Masculina chilena evita pleno argentino no Pan-Americano

Com uma vitória nas grandes penalidades, a selecção masculina do Chile evitou o pleno da Argentina no Pan-Americano. A albiceleste, sempre frente ao Chile, conquistou o título de Sub-19 Femininos, Sub-19 Masculinos e Seniores Femininos.

Masculina chilena evita pleno argentino no Pan-Americano
Foto de capa: Ministerio de Turismo, Cultura y Deporte - Gobierno de San Juan

Este sábado foi dia de finais no Pan-Americano de selecções que se disputou em San Juan desde dia 10. Com todas as decisões entre Argentina e o Chile, a albiceleste reclamou os três primeiros títulos em disputa, mas deixou escapar o derradeiro nas grandes penalidades.

Na competição de Seniores Masculinos que fechou o evento, o Chile venceu nas grandes penalidades depois de, no tempo regulamentar, ter havido empate a dois entre o chileno Felipe Marquez, que já passou pelo Hóquei em Patins espanhol, e o argentino Valentino Rossignoli, jovem de 19 anos que certamente não tardará a chegar à Europa, onde estão os craques maiores do seu pais, que não foram opção para este Pan-Americano.

Na decisão por castigos máximos, apenas Santiago Costa marcou para a selecção de "Negro" Paez, ao passo que o experiente Felipe Castro e, na derradeira grande penalidade, o herói da noite Felipe Márquez marcaram para os comandados por Mauricio Llera.

O Chile repete o triunfo de 2021, então sem a Argentina presente. Entre os novos campeões, destaque para Nico Carmona, jogador do Marinhense, e Joaquin Fernandez, da Juventude de Viana.

Triplo ouro sobre albiceleste

Nas outras competições, já não tinha havido facilidades para as selecções argentinas levarem a melhor.

Em Sub-19 Femininos, o triunfo foi por 2-0, com golos de Pilar Abaid - a melhor marcadora da prova - e Milagros Castro.

Nos Sub-19 Masculinos, o triunfo foi por 6-3, mas com tangencial 2-1 ao intervalo. Destaque para Bautista Romero, a assinar um hat-trick para os de Tuco Abalos, igualando o companheiro Nicolas Alonzo (bisou na final) no topo da lista de melhores marcadores.

Nos Seniores Femininos, as de Dario Giuliani - que também dirigiu as "damas" de Sub-19 - venceram por 1-2. Sem golos na primeira parte, a Argentina, com a ex-turquelense Anabella Flores, adiantou-se com golos de Julieta Martin e Jimena Ortiz nos primeiros sete minutos da segunda, e o chile, da ex-benfiquista Cata Flores (destacada melhor marcadora desta prova), não conseguiu melhor que reduzir, por Javiera Valdez, a dois minutos do fim.

Para lá dos títulos, com o fim do Pan-Americano ficaram conhecidas todas as selecções que disputarão os Campeonatos do Mundo em 2026.

Gostou deste artigo?

AMGRoller Compozito
Outros artigos da edição
Hóquei Académico de Cambra
Académico de Cambra chora partida de Miguel Ferreira

Académico de Cambra chora partida de Miguel Ferreira

O Hóquei Académico de Cambra está de luto pela prematura partida de Miguel Ferreira, técnico de equipamentos e delegado do clube durante mais de duas décadas. Um exemplo de paixão pelo emblema e pela modalidade.

Miguel Moura de saída do Valongo

Miguel Moura de saída do Valongo

O Valongo anunciou esta terça-feira a saída de Miguel Moura do seu plantel. O atacante de 25 anos, na sua quarta temporada consecutiva, somava cinco golos na presente edição do Campeonato Placard.

Três ex-guarda-redes ao leme da Oliveirense

Três ex-guarda-redes ao leme da Oliveirense

A Oliveirense oficializou na última semana aquilo que, por altura da Elite Cup, assumia que já devia ser conhecido há muito. A estrutura do Hóquei em Patins passa a contar com Armando Sousa, Domingos Pinho e Ricardo Pereira. Três ex-guarda-redes da casa.

Porto vence Tomar

Porto vence Tomar

A fechar a 6ª jornada, o Porto venceu o Tomar por 5-2, com um hat-trick de Carlo Di Benedetto. Os dragões estiveram melhor na primeira parte, mas o Tomar reagiu bem na segunda, com a eficácia dos dragões na recta final a 'cavar' a diferença final.

World Skate Europe
Quase tudo em aberto para a segunda mão

Quase tudo em aberto para a segunda mão

Após a primeira mão dos oitavos da WSE Trophy, apenas o Mérignac, que venceu por quatro golos, poderá sorrir, sendo provável adversário do Valongo nos quartos. O Pully foi o único a vencer fora e o Poiré Roller perdeu tangencialmente em pista de OK Liga.