Veludo deixa OK Liga e ruma à Suíça
Foi curta a passagem de Francisco Veludo na OK Liga, principal campeonato espanhol. O internacional angolano deixa o Cerdanyola para rumar à Suíça, e já foi anunciado como reforço do Biasca neste mercado de Inverno.

Francisco Veludo muda-se para a Suíça e vai ser reforço do Biasca, actual 6º classificado (mas com jogo em atraso) no principal campeonato helvético.
É mais um campeonato no "passaporte" do internacional angolano de 36 anos, depois de ter actuado nas II Divisão e I Divisão de Portugal, na Serie A1 italiana e na OK Liga espanhola.
De resto, para um guarda-redes português, o feito de alinhar nos três históricos campeonatos europeus será mesmo inédito, mas a passagem pelo Cerdanyola foi mais curta que as expectativas do guardião e do emblema catalão.
Regressado à OK Liga, o Cerdanyola de Diego Mir apostou numa base experiente. Já lá estavam Marc Coy (38 anos), Borja Giménez (36) e Xavi Rovira (32), e chegaram Veludo (36) e Sergi Miras (39).
Cumpridas 11 jornadas, o Cerdanyola é 12º, não vencendo há três jogos. E no próximo domingo, no primeiro jogo sem "Xico" entre os postes, desloca-se ao Palau para defrontar o Liceo.
Francisco Veludo despediu-se com um empate a três frente ao Rivas, mas, do jogo antes, com o Igualada, deixou uma defesa em pontapé de bicicleta a "rebentar" nas redes sociais.
Agora, o Biasca
Decidido a mudar-se para a Suíça também por motivos familiares, não foi difícil encontrar um interessado em manter Francisco Veludo nas pistas.
O Biasca, do cantão italiano, com oito pontos em cinco jogos, não deixou escapar a oportunidade.
É uma equipa que, afastada nos oitavos-de-final da WSE Cup, está distante daquela que em 2019 - com o ex-portista Alberto Orlandi - ganhou o campeonato, participando na Liga Europeia na temporada seguinte, num sonho interrompido pela pandemia.
Veludo é mais um português a reforçar o campeonato helvético, num país com uma realidade social e financeira completamente acima das demais. A estreia poderá acontecer no dia 20, na pista do Diessbach, líder destacado com sete vitórias e um empate em oito jogos.
Quinta-feira, 11 de Dezembro de 2025, 20h59





