Juventude Pacense e Porto dividem pontos

Com um final emocionante, o Juventude Pacense voltou a contrariar o Porto, agora com um empate selado pelos dragões a 12 segundos do fim. No fecho da 5ª jornada, a Sanjoanense logrou a sua primeira vitória, e Braga e Tomar também venceram.

Juventude Pacense e Porto dividem pontos

A fechar a 5ª jornada, o Juventude Pacense voltou a "bater o pé" ao Porto. Os dragões salvaram um ponto a poucos segundos do fim.

Já tinham vencido na época passada no Dragão Arena (para a Taça) e em Paços de Ferreira. E, no arranque desta época, houve empate a três para a Elite Cup, com o Porto a levar a melhor nas grandes penalidades. Desta vez, repetiu-se a igualdade a três, com divisão de pontos. Pontos que, na prova, têm ficado aquém das expectativas dos adeptos das duas equipas.

Num duelo "federativo" entre Hugo Azevedo, seleccionador de Sub-17 bicampeão da Europa, e Paulo Freitas, agora ex-seleccionador absoluto, mas vigente campeão da Europa de Sub-23 e Seniores, houve apenas um golo na primeira parte. Rafa, ausente na jornada anterior, marcou aos 15 minutos numa jogada ao primeiro toque de Edu Lamas, Gonçalo Alves e Mena, com o argentino a servir Rafa para o toque final.

No arranque da segunda parte, José Cancela aproveitou uma bola que fugiu a Manrubia, ganhou a Hélder Nunes no um-para-um e bateu Xavi Malián para a igualdade.

Num jogo vivo, com oportunidades junto de uma e outra baliza, houve um golo para cada lado no 10º minuto. Primeiro, Diogo Abreu desmarcou Zé Miguel para uma finalização de classe e, logo na resposta, Telmo Pinto desesperava com uma oportunidade falhada, mas, na segunda bola, Hélder Nunes desfeiteava Gabriel Costa para o 2-2.

A igualdade persistiu até dois minutos do fim. No risco dos dragões "atrás do prejuízo", José Cancela teve espaço para rematar na zona frontal e um desvio de Zé Miguel terá traído Xavi Malián.

Na reacção, Carlo Di Benedetto viu um segundo amarelo ao banco (e respectivo vermelho) e não pôde dar o seu contributo no ataque final. Os dragões carregaram e foram "recompensados" a 12 segundos do fim, com Rafa a servir Manrubia para o 3-3 final.

Braga vence em Valongo

A protagonizar um bom arranque de campeonato, o Braga foi a única equipa a vencer fora nos cinco jogos desta quarta-feira (à tarde, o Benfica vencera o Riba d'Ave). Os bracarenses venceram em Valongo por 4-5.

O Valongo vencia por 2-0 ao intervalo, com dois golos de Franco Pósito, a caminho daquele que será o póquer mais ingrato da sua carreira. A equipa de Jorge Silva reagiu na segunda parte, com inusitados quatro golos em pouco mais de dois minutos.

Imediatamente depois de chegar às nove faltas, aos 11 minutos, o Braga reduziu por Pedro Mendes, igualou por António Trabulo e destacou-se no marcador com um golo de Paulo Pereira (que cresceu na pista de Valongo) e um livre directo de Gonçalo Neto, na 10ª falta valonguense. Aos 13 minutos, o Braga vencia por 2-4.

Pósito reduziu na 10ª falta bracarense, mas Pedro Mendes repôs a vantagem de dois golos. Pósito voltou a marcar, mas seria, de forma ingrata para o argentino, insuficiente.

O Braga é agora 4º, em igualdade pontual com o Sporting (3º). A um ponto está o Tomar.

Tomar e Sanjoanense ganham em casa

Em dérbi da Zona Centro, os tomarenses receberam e venceram o Turquel por 6-4. Como o Valongo, venciam ao intervalo por 2-0, com Julian Tamborindegui a ser eficaz de livre directo e Ivo Silva a protagonizar um excelente momento na área turquelense, mas a equipa de André Luís não teve os argumentos do Braga para dar a volta.

No arranque da segunda parte, Xanoca ampliava mas, até contra a corrente do jogo, Daniel Passos e Salvador André reduziam para a margem mínima, com o jogo completamente relançado com mais de 17 minutos para jogar.

Tamborindegui voltou a marcar, mas o Turquel não baixou os braços. Mesmo quando viu Filipe Almeida ampliar para 5-2 aos 15 minutos. Xavi Lourenço reduziu de grande penalidade e Daniel Passos, apesar dos alvinegros estarem em inferioridade, fazia o 5-4 à entrada dos últimos cinco minutos.

