Masculina chilena evita pleno argentino no Pan-Americano
Com uma vitória nas grandes penalidades, a selecção masculina do Chile evitou o pleno da Argentina no Pan-Americano. A albiceleste, sempre frente ao Chile, conquistou o título de Sub-19 Femininos, Sub-19 Masculinos e Seniores Femininos.

Este sábado foi dia de finais no Pan-Americano de selecções que se disputou em San Juan desde dia 10. Com todas as decisões entre Argentina e o Chile, a albiceleste reclamou os três primeiros títulos em disputa, mas deixou escapar o derradeiro nas grandes penalidades.
Na competição de Seniores Masculinos que fechou o evento, o Chile venceu nas grandes penalidades depois de, no tempo regulamentar, ter havido empate a dois entre o chileno Felipe Marquez, que já passou pelo Hóquei em Patins espanhol, e o argentino Valentino Rossignoli, jovem de 19 anos que certamente não tardará a chegar à Europa, onde estão os craques maiores do seu pais, que não foram opção para este Pan-Americano.
Na decisão por castigos máximos, apenas Santiago Costa marcou para a selecção de "Negro" Paez, ao passo que o experiente Felipe Castro e, na derradeira grande penalidade, o herói da noite Felipe Márquez marcaram para os comandados por Mauricio Llera.
O Chile repete o triunfo de 2021, então sem a Argentina presente. Entre os novos campeões, destaque para Nico Carmona, jogador do Marinhense, e Joaquin Fernandez, da Juventude de Viana.
Triplo ouro sobre albiceleste
Nas outras competições, já não tinha havido facilidades para as selecções argentinas levarem a melhor.
Em Sub-19 Femininos, o triunfo foi por 2-0, com golos de Pilar Abaid - a melhor marcadora da prova - e Milagros Castro.
Nos Sub-19 Masculinos, o triunfo foi por 6-3, mas com tangencial 2-1 ao intervalo. Destaque para Bautista Romero, a assinar um hat-trick para os de Tuco Abalos, igualando o companheiro Nicolas Alonzo (bisou na final) no topo da lista de melhores marcadores.
Nos Seniores Femininos, as de Dario Giuliani - que também dirigiu as "damas" de Sub-19 - venceram por 1-2. Sem golos na primeira parte, a Argentina, com a ex-turquelense Anabella Flores, adiantou-se com golos de Julieta Martin e Jimena Ortiz nos primeiros sete minutos da segunda, e o chile, da ex-benfiquista Cata Flores (destacada melhor marcadora desta prova), não conseguiu melhor que reduzir, por Javiera Valdez, a dois minutos do fim.
Para lá dos títulos, com o fim do Pan-Americano ficaram conhecidas todas as selecções que disputarão os Campeonatos do Mundo em 2026.
Domingo, 16 de Novembro de 2025, 8h55



