Barcelona arruma a casa a pensar em 2026/27

Entre certezas e rumores, renovações e adeus, o Barcelona vai compondo o seu plantel para 2026/27. Com duas renovações anunciadas, uma contratação assegurada no último defeso e duas na forja para o próximo, os blaugrana querem argumentos para voltar a ganhar na Europa.

Barcelona arruma a casa a pensar em 2026/27
Foto de capa: Víctor Salgado / FC Barcelona

Depois de uma prestação decepcionante na última Champions League, terminando em quinto no seu grupo e sem direito a disputar sequer os quartos-de-final, o Barcelona despediu-se de David Cáceres e chamou Ricardo Ares, treinador que estava de saída do Porto e assinou pelos blaugrana até 2028.

Não houve qualquer reforço para o técnico basco, apesar da saída em fim de contrato de Matias Pascual. Para já, os blaugrana venceram a Supercopa em Setembro, lideram a OK Liga (ainda que pontualmente a par com o Igualada) com o melhor ataque e a melhor defesa na pausa natalícia, e, em três jornadas na Champions, somaram duas vitórias e um empate que os mantêm na rota do apuramento.

Neste mês de Dezembro, vai-se perfilando já a próxima temporada. Primeiro, o anúncio da saída de Pablo Álvarez no final da época. Depois, o anúncio das renovações de Xavi Barroso e Sergi Aragonès até 2029.

Prolongando o contrato, Barroso e Aragonès juntam-se a Ignacio Alabart e Marc Grau, ambos também com contrato até 2029, e a Carles Grau, Eloi Cervera e Ferran Font, todos com vínculo até 2027. E a Nico Ojeda.

Os reforços

O argentino Nico Ojeda foi anunciado como reforço no último defeso, com contrato até 2029, mas ficou cedido ao Lleida, onde está desde 2023. Natural de Mendoza, Ojeda, de 24 anos, soma esta época - a terceira pelo Lleida - 11 golos em 11 jogos na OK Liga, apenas aquém de Roger Presas na lista de melhores marcadores.

Ojeda chegou à Europa em 2020, para o Viareggio, representando depois Hockey Vercelli e Valdagno antes de rumar ao campeonato espanhol. No adeus a Pablito, Ojeda manterá a ligação dos blaugrana à Argentina, numa tradição de mais de três décadas ininterruptas com pelo menos um jogador do país das pampas no plantel.

Na agitação provocada em particular pelo anúncio de saída, vieram à tona dois fortes rumores. Martí Casas, de 30 anos, é falado desde o último defeso, cumprindo a terceira temporada no Reus após meia temporada e meia no Calafell.

Natural de Mataró, estreou-se ali na equipa principal, depois esteve no Vic e no Noia, antes de rumar a Itália e ao Forte em 20218. Foi dispensado a meio de 2021/22, numa decisão que muito se estranhou, e regressou a Espanha para mostrar o seu inquestionável valor, ganhando mesmo lugar em "La Roja".

O Reus ainda estará a tentar prolongar o contrato com Casas, como conseguiu com Marc Julià, que também foi dado como hipótese para o Barcelona, mas as intenções "roig-i-negre" deverão esbarrar na palavra dada pelo atacante aos blaugrana.

Também muito cedo, veio à baila o nome de Davide Gavioli, "soando que..." rumaria ao Palau Blaugrana ao bem informado italiano Paolo Pardini.

Gavioli, de 27 anos, está no Trissino desde 2020, levado do Lodi por Nuno Resende. Campeão europeu de Sub-17 em 2014, é um dos inquestionáveis da selecção italiana e deverá tornar-se o segundo transalpino a representar o gigante da cidade condal depois de Enrico Mariotti.

Enrico, um dos nomes maiores do Hóquei em Patins italiano, representou o Barcelona entre 1996 e 1999, vencendo, entre outros, uma vez a Liga Europeia e duas vezes o campeonato espanhol.

Llorca na porta de saída

Para acomodar três entradas, e mesmo assumindo que Ares poderá querer um 11º jogador forte, mais alguém tem de sair para além de Pablito. E a "fava" deverá calhar a Sergi Llorca, cujo contrato termina.

Agora com 28 anos, Llorca regressou ao Barcelona, onde cumprira grande parte da sua formação, em 2020, após ter estado quatro temporadas cedido.

Uma dúvida entre os postes

Outro que termina contrato é Sergi Fernández, tendo renovado por apenas uma temporada como o Barcelona foi fazendo com Aitor Egurrola.

Aos 40 anos, "Xenxo" está na sua 16ª temporada nos blaugrana e é capitão desde 2024, quando Panadero "pendurou" os patins. "Pana" herdara a braçadeira de Egurrola em 2022 para a envergar durante duas temporadas.

Na sucessão, para ser opção com Carles Grau, é inevitável pensar no imediato em Arnau Martinez, cujo pai e avô defenderam a baliza blaugrana.

Aos 22 anos, o guardião foi escolha do Igualada para colmatar a partida de Torrents para o Óquei de Barcelos, e tem correspondido, sendo um dos baluartes da excelente campanha do Igualada, líder na OK Liga a par do Barcelona.

Para já, provavelmente com o Barcelona com a casa totalmente arrumada para a próxima época, a actual prossegue em 2026, com uma deslocação a Madrid para defrontar o Rivas, a 4 de Janeiro, no fecho da primeira volta da OK Liga, procurando a equipa de Ricardo Ares garantir o lugar de principal cabeça-de-série na Copa del Rey.

Dia 8, para a Champions League, os blaugrana recebem o Saint-Omer.

AMGRoller Compozito