Oliveirense já pensa na próxima época
A época ainda não chegou a meio e já haverá decisões a ser tomadas para a próxima. Em Oliveira de Azeméis, Hugo Lourenço pode render Nuno Resende no comando técnico, numa aposta a que não será alheio o trabalho do técnico da equipa 'B' do Benfica com jovens valores.

O primeiro jogo oficial da presente temporada foi há pouco mais de dois meses, apenas foram disputados sete jogos no Campeonato Placard, mas já se vai pensando na próxima.
Como aconteceu na temporada de 2022/23, quando foi - muito cedo - conhecido o acordo com Edo Bosch para suceder a Paulo Pereira, a Oliveirense poderá já ter um novo treinador na calha para 2026/27. Hugo Lourenço, "Caleta", pode suceder a Nuno Resende.
Nuno Resende regressou à equipa de Oliveira de Azeméis no defeso de 2024, tendo sido anunciado um acordo de três temporadas de que, a confirmar-se a chegada de Caleta, cumprirá apenas duas.
Depois de uma primeira temporada em que logrou a conquista da Taça Continental - a que somou a presença nas finais da Elite Cup e da Taça de Portugal -, a Oliveirense promoveu muitas alterações. Mudou a direcção do clube e foi reformulada a estrutura dirigente do Hóquei em Patins. Saíram cinco jogadores, o adjunto Raul Alves deixou a equipa técnica, chegaram quatro reforços e foram promovidos alguns jovens.
E a aposta, agora e a reforçar no futuro, na valorosa "prata da casa", com muitos internacionais jovens por Portugal, poderá ter pesado a favor de Caleta.
Depois de oito anos nos juvenis, juniores e equipa "B" do Benfica, o técnico rumou ao Murches em 2021. Sempre com uma base de jovens, levou a equipa ao título de campeão nacional da II Divisão (título que já lograra pelo Benfica em 2018), à primeira promoção à categoria máxima da história do emblema do concelho de Cascais, e até à estreia nas competições europeias.
Foram três temporadas no Murches, duas delas na I Divisão, palco em que deixou a equipa em 2024. Regressou ao Benfica para assumir a equipa "B" e os Sub-19, sendo vice-campeão nacional júnior em final contra a Oliveirense... com Nuno Resende ao leme.
Esta época, Caleta "perdeu", por exemplo, Martim Costa e Viti, mas vai trabalhando outros jovens talentos entre Sub-19 e equipa "B", que, com objectivos distintos de outros por não poder almejar à subida, é 6ª na Zona Sul da II Divisão.
Curiosamente, a Oliveirense também ocupa neste momento o 6º lugar, no Campeonato Placard. Num arranque talvez aquém das expectativas, soma 11 pontos ao cabo de sete jornadas, só tendo vencido as três equipas que esta temporada regressaram à I Divisão, e sempre no Pavilhão Dr. Salvador Machado.
Noutra curiosidade, apesar de terem representado o Benfica nos últimos anos, Nuno Resende e Hugo Lourenço não coincidiram nos bastidores da Luz. Resende chegou em 2021 quando Caleta saiu para o Murches, e Caleta regressou em 2024 quando Resende terminou contrato com as águias, assinando nesse defeso pela Oliveirense.
Segunda-feira, 1 de Dezembro de 2025, 23h35


