Porto vence Oliveirense no arranque da 8ª jornada

Na abertura de uma 8ª jornada que terá o jogo entre Óquei de Barcelos e Sanjoanense adiado, o Porto venceu a Oliveirense por 2-1 e sobe, à condição, ao 5º lugar. Carlo Di Benedetto e Gonçalo Alves marcaram para os dragões, com Nuno Santos a apontar o tento dos visitantes.

Porto vence Oliveirense no arranque da 8ª jornada

A 8ª jornada arrancou com um triunfo tangencial do Porto sobre a Oliveirense por 2-1 que vale, no imediato, a subida ao 5º lugar, passando Tomar, que ainda joga este fim-de-semana, e a própria equipa de Oliveira de Azeméis.

O Porto entrou forte, a assumir todas as despesas do jogo e, aos cinco minutos e meio, Gonçalo Alves para serviu Carlo Di Benedetto ao segundo poste para o gaulês encostar para o tento inaugural. Mas a resposta foi pronta.

Num remate de meia distância de Nuno Santos, tão inusitado como a (má) abordagem de Xavi Malián ao lance, a Oliveirense repunha a igualdade e a equipa de Paulo Freitas acusava o escapar da vantagem e cedeu terreno, com a Oliveirense a subir linhas.

E a equipa de Nuno Resende acabaria por pagar a "ousadia". Aos oito minutos, Carlo Di Benedetto interceptou um passe, deixou para Gonçalo Alves que, sem oposição, não perdoou. E, em termos de mudanças no marcador, era tudo.

Não faltaram oportunidades, principalmente para os azuis-e-brancos, mas Bernardo Mendes - como Xavi Malián - fechou a porta.

O Porto dispôs de uma superioridade numérica depois de azul a Bruno Di Benedetto a minuto e meio do intervalo, mas não aproveitou. No embalo do ascendente proporcionado por mais um jogador, os dragões continuaram por cima, mas sem eficácia.

Entrando com sete faltas nos derradeiros cinco minutos, o Porto chegou à 10ª minuto e meio depois, num lance em que foi entendida falta atacante do capitão Gonçalo Alves quando este reclamava grande penalidade. Foi um decisão a merecer discussão, mas, se a dupla de arbitragem "deu" à Oliveirense com a mão de Marcelo Cardoso, "tirou" com a mão de Fernando Vasconcelos...

Chamado ao livre directo, Marc Rouzé bateu Malián com uma bela execução técnica para o que seria o 2-2 e o primeiro golo do jovem internacional francês no campeonato, mas o golo não foi validado por eventual bola alta - e, na subida, fica o benefício da dúvida num lance complexo de ajuizar -, e o 2-1 persistiu até ao apito final.

Este sábado, disputam-se mais quatro jogos da 8ª jornada, com destaque para o duelo entre Braga e Benfica, respectivamente 4º e 1º classificados, estando o percurso 100% vitorioso das águias à prova.

Seriam cinco as partidas deste sábado, mas Óquei de Barcelos e Sanjoanense acordaram o adiamento em virtude de uma indisposição do ecónomo alvinegro Hernâni Costa que o levou ao hospital.

Segunda-feira, o Turquel recebe o Valongo.

8ª jornada

Porto 2-1 Oliveirense • 5.Dez

• Juv. Pacense vs. Tomar • 6.Dez, 17h30

• Braga vs. Benfica • 6.Dez, 18h

• Carvalhos vs. Póvoa • 6.Dez, 18h

• Riba d'Ave vs. Sporting • 6.Dez, 19h

• Óquei de Barcelos vs. Sanjoanense • adiado

• Turquel vs. Valongo • 8.Dez, 18h

Classificação

1º Benfica¹ (21 pontos), 2º Óquei de Barcelos¹ (18), 3º Sporting¹ (16), 4º Braga¹ (16), 5º Porto (13), 6º Tomar¹ (12), 7º Oliveirense (11), 8º Sanjoanense¹ (9), 9º Valongo¹ (8), 10º Riba d'Ave² (6), 11º Turquel¹ (6), 12º Juv. Pacense² (4), 13º Carvalhos¹ (1), 14º Póvoa¹ (0)

¹ menos um jogo, ² menos dois jogos,

Horários das partidas na hora local (Portugal continental).

AMGRoller Compozito
Outros artigos da edição
Carlo e Bruno: duelo de irmãos com golo

Carlo e Bruno: duelo de irmãos com golo

Carlo, o primeiro Di Benedetto no campeonato português, e Bruno, o último a chegar, vão defrontar-se pela nona vez em Portugal. Se Carlo tem créditos firmados - e é, destacado, o melhor marcador do Porto -, Bruno vai paulatinamente assumindo-se como figura na Oliveirense.

Porto e Oliveirense abrem 8ª jornada

Porto e Oliveirense abrem 8ª jornada

A 8ª jornada do Campeonato Placard arranca com jogo grande entre Porto e Oliveirense. As duas equipas estão separadas por apenas um ponto, mas, com um início de prova irregular, longe do topo da classificação. Destaque também para as viagens de Benfica e Sporting ao Minho.