Riba d'Ave 'vira' e vence Valongo

O Riba d'Ave virou o resultado desfavorável ao intervalo para vencer o Valongo no 'Inferno das Tílias', e fecha 2025 encostado aos valonguenses na classificação da fase regular do Campeonato Placard.

Riba d'Ave 'vira' e vence Valongo

O Riba d'Ave venceu, este domingo, o Valongo por 2-1, fechando 2025 em 10º lugar, com 10 pontos, apenas menos um que os valonguenses. A equipa de Jorge Ferreira continua a aguardar o desfecho da partida frente ao Juventude Pacense, mas dificilmente lhe será favorável. E, também por isso, cada ponto conquistado vale mais.

No regresso ao 'Inferno das Tílias' depois de cinco épocas no comando técnico dos ribadavenses, Raul Meca não poderia desejar melhor início de partida. Muito cedo, num remate ainda da sua meia pista, Franco Pósito inaugurou o marcador.

Era um regresso para Meca, mas também para Pósito (três temporadas nos ribadavenses) e Folhetas (duas), figuras maiores do Riba d'Ave da pretérita temporada que acompanharam o técnico para Valongo, e para João Pedro (2020/21), e, apesar da resposta da equipa da casa, agora treinada por Jorge Ferreira, a partida parecia controlada.

Pósito desperdiçou um livre directo - o que não acontece muita vez - e o Valongo dispôs de uma superioridade numérica, por azul a Guilherme Azevedo, mas não aproveitou para dilatar. E que falta faria mais um golo...

Na segunda parte, foi Antoine Thebaud a desperdiçar um livre directo, num jogo em que Álvaro Sheda e Guga Bento foram inultrapassáveis em bolas paradas. Pósito voltaria a tentar de grande penalidade e também Pedro Batista não conseguiu marcar para os valonguenses, tal como Gustavo Pato para os ribadavenses.

No embalo do incansável apoio da sua "Curva Sul", o Riba d'Ave chegaria à igualdade aos 10 minutos desta etapa complementar, com Daniel Pinheiro a reagir rápido a um corte incompleto após uma transição rápido.

Em busca de três pontos importantes para, em primeira instância, fugir da zona de despromoção, as transições sucediam-se, mas o resultado seria definido num lance estudado.

A cerca de cinco minutos do intervalo, com uma falta perto da área valonguense, o Riba d'Ave teve um desconto de tempo. Se se falou do lance ou se o lance estava pronto, ficará entre Jorge Ferreira e os seus jogadores, mas Guilherme Azevedo deixou para o "remate" de Daniel Pinheiro, e este colocou no coração da área, onde Gustavo Pato recebeu e rodou para fazer o 2-1 que seria final.

O Campeonato Placard despede-se esta segunda-feira de 2025, com o Juventude Pacense a receber a Oliveirense.

10ª jornada

• Carvalhos 5-9 Benfica • 17.Dez

• Tomar 0-3 Sporting • 17.Dez

Óquei de Barcelos 7-3 Braga • 17.Dez

Porto 11-4 Sanjoanense • 19.Dez

Turquel 10-4 Póvoa • 20.Dez

Riba d'Ave 2-1 Valongo • 21.Dez

• Juv. Pacense vs. Oliveirense • 22.Dez, 21h30

Classificação

1º Benfica (30 pontos), 2º Sporting (25), 3º Óquei de Barcelos¹ (24), 4º Porto (19), 5º Braga (19), 6º Tomar (13), 7º Oliveirense¹ (12), 8º Sanjoanense¹ (12), 9º Valongo (11), 10º Riba d'Ave¹ (10), 11º Turquel (9), 12º Juv. Pacense² (5), 13º Carvalhos (4), 14º Póvoa (0)

¹ menos um jogo, ² menos dois jogos

Horários das partidas na hora local (Portugal continental).

AMGRoller Compozito