Benfica e Sporting passam testes no Minho

Benfica, a vencer em Braga para manter o pleno de vitórias, e Sporting, passando tangencialmente em Riba d'Ave, cumpriram na deslocação ao Minho da 8ª jornada. O Carvalhos somou a primeira vitória e o Tomar conseguiu um empate em Paços de Ferreira sobre o apito.

Benfica e Sporting passam testes no Minho

Com o jogo entre Óquei de Barcelos, 2º à entrada para esta ronda, e Sanjoanense adiado para 14 de Janeiro, Benfica e Sporting cumpriram na deslocação ao Minho.

As águias, sem Nil Roca nem Zé Miranda (viajaram os jovens Miguel Matias e Diogo Duarte), venceram na complicada visita ao Pavilhão das Goladas por 2-5. Roberto Di Benedetto marcou logo no primeiro lance e, de grande penalidade, João Rodrigues ampliou a cinco minutos e meio do intervalo.

Nos protestos pela grande penalidade, o técnico bracarense Jorge Silva foi expulso, mas os jogadores não baixaram os braços, pecando, no entanto, na eficácia. Nem quando Roberto Di Benedetto viu azul a dois minutos do descanso, nem quando dispôs de livre directo pela 10ª falta logo aos seis minutos da etapa complementar.

Pouco depois, quando Paulo Pereira viu azul, João Rodrigues aproveitou para fazer o 0-3, mas Santi Chambella até conseguiu reduzir. Porém, um minuto depois de reposta a igualdade numérica, Di Benedetto fazia o 1-4.

O Benfica geria a sua vantagem, mas o Braga alimentaria esperança com o segundo golo, por Pedro Mendes. A eficácia voltaria a marcar diferença. Na 10ª falta bracarense, Lucas Ordoñez batia Diogo Fernandes para o 2-5 que confirmava a oitava vitória em outros tantos jogos das águias.

Sporting à tangente

No "Inferno das Tílias", o Sporting venceu por tangencial 2-3 num jogo de golos de bola parada.

Rafa Bessa, perto do intervalo, marcou de grande penalidade, e Danilo Rampulla, aos quatro minutos da segunda parte, ampliava. De pronto, Nanu Castro reduzia de penálti, e o internacional jovem argentino igualaria de livre directo, na 10ª falta leonina, aos 14 minutos.

A vantagem leonina esvaía-se, mas por pouco tempo. Menos de meio minuto. No único golo de bola corrida do jogo, Rampulla desequilibrava definitivamente o marcador.

Primeira vitória do Carvalhos

Nos Carvalhos, num duelo entre os dois mais mal classificados do Campeonato Placard, a equipa da casa venceu o Póvoa por 6-3.

No triunfo da equipa de Ricardo Geitoeira, Damián Paez e Rúben Sousa bisaram, e Miguel Afonso e Afonso Lima apontaram os restantes golos.

O Póvoa recuperou sucessivas desvantagens, com Carlos Loureiro a empatar a um ainda na primeira parte, e Rodrigo Fernandes a fazer o 2-2 e o 3-3 já na segunda. Quando Afonso Lima fez o 4-3 a 14 minutos do fim, o Carvalhos fugiu definitivamente.

Tomar conquista ponto sobre a buzina

Em Paços de Ferreira, Juventude Pacense e Tomar dividiram pontos com um empate a três. Mas, a dois minutos do fim, os pacenses venciam por 3-1...

Zé Miguel e Joca Guimarães marcaram dois golos em menos de um minuto para um 2-0 com menos de 10 minutos jogados.

O Tomar desperdiçou uma grande penalidade, por Remi Herman, mas sobreviveria a uma inferioridade por azul a Xanoca a quatro minutos do descanso, e a dupla vantagem persistiu até aos nove minutos da etapa complementar.

E, quando Filipe Almeida reduziu, José Cancela tardaria menos de cinco minutos a repôr os dois golos de diferença. Faltavam 11 minutos para o final e o Juventude Pacense procuraria segurar os três pontos.

O Tomar procurava relançar o jogo, e teve soberana oportunidade a quatro minutos do fim, na 10ª falta pacense, mas Julian Tamborindegui não conseguiu bater Gabriel Costa. No entanto, já nos dois minutos finais, Ivo Silva dava alento à intenção da equipa de Nuno Lopes. E a busca pela igualdade seria premiada no último toque tomarense na bola. Sobre a buzina, Filipe Almeida atirou para a área e João Pedro Inácio desviou para o fundo das redes.

O Juventude Pacense soma o quinto ponto, ainda pendente do desfecho da partida interrompida de Riba d'Ave, ao passo que o Tomar tem 13, os mesmo do Porto.

Esta segunda-feira, Turquel e Valongo "acertam" o seu calendário, mas ficará a faltar o tal jogo entre Óquei de Barcelos e Sanjoanense para fechar esta 8ª jornada.

8ª jornada

Porto 2-1 Oliveirense • 5.Dez

• Juv. Pacense 3-3 Tomar • 6.Dez

• Braga 2-5 Benfica • 6.Dez

Carvalhos 6-3 Póvoa • 6.Dez

• Riba d'Ave 2-3 Sporting • 6.Dez

• Turquel vs. Valongo • 8.Dez, 18h

• Óquei de Barcelos vs. Sanjoanense • 14.Jan, 21h30

Classificação

1º Benfica (24 pontos), 2º Sporting (19), 3º Óquei de Barcelos¹ (18), 4º Braga (16), 5º Porto (13), 6º Tomar (13), 7º Oliveirense (11), 8º Sanjoanense¹ (9), 9º Valongo¹ (8), 10º Riba d'Ave¹ (6), 11º Turquel¹ (6), 12º Juv. Pacense¹ (5), 13º Carvalhos (4), 14º Póvoa (0)

¹ menos um jogo

Horários das partidas na hora local (Portugal continental).

AMGRoller Compozito
Outros artigos da edição
Aina, Rainha da Patinagem de Espanha

Aina, Rainha da Patinagem de Espanha

Depois de ter sido escolhida como 'Melhor Desportista' em 2022 pela União de Federações Desportivas da Catalunha, Aina Florenza vai ser galardoada pela multidisciplinar Federação Espanhola de Patinagem como 'Desportista do Ano' de 2025. A jogadora que trocou o

Porto vence Oliveirense no arranque da 8ª jornada

Porto vence Oliveirense no arranque da 8ª jornada

Na abertura de uma 8ª jornada que terá o jogo entre Óquei de Barcelos e Sanjoanense adiado, o Porto venceu a Oliveirense por 2-1 e sobe, à condição, ao 5º lugar. Carlo Di Benedetto e Gonçalo Alves marcaram para os dragões, com Nuno Santos a apontar o tento dos visitantes.

Carlo e Bruno: duelo de irmãos com golo

Carlo e Bruno: duelo de irmãos com golo

Carlo, o primeiro Di Benedetto no campeonato português, e Bruno, o último a chegar, vão defrontar-se pela nona vez em Portugal. Se Carlo tem créditos firmados - e é, destacado, o melhor marcador do Porto -, Bruno vai paulatinamente assumindo-se como figura na Oliveirense.

Porto e Oliveirense abrem 8ª jornada

Porto e Oliveirense abrem 8ª jornada

A 8ª jornada do Campeonato Placard arranca com jogo grande entre Porto e Oliveirense. As duas equipas estão separadas por apenas um ponto, mas, com um início de prova irregular, longe do topo da classificação. Destaque também para as viagens de Benfica e Sporting ao Minho.