Natal encarnado

Esta segunda-feira, o Campeonato Placard entrou definitivamente de 'férias' para celebração do Natal. Com dois jogos em atraso nas contas das 10 jornadas disputadas, o Benfica lidera só com vitórias e o Póvoa é lanterna-vermelha só com derrotas. Hugo Santos é o melhor marcador.

Natal encarnado

Com a vitória da Oliveirense em Paços de Ferreira, o Campeonato Placard entrou definitivamente de férias para celebração do Natal. Os jogos regressam logo a 4 de Janeiro e dificilmente haverá margem para excessos na Passagem de Ano.

Cumpridas estão 10 jornadas da fase regular. Bem, quase. Em atraso nas contas está um malfadado jogo entre Riba d'Ave e Juventude Pacense, que não terminou e deve "cair" (disciplinarmente) para os pacenses, e uma partida entre Óquei de Barcelos e Sanjoanense, adiada - para 14 de Janeiro - por uma indisposição que, infelizmente, terminaria com o adeus a Hernâni Costa.

A classificação está ordenada entre dois extremos. Na liderança, o Benfica só tem vitórias, perseguindo o seu melhor registo de sempre, as 12 vitórias consecutivas em 2015/16. No último lugar, o Póvoa, de regresso à categoria máxima depois de um hiato de 10 épocas, só tem derrotas.

Entre águias e poveiros, merecerão destaque particular Óquei de Barcelos e Juventude Pacense.

Os barcelenses perderam na 1ª jornada, no Dragão Arena, mas depois venceram todos os jogos, mesmo sem contar com o capitão Luís Querido ou, nas últimas jornadas, Miguel Vieira. Estão em 3º, atrás do Sporting, mas com um jogo a menos.

Pela negativa, o Juventude Pacense, 6º na fase regular na pretérita temporada, está abaixo da linha de água. Tem um jogo a menos, mas mesmo tomando essa vitória por garantida, os três pontos não seriam suficientes para sair de uma zona que lhes tem sido estranha desde que subiram em 2023.

Nos primeiros lugares, destaque também para a campanha do "novo" Braga, às ordens de Jorge Silva, "ex aequo" com o Porto em 4º lugar, com 19 pontos, só tendo perdido contra os três primeiros.

Na zona de despromoção, para além de Póvoa, sem qualquer ponto, e Juventude Pacense, com cinco pontos (e menos um jogo), está também o Carvalhos, outra equipa regressada este ano à categoria máxima. De resto, no habitual sobe-e-desce, nota para o Turquel, único recém-regressado acima da linha de água, já com nove pontos. Mas é o primeiro acima dessa linha...

No que a golos diz respeito, o Óquei de Barcelos, mesmo com menos um jogo, é o mais profícuo, com 49 tentos conseguidos, ao passo que o Benfica - entre Conti e Pedro Henriques - tem a defesa menos batida, com 16 golos consentidos. O Riba d'Ave é o pior ataque, mas também com menos um jogo, ao passo que o Carvalhos, já com 59 golos sofridos, tem a defesa mais permissiva.

Na Póvoa, há dois registos de assinalar. O 0-11 conseguido pelo Sporting é a maior goleada desta fase regular, e o 7-9 na recepção ao Óquei de Barcelos é o jogo com mais golos no total.

Hugo Santos goleador-mor

Individualmente, Hugo Santos, da Sanjoanense, lidera a lista de melhores marcadores, com 17 golos, sendo também o maior contribuinte para os golos da sua equipa, com 49%.

Em termos de golos conseguidos, o internacional jovem português é seguido bem de perto pelo barcelense Miguel Rocha e pelo portista Carlo Di Benedetto, ambos com 16 golos conseguidos.

Em termos de contribuição, Nanu Castro é o segundo mais decisivo, com 41% dos golos do Riba d'Ave. No outro extremo, no Juventude Pacense, os mais certeiros são Diogo Abreu, Miccoli e Zé Miguel, todos com cinco golos, contribuindo cada um para "apenas" 19% dos tentos da equipa de Hugo Azevedo.

Por curiosidade, nos 15 melhores marcadores, com nove ou mais golos marcados, há oito portugueses e sete estrangeiros: quatro argentinos, dois franceses e um espanhol.

Classificação

1º Benfica (30 pontos), 2º Sporting (25), 3º Óquei de Barcelos¹ (24), 4º Porto (19), 5º Braga (19), 6º Oliveirense (15), 7º Tomar (13), 8º Sanjoanense¹ (12), 9º Valongo (11), 10º Riba d'Ave¹ (10), 11º Turquel (9), 12º Juv. Pacense¹ (5), 13º Carvalhos (4), 14º Póvoa (0)

¹ menos um jogo

11ª jornada

• Benfica vs. Sporting • 4.Jan, 15h

• Carvalhos vs. Óquei de Barcelos • 4.Jan, 18h

• Braga vs. Turquel • 4.Jan, 18h

• Valongo vs. Juv. Pacense • 4.Jan, 18h

• Oliveirense vs. Tomar • 4.Jan, 18h

• Sanjoanense vs. Riba d'Ave • 4.Jan, 18h30

• Póvoa vs. Porto • 4.Jan, 20h30

Horários das partidas na hora local (Portugal continental).

AMGRoller Compozito
Outros artigos da edição
Oliveirense fecha ano a vencer fora

Oliveirense fecha ano a vencer fora

A Oliveirense venceu na pista do Juventude Pacense, na sua primeira vitória fora nesta fase regular do Campeonato Placard. A equipa de Nuno Resende construiu uma vantagem sólida nos primeiros 25 minutos, mas que quase escapou na etapa complementar.

Olímpia de Prata para 'Nolito' Romero

Olímpia de Prata para 'Nolito' Romero

Gonzalo Romero foi, esta segunda-feira, distinguido com o Olímpia de Prata do Círculo de Periodistas Deportivos, no reconhecimento como figura do ano no Hóquei em Patins argentino. 'Nolito' estava nomeado com Conti Acevedo e Luchi Agudo, e repete a distinção de 2022.

Riba d'Ave 'vira' e vence Valongo

Riba d'Ave 'vira' e vence Valongo

O Riba d'Ave virou o resultado desfavorável ao intervalo para vencer o Valongo no 'Inferno das Tílias', e fecha 2025 encostado aos valonguenses na classificação da fase regular do Campeonato Placard.