Malián e Rafa reconhecidos com ‘Dragão de Ouro’

Xavi Malián, na categoria de 'Atleta', e Rafa, eleito nas 'Modalidade de Pavilhão', foram esta segunda-feira reconhecidos com o galardão ‘Dragão de Ouro’, que destaca equipas e personalidades do universo portista.

Malián e Rafa reconhecidos com ‘Dragão de Ouro’

Ainda que muitos desdenhem o valor do Hóquei em Patins, a modalidade vai merecendo destaque no universo dos três gigantes do desporto nacional.

Depois de Zé Miranda ter sido eleito como "Revelação das Modalidades" nos Cosme Damião do Benfica, e de ter sido conhecida a escolha de Gonzalo Romero como Atleta e Ângelo Girão com Especial Carreira para os Stromp do Sporting, o Porto reconheceu esta segunda-feira Rafa e Xavi Malián.

Xavi Malián, que tinha recebido o Dragão de Ouro de Atleta de Alta Competição em 2023, recebeu agora o Dragão de Ouro de Atleta.

Chegado aos dragões em 2019, o guarda-redes catalão de 36 anos - que tem fim de contrato anunciado para o final desta época - é o dono da baliza azul-e-branca e foi preponderante na conquista do bicampeonato, somando já três campeonatos portugueses, duas Taças de Portugal, uma Supertaça, uma Liga Europeia e uma Taça Intercontinental.

Rafa foi eleito pelos sócios do Porto.
Rafa foi eleito pelos sócios do Porto.

Rafa ganhou, com 28% dos votos, a eleição entre as "Modalidades de Pavilhão" a Diogo Rêma (andebol), Miguel Queiroz (basquetebol), e Lila Durão (voleibol), sucedendo ao colega de equipa Carlo Di Benedetto, eleito pelos sócios em 2024.

É o jogador há mais anos consecutivos na equipa principal do Porto, tendo regressado em 2014 (estivera entre os juniores e a equipa principal entre 2009 e 2011) após de se ter sagrado campeão nacional pelo Valongo.

No arranque desta que é a sua 12ª temporada consecutiva nos dragões, Rafa tornou pública a decisão de deixar a selecção portuguesa. Mas, aos 34 anos, continua - e, certamente, continuará - a ser determinante no Porto, como foi na conquista do campeonato na pretérita temporada - o seu sétimo de dragão ao peito -, depois de regressar de uma lesão que o afastou de grande parte da fase regular.

AMGRoller Compozito
Outros artigos da edição
Caminhos até á Final Four conhecidos

Caminhos até á Final Four conhecidos

Já é conhecido o caminho na Taça de Portugal até à Final Four, quer no masculino, quer no feminino. O sorteio dos 16-avos (apenas no masculino), oitavos-de-final e quartos-de-final teve lugar esta terça-feira.

Oliveirense já pensa na próxima época

Oliveirense já pensa na próxima época

A época ainda não chegou a meio e já haverá decisões a ser tomadas para a próxima. Em Oliveira de Azeméis, Hugo Lourenço pode render Nuno Resende no comando técnico, numa aposta a que não será alheio o trabalho do técnico da equipa 'B' do Benfica com jovens valores.