Porto enche saco de prendas no Dragão

Na despedida de 2025 e imbuído de espírito natalício para os seus adeptos, o Porto marcou 11 golos, mais dos que já tinha marcado em qualquer partida esta época, vencendo a Sanjoanense. Os dragões alcançam pontualmente o Braga, e mudam o ano no 4º lugar.

Porto enche saco de prendas no Dragão

Em jogo a contar para a 10ª jornada, o Porto venceu a Sanjoanense por 11-4. Na despedida de 2025 e a poucos dias do Natal, os dragões presentearam os seus adeptos com duas mãos cheias e ainda mais um golo, quando, esta época, ainda não tinha ido além dos seis, conseguidos já neste mês de Dezembro frente ao Saint-Omer.

Com apenas minuto e meio jogado, Carlo Di Benedetto inaugurou o marcador. A Sanjoanense respondeu de pronto, com Hugo Santos a deixar para João Pedro Pereira disparar um "míssil" para o fundo das redes de Xavi Malián, mas, antes de estarem cumpridos quatro minutos, Carlo bisou, respondendo a uma excelente assistência de Gonçalo Alves.

Aos 10 minutos, o Porto destacou-se com Gonçalo Alves a marcar de grande penalidade e, logo a seguir, Carlo Di Benedetto serviu Rafa para o 4-1.

Em superioridade numérica por azul a Ezequiel Mena, a Sanjoanense reduziu por Alex Mount, mas, reposta a igualdade, houve nova grande penalidade (muito contestada) e Gonçalo bisou da marca de castigo máximo.

Pol Manrubia, de muito longe, bateu Juan Manuel Carrión para o 6-2 e, a quatro minutos e meio do final, Joel Martin viu azul. E, antes de sair, viu outro. Com quatro minutos de superioridade, Carlo Di Benedetto chegou ao hat-trick. Hugo Santos reduziu para 7-3 a poucos segundos do intervalo.

Para a segunda parte, Reinaldo Ventura lançou Tiago Freitas para tentar travar o ímpeto ofensivo da equipa orientada pelo pai Paulo Freitas, mas, com pouco mais de dois minutos, Mena fazia o 8-3. O jogo estava definido e os golos continuariam.

Aos seis minutos, de grande penalidade, Hugo Santos reduziu, mas não conseguiu ser igualmente eficaz na 10ª falta azul-e-branca, e começava a faltar - naturalmente - ânimo aos alvinegros.

A meio desta etapa complementar, Rafa fazia o nono tento e, pouco depois, Hélder Nunes, com dois golos num ápice, elevava para 11-4.

O Porto igualava os 11 golos conseguidos pelo Sporting nos Carvalhos (então numa vitória por 0-11) e ficava por aí, apesar de faltarem jogar mais de 10 minutos. Na mais flagrante oportunidade da Sanjoanense até final, na 15ª falta do Porto, Alex Mount desperdiçou e a partida terminaria aquém dos 16 golos do 7-9 entre Póvoa e Óquei de Barcelos.

Com esta vitória, o Porto iguala o Braga com 19 pontos, subindo ao 4º lugar pela diferença de golos.

Esta 10ª jornada, que fecha 2025 na categoria máxima, tem este sábado o terceiro de cinco dias de jogos, com o Turquel a receber o Póvoa num duelo de recém-regressados à I Divisão.

10ª jornada

• Carvalhos 5-9 Benfica • 17.Dez

• Tomar 0-3 Sporting • 17.Dez

Óquei de Barcelos 7-3 Braga • 17.Dez

Porto 11-4 Sanjoanense • 19.Dez

• Turquel vs. Póvoa • 20.Dez, 21h

• Riba d'Ave vs. Valongo • 21.Dez, 17h

• Juv. Pacense vs. Oliveirense • 22.Dez, 21h30

Classificação

1º Benfica (30 pontos), 2º Sporting (25), 3º Óquei de Barcelos¹ (24), 4º Porto (19), 5º Braga (19), 6º Tomar (13), 7º Oliveirense¹ (12), 8º Sanjoanense¹ (12), 9º Valongo¹ (11), 10º Riba d'Ave² (7), 11º Turquel¹ (6), 12º Juv. Pacense² (5), 13º Carvalhos (4), 14º Póvoa¹ (0)

¹ menos um jogo, ² menos dois jogos

Horários das partidas na hora local (Portugal continental).

Gostou deste artigo?

Apoie outras causas

AMGRoller Compozito
Outros artigos da edição
RHC Wimmis
Apuramento épico do Wimmis no fecho dos 'oitavos' da WSE Trophy

Apuramento épico do Wimmis no fecho dos 'oitavos' da WSE Trophy

A poucos dias de completar 50 anos, o Wimmis viveu uma tarde mágica ao vencer o Roubaix para carimbar o apuramento para os quartos-de-final da WSE Trophy, onde vai defrontar o Sarzana. A dois minutos do fim, a equipa de Rui Ribeiro estava eliminada...

Turquel despede-se de 2025 da melhor forma

Turquel despede-se de 2025 da melhor forma

Depois de cinco derrotas consecutivas para o Campeonato Placard, o Turquel encerrou 2025 da melhor forma ao golear o Póvoa por 10-4. A equipa da Aldeia do Hóquei soma já nove pontos, ao passo que os poveiros entrarão no novo ano ainda em busca dos primeiros pontos.