Aina, Rainha da Patinagem de Espanha
Depois de ter sido escolhida como 'Melhor Desportista' em 2022 pela União de Federações Desportivas da Catalunha, Aina Florenza vai ser galardoada pela multidisciplinar Federação Espanhola de Patinagem como 'Desportista do Ano' de 2025. A jogadora que trocou o

Aina Florenza recebe, no próximo dia 30 de Janeiro, o galardão de "Desportista do Ano" de 2025 da multidisciplinar Real Federação Espanhola de Patinagem. A cerimónia - que também galardoa Chevi Guzmán, da Patinagem de Velocidade - decorrerá no auditório "Pabellón Goyeneche" do Comité Olímpico Espanhol, em Madrid.
Em 2022, Aina foi coroada na Catalunha. Um prémio entregue pela União de Federações Desportivas da Catalunha, o primeiro entregue a alguém do Hóquei em Patins em 26 edições da Festa do Desporto Catalão. Agora, chega o reconhecimento da federação estatal de Patinagem, na sua XI Gala.
Aina é, para alguns, a melhor jogadora de Hóquei em Patins do Mundo. Aos 23 anos, caminha para ser a melhor marcadora da OK Liga pela sexta temporada consecutiva, somando 16 golos em nove jogos, só não tendo marcado quando o Vila-sana ficou a zeros, na derrota por 4-0 em Fraga.
Desde a pandemia que ninguém marca mais que Aina no competitivo campeonato espanhol, ainda que na pretérita temporada tivesse um "empate técnico" com Sara Roces. Marcaram ambas 43 golos, mas Aina disputou menos uma partida.
Natural de Mataró, Aina trocou o Palau, onde estava desde 2018, pelo Vila-sana no último defeso. Pelo dinheiro, pela oportunidade de viver do Hóquei em Patins, confessou sem hipocrisias. E o Vila-sana, com argumentos reforçados, ambiciona ganhar tudo. Por exemplo, a Champions League, que Aina ganhou três vezes pelo Palau.
Na última edição da principal prova europeia de clubes, o Palau venceu com Aina como sua melhor marcadora, com seis golos, bem longe dos 16 conseguidos por Roces. Mas, meses mais tarde, Aina reclamava protagonismo maior no Campeonato da Europa, com 14 golos pela Espanha para o oitavo título continental consecutivo de "La Roja", incluindo dois "hat-tricks" nos dois jogos com Portugal, no fecho da fase de grupos e na final.
Em 2024, a distinção de "Desportista do Ano" também sorriu a um jogador de Hóquei em Patins, Pau Bargalló, capitão da selecção campeã do Mundo em Novara que entretanto reforçara o Benfica. Está afastado das pistas desde Maio por lesão.
Esta foi a terceira vez que estes galardões foram entregues. Natalia Baldizzone (Patinagem Artística) também foi reconhecida nos prémios de 2024, ao passo que Pau Garcia (Patinagem Artística) e Ana Sierra (Hóquei em Linha) reclamaram o galardão de 2023.
Sábado, 6 de Dezembro de 2025, 10h26