O Turquel pressionou em busca da igualdade, mas, numa falta dura, Xavi Lourenço (que protestava anterior 10ª falta tomarense) via azul. E Ivo Silva bisava para o 6-4 que seria final.

Em São João da Madeira, o Póvoa esteve a vencer com um golo de Miguel Castro, mas João Ramalho igualou. Na etapa complementar, Hugo Santos bisou para destacar a sua equipa e Alex Mount bisou para o 5-1 final.

Foi a primeira vitória da equipa de Reinaldo Ventura na prova, sendo que, em cinco partidas, só tem uma derrota, frente ao Benfica. Os alvinegros têm agora seis pontos a par de Riba d'Ave e Turquel, ocupando o 10º lugar.

5ª jornada

Oliveirense 7-4 Carvalhos • 9.Nov

• Sporting 2-4 Óquei de Barcelos • 9.Nov

Benfica 7-2 Riba d'Ave • 12.Nov

Sanjoanense 5-1 Póvoa • 12.Nov

• Valongo 4-5 Braga • 12.Nov

Tomar 6-4 Turquel • 12.Nov

• Juv. Pacense 3-3 Porto • 12.Nov

Classificação

1º Benfica (15 pontos), 2º Óquei de Barcelos (12), 3º Sporting (10), 4º Braga (10), 5º Tomar (9), 6º Oliveirense (8), 7º Porto (7), 8º Valongo (7), 9º Riba d'Ave (6), 10º Sanjoanense (6), 11º Turquel (6), 12º Juv. Pacense (4), 13º Póvoa (0), 14º Carvalhos (0)

6ª jornada

• Braga vs. Sanjoanense • 15.Nov, 18h

• Carvalhos vs. Valongo • 15.Nov, 18h

• Póvoa vs. Benfica • 15.Nov, 18h30

• Riba d'Ave vs. Juv. Pacense • 15.Nov, 18h30

• Turquel vs. Sporting • 15.Nov, 21h

• Óquei de Barcelos vs. Oliveirense • 15.Nov, 21h30

• Porto vs. Tomar • 16.Nov, 17h30

Horários das partidas na hora local (Portugal continental).

Gostou deste artigo?

AMGRoller Compozito
Outros artigos da edição
Benfica mete a quinta

Benfica mete a quinta

Na recepção ao Riba d'Ave, três golos do aniversariante Zé Miranda nos primeiros nove minutos catapultaram o Benfica para a quinta vitória em outros tantos jogos no Campeonato Placard. As águias lideram destacadas.

Dia de Jogo: 12 de Novembro de 2025

Dia de Jogo: 12 de Novembro de 2025

12 de Novembro de 2025 é 'Dia de Jogo' no Campeonato Placard, com o fecho da 5ª jornada. No acerto após compromisso para a WSE Cup, destaque para a deslocação do Porto a Paços de Ferreira. O Juventude Pacense tem dado dores de cabeça aos dragões.

Uma certeza de largo futuro

Uma certeza de largo futuro

Já uma certeza, Zé Miranda completa 22 anos como indiscutível na Selecção e no Benfica. Estreou-se na equipa principal das águias em 2021, mas 'falhou', por estar cedido, a conquista do título que agora procura juntar ao de campeão europeu.

32-avos da Taça definidos

32-avos da Taça definidos

Depois de uma primeira 'triagem', foram esta terça-feira a sorteio os jogos dos 32-avos-de-final da Taça de Portugal. Sem confrontos entre equipas da categoria máxima, são seis as equipas da II Divisão que se perfilam como candidatas a 'tomba-gigantes'.

Tomás Santos prolonga vínculo até 2029

Tomás Santos prolonga vínculo até 2029

A poucos dias de completar 18 anos, Tomás Santos viu o Porto anunciar o prolongar do vínculo até 2029. Talvez 'a cereja no topo do bolo' de um 2025 em que se sagrou campeão europeu de Sub-23 e de Sub-19 de quinas ao peito e campeão nacional pelo Porto.

Federação de Patinagem de Portugal
Primeiros passos no caminho da 'prova rainha'

Primeiros passos no caminho da 'prova rainha'

Arrancou a Taça de Portugal, com a realização da pré-eliminatória. Pelas condicionantes dos sorteios, dificilmente alguma das equipas desta pré-eliminatória chegará a uma fase avançada, mas houve emoção, figuras maiores e motivos para festa.