas foi feliz. A nove segundos do fim, um "tiraço" de Júlia Dasca, a goleadora da equipa, levava o jogo para prolongamento.
Pela segunda vez, o Palau anulava uma desvantagem de três golos e conquistava a oportunidade de disputar o troféu no prolongamento. O Salt, sem se deixar ir abaixo, adiantou-se cedo, por Arlet Carreras, e geriu bem. Dasca assustou com um remate ao poste, mas, agora, o troféu já não escapava.
O Salt sucede ao Cerdanyola como campeão de Sub-15.

Meias-finais
• Salt 3-1 Cerdanyola • 1.Nov
• HPR Team 0-4 Palau • 1.Nov
Final
• Salt 8-7 Palau (7-7, 1-0 prol.) • 1.Nov
Domingo, 2 de Novembro de 2025, 11h29






