Porto e Oliveirense abrem 8ª jornada
A 8ª jornada do Campeonato Placard arranca com jogo grande entre Porto e Oliveirense. As duas equipas estão separadas por apenas um ponto, mas, com um início de prova irregular, longe do topo da classificação. Destaque também para as viagens de Benfica e Sporting ao Minho.

Após os 32-avos-de-final da Taça de Portugal - e já conhecido o caminho até à Final Four -, regressa, já esta sexta-feira, o Campeonato Placard, com o arranque da 8ª jornada.
Na abertura da ronda, há jogo grande no Dragão Arena, com um duelo entre Porto e Oliveirense. Mas, não deixando de ser jogo grande, encontram-se duas equipas aquém do expectável, num início de temporada irregular.
Porto e Oliveirense somam apenas três vitórias em sete jogos, sendo que os dragões têm três derrotas e um empate e a equipa de Oliveira de Azeméis tem duas derrotas, dois empates e, consequentemente, mais um ponto que lhe vale o 6º lugar, à frente do adversário desta sexta-feira.
Se as duas equipas estão separadas por apenas um golo a nível ofensivo, a nível defensivo há um "mundo" entre elas. O Porto, que foi a defesa menos batida na pretérita temporada, tem mais 10 golos sofridos que a equipa de Nuno Resende, que é a terceira melhor defesa. Apenas Turquel, Carvalhos e Póvoa - as três equipas recém-regressadas à I Divisão e as três que perderam com a Oliveirense - têm mais golos sofridos do que os orientados por Paulo Freitas.
Este será o primeiro duelo entre Porto e Oliveirense esta época, quando, na época passada, houve cinco. A Oliveirense venceu o primeiro, para a Elite Cup, com o Porto a vencer os restantes quatro: os dois na fase regular do campeonato e os dois dos quartos-de-final da Champions League.
De resto, nos últimos 13 confrontos no Dragão Arena, o Porto só não venceu em 2023/24, quando a Oliveirense ganhou por expressivos 0-5. Mas, nessa edição, os dragões até terminariam campeões.
Benfica em Braga e Sporting em Riba d'Ave
No topo da classificação, o Benfica - só com vitórias e mais 10 pontos que Oliveirense e mais 11 que Porto - desloca-se a Braga, actual 4º classificado "ex aequo" com o 3º, Sporting. Será um grande teste ao percurso vitorioso das águias e, atentando à classificação, este é que será o jogo grande da ronda.
Com apenas uma derrota no campeonato, precisamente no João Rocha, os bracarense têm tido um arranque de temporada auspicioso às ordens de Jorge Silva. Para além do percurso no campeonato, cumpriram na Taça de Portugal, eliminando Os Limianos e seguindo-se o Lavra nos 16-avos-de-final, e ultrapassaram os italianos do Lodi na WSE Cup, tendo agora pela frente o Calafell nos quartos-de-final.
Em 18 duelos com o Braga como anfitrião, houve 12 vitórias do Benfica, três empates e três vitórias bracarenses. O último empate aconteceu em 2023/24 e a última vitória do Braga em 2021/22.
O Sporting, na perseguição a Benfica e Óquei de Barcelos (que recebe a Sanjoanense), desloca-se a Riba d'Ave. A equipa de Jorge Ferreira ocupa o 10º lugar, mas soma por vitórias os dois jogos terminados - faltando conhecer o desfecho do jogo com o Juventude Pacense - no "Inferno das Tílias".
Para já, o histórico de confrontos, joga totalmente a favor dos leões. O Sporting venceu todos os 20 jogos oficiais que disputou com o Riba d'Ave, 17 para o campeonato. Mas, na última deslocação, em Janeiro último, o triunfo foi garantido a apenas meio minuto do fim.
8ª jornada
• Porto vs. Oliveirense • 5.Dez, 20h
• Juv. Pacense vs. Tomar • 6.Dez, 17h30
• Braga vs. Benfica • 6.Dez, 18h
• Carvalhos vs. Póvoa • 6.Dez, 18h
• Riba d'Ave vs. Sporting • 6.Dez, 19h
• Óquei de Barcelos vs. Sanjoanense • 6.Dez, 21h30
• Turquel vs. Valongo • 8.Dez, 18h
Classificação
1º Benfica (21 pontos), 2º Óquei de Barcelos (18), 3º Sporting (16), 4º Braga (16), 5º Tomar (12), 6º Oliveirense (11), 7º Porto (10), 8º Sanjoanense (9), 9º Valongo (8), 10º Riba d'Ave¹ (6), 11º Turquel (6), 12º Juv. Pacense¹ (4), 13º Carvalhos (1), 14º Póvoa (0)
¹ menos um jogo
Horários das partidas na hora local (Portugal continental).
Quinta-feira, 4 de Dezembro de 2025, 23h25


