Faleceu Júlio Rendeiro, uma das lendas maiores do Hóquei em Patins
Faleceu, aos 83 anos, Júlio Rendeiro, capitão do 'cinco maravilha' do Sporting, cinco vezes campeão da Europa e duas vezes campeão do Mundo por Portugal como jogador e também campeão do Mundo como seleccionador.

O panteão celestial de lendas do Hóquei em Patins ganhou mais uma estrela, "reforçado" com Júlio Rendeiro. O ex-jogador, treinador e seleccionador nacional faleceu aos 83 anos.
Nascido no Porto em 1942, começou a jogar no Infante Sagres. Chegou ao Sporting no início dos anos 70 e, em 1976, com Ramalhete, Chana, Sobrinho e Livramento, conquistou a Europa. A primeira vez que uma equipa portuguesa o conseguiu, a única nas primeiras 20 edições dominadas pelas equipas espanholas.
Era o "cinco maravilha", porque assim jogava, e porque maravilhava adeptos por onde jogava. Rendeiro, o mais velho dos cinco, era o capitão.
Pendurou os patins em 1977, tricampeão nacional pelos leões nas suas últimas três temporadas, vencedor da Taça de Portugal nas duas últimas, quando a Taça começou a ser disputada regularmente.
De quinas ao peito, foi campeão europeu de juniores em 1960, campeão europeu absoluto em 1967, 1971, 1973, 1975 e 1977, uma mão cheia que parece impossível hoje em dia. E foi campeão Mundial em 1968 e 1974. Voltaria a ser campeão do Mundo em 1982, em Barcelos, como seleccionador nacional.
Aos familiares e amigos de Júlio Rendeiro, a todos os que tiveram oportunidade de o ver jogar, de ver capitanear a constelação mais brilhante de leão ou quinas ao peito, a todos os que alimentaram a sua paixão pela modalidade com as histórias das suas conquistas, o HóqueiPT endereça as suas mais sentidas condolências. Em qualquer "rinque", neste ou noutro mundo, Rendeiro é imortal.
Quinta-feira, 20 de Novembro de 2025, 6h31



