Dia de Jogo: 23 de Novembro de 2025
Domingo, 23 de Novembro, é 'Dia de Jogo' no Campeonato Placard, com três jogos da 7ª jornada, entre os quais um acto da época do Clássico entre Sporting e Porto. Os leões costumam mandar perante o seu público, mas os dragões têm boa memória da última deslocação ao João Rocha.

Este domingo, arranca a 7ª jornada do Campeonato Placard, "partida" pela participação de cinco equipas portuguesas na WSE Cup.
Esta 7ª jornada, que ficará fechada na próxima quarta-feira, dia 26, arranca com três partidas, entre as quais merecerá inevitável destaque o Clássico entre Sporting e Porto.
O Clássico deste domingo será o 20º duelo entre leões e dragões no João Rocha. Será o 12º com Paulo Freitas no banco, mas o primeiro no banco visitante.
Nos 11 primeiros Clássicos, com Paulo Freitas no banco leonino, houve oito vitórias do Sporting, dois empates em tempo regulamentar e apenas uma vitória do Porto, curiosamente no derradeiro Clássico entre leões e dragões de Paulo Freitas no João Rocha... antes do deste domingo.
Entretanto, o Sporting manteve o ascendente perante o seu público, com mais seis vitórias e apenas dois empates. Mas, no último empate, o Porto terminou de largo sorriso.
Foi na "negra" das meias-finais da última edição do Campeonato Placard, e os dragões de Ricardo Ares - que conquistariam o bicampeonato - venceram no desempate por grandes penalidades, contrariando o "factor casa" leonino e - com um golo de Gonçalo Alves - colocando ponto final na primeira temporada de Edo Bosch ao leme verde-e-branco e na carreira de Ângelo Girão.
Esta época, Paulo Freitas rendeu Ares no comando portista e Sporting e Porto já se defrontaram duas vezes, ambas no Multiusos de Odivelas. O Sporting venceu por 1-2 nas meias-finais da Elite Cup e conquistou a Supertaça num jogo decidido no prolongamento, depois de um empate a três. Em ambas as partidas, o Porto esteve a vencer (por 1-0 na Elite Cup, e por 2-0 e 3-1 na Supertaça), mas, falhando em momentos-chave, permitiu a reviravolta.
No campeonato, o Sporting é 3º, com 13 pontos, ao passo que o Porto é 5º, com 10 e a distantes oito pontos do líder Benfica. Paulo Freitas tem sido particularmente exigente com as arbitragens, pedindo respeito pela sua equipa, e, depois de arbitragens a três na Elite Cup e Supertaça, este Clássico será dirigido por "apenas" uma dupla, e que não é habitual nestas andanças de "jogos grandes": Miguel Matos e Nuno Oliveira,
Jogos em Valongo e Oliveira de Azeméis
Os outros dois jogos deste domingo acontecem no Municipal de Valongo e no Salvador Machado, em Oliveira de Azeméis.
O Valongo, com oito pontos e, agora, sem Miguel Moura, recebe o Óquei de Barcelos, 2º, com 15 pontos. Os valonguenses procuram um triunfo que escapa desde Dezembro de 2022, ainda com Joan Ignasi Edo no banco.
Em busca de um triunfo ainda mais remoto, viaja o Turquel até à pista da Oliveirense. Para o campeonato, os turquelenses não vencem a Oliveirense desde 2002 (3-2), mas é preciso recuar à temporada de 1993/94 (quando apenas o guarda-redes Diogo Almeida era nascido...) para encontrar uma vitória dos "Brutos dos Queixos" em Oliveira de Azeméis, por 3-5, então a culminar três vitórias em três temporadas consecutivas.
Nos seis jogos disputados, a Oliveirense soma apenas duas vitórias, ambas na sua casa e perante as outras duas equipas - Póvoa e Carvalhos - que, como o Turquel, esta época regressaram à categoria máxima.
7ª jornada
• Valongo vs. Óquei de Barcelos • 23.Nov, 18h
• Oliveirense vs. Turquel • 23.Nov, 18h
• Sporting vs. Porto • 23.Nov, 19h
Classificação
1º Benfica (18 pontos), 2º Óquei de Barcelos (15), 3º Sporting (13), 4º Braga (13), 5º Porto (10), 6º Tomar (9), 7º Valongo (8), 8º Oliveirense (8), 9º Riba d'Ave¹ (6), 10º Sanjoanense (6), 11º Turquel (6), 12º Juv. Pacense¹ (4), 13º Carvalhos (1), 14º Póvoa (0)
¹ menos um jogo
Horários das partidas na hora local (Portugal continental).
Domingo, 23 de Novembro de 2025, 9h22





