Três ex-guarda-redes ao leme da Oliveirense

A Oliveirense oficializou na última semana aquilo que, por altura da Elite Cup, assumia que já devia ser conhecido há muito. A estrutura do Hóquei em Patins passa a contar com Armando Sousa, Domingos Pinho e Ricardo Pereira. Três ex-guarda-redes da casa.

Três ex-guarda-redes ao leme da Oliveirense

Cedo foi anunciado que Armando Sousa seria o líder da secção de Hóquei em Patins. Na Elite Cup, assumia-se que toda a gente devia saber - sem qualquer tipo de anúncio - que Domingos Pinho era o o novo "team manager" da equipa principal. Agora, com Armando e Domingos, foi formalizado Ricardo Pereira como coordenador da formação.

Carlos Teixeira, novo presidente da Oliveirense, levou a cabo uma restruturação directiva. “No seguimento da reorganização interna da sua estrutura desportiva, a secção de hóquei em patins passa, a partir da presente data, a ser gerida por uma estrutura profissional autónoma, alinhada com os objetivos estratégicos e a exigência do presente e do futuro”, foi escrito a 1 de Agosto, primeiro dia da nova época desportiva, sendo revelado o nome de Armando Sousa como novo responsável.

Armando Sousa trocou o Académico do Porto pela Oliveirense nos anos 80, regressando depois mais tarde para ali ficar até ao inicio da década de 90. Internacional português, esteve nos Europeus de 1985, 1987 e 1990, tendo sido campeão em 1987.

Armando era guarda-redes. Como Domingos. E como Ricardo.

Domingos Pinho, agora com 45 anos, chegou cedo à Oliveirense, para os escalões de formação. Ali subiu aos seniores e, até 2019, só teve interregnos entre 2003 e 2005 para representar Académico de Cambra e Académica de Espinho, e 2014/15, vencendo uma Supertaça pelo Valongo. Nos últimos anos, representou a Escola Livre e o Académico da Feira antes de terminar a carreira.

Pela Oliveirense, Domingos Pinho esteve, por exemplo, na conquista de três das quatro Taças de Portugal do emblema, em 2011, 2012 e 2019. Internacional em todos os escalões, esteve no Mundial de 2011, em San Juan. Entre os postes, já tem herdeiro. Duarte Pinho ("Duda") é guarda-redes da equipa de Sub-17.

Ricardo Pereira foi o último a ser anunciado. O ex-guardião de 39 anos fez a formação na Oliveirense, mas não foi opção para a equipa principal. Representou Académico de Cambra, Académico da Feira, Gulpilhares, regressou a Vale de Cambra, e terminou a carreira ao serviço do Termas em 2022. Como Armando e Domingos, foi internacional, mas apenas num Campeonato da Europa, em 2002.

Como coordenador da formação, Ricardo Pereira tem uma "pesada" herança de Raul Alves, que estará de saída no fim da temporada. No postulado de Raul, que coincidiu com Ricardo no Académico de Cambra na temporada de 2007/08, a Oliveirense afirmou-se como uma referência na formação, com a chamada de muitos jogadores às selecções, a conquista de dois títulos nacionais de Sub-19 e um de Sub-15 e da europeia Eurockey Cup de Sub-17 em três ocasiões.

AMGRoller Compozito
Outros artigos da edição
Porto vence Tomar

Porto vence Tomar

A fechar a 6ª jornada, o Porto venceu o Tomar por 5-2, com um hat-trick de Carlo Di Benedetto. Os dragões estiveram melhor na primeira parte, mas o Tomar reagiu bem na segunda, com a eficácia dos dragões na recta final a 'cavar' a diferença final.

World Skate Europe
Quase tudo em aberto para a segunda mão

Quase tudo em aberto para a segunda mão

Após a primeira mão dos oitavos da WSE Trophy, apenas o Mérignac, que venceu por quatro golos, poderá sorrir, sendo provável adversário do Valongo nos quartos. O Pully foi o único a vencer fora e o Poiré Roller perdeu tangencialmente em pista de OK Liga.

Ministerio de Turismo, Cultura y Deporte - Gobierno de San Juan
Masculina chilena evita pleno argentino no Pan-Americano

Masculina chilena evita pleno argentino no Pan-Americano

Com uma vitória nas grandes penalidades, a selecção masculina do Chile evitou o pleno da Argentina no Pan-Americano. A albiceleste, sempre frente ao Chile, conquistou o título de Sub-19 Femininos, Sub-19 Masculinos e Seniores Femininos.