Nolito é cabeça-de-cartaz nos Prémios Stromp
Gonzalo Romero, 'Nolito', vai ser esta segunda-feira distinguido nos Prémios Stromp como Atleta do Ano, mais alto galardão atribuído pelo Grupo Stromp no universo leonino. Júlio Rendeiro, Ângelo Girão, Rafa Bessa, Xano Edo e a equipa de Hóquei em Patins também serão reconhecidos.

O Grupo Stromp entrega, na noite desta segunda-feira, os galardões anuais que, desde 1963, distinguem figuras e equipas do universo do Sporting Clube de Portugal.
Este ano, o novo capitão da equipa de Hóquei em Patins, Gonzalo Romero, "Nolito", é distinguido com o galardão "Atleta do Ano", talvez o principal galardão no eclético universo leonino.
A honra coube a Pedro Gil em 2020 e a Ângelo Girão em 2018, sendo antes necessário recuar até 1991 para encontrar outro hoquista, quando António Chambel foi distinguido como "Atleta de Alta Competição".
Nolito chegou ao Sporting em 2018, com impacto imediato, sendo figura na conquista das Liga Europeia e Champions League, prova máxima europeia, de 2019, 2021 e 2024. Aos 33 anos, o internacional argentino, campeão do Mundo em 2015 e 2022, herdou a braçadeira de Ângelo Girão e ergueu o Mundial de Clubes na sua San Juan natal.
De resto, a conquista do Mundial de Clubes vale à equipa de Hóquei em Patins, a distinção "Mundial" por inerência, mas os galardões sobre rodas não ficarão por aí.
Na cerimónia, será recordado Júlio Rendeiro com o prémio Saudade. O capitão da "equipa maravilha" da década de 70, distinguido como "Atleta Amador" em 1976, faleceu no passado mês de Novembro.
Também agraciado será Ângelo Girão, recebendo o prémio Especial Carreira. Girão despediu-se das pistas no final da temporada passada, depois de 11 épocas de leão ao peito em que foi basilar no alavancar do projecto leonino no regresso ao mais alto patamar da modalidade.
Por inerência, em virtude da conquista do Campeonato da Europa por Portugal em Setembro último, também receberão o Stromp "Europeu" Rafa Bessa e Xano Edo.
Segunda-feira, 15 de Dezembro de 2025, 12h55








