Luís Duarte rende Jofi no Parede
O Parede anunciou a saída de Jofi e a chegada de Luís Duarte ao comando técnico da sua equipa principal. O ex-seleccionador nacional júnior regressa, quase 20 anos depois, a um emblema que representou enquanto jogador e treinador.

Para o Parede, será "Ano Novo, Treinador Novo".
Após duas temporadas às ordens de Kiko Mascarenhas, a levar a equipa à disputa de dois play-offs de subida à categoria máxima, o Parede apostou em João Filipe ("Jofi") para o comando técnico. Volvidas 11 jornadas, há nova mudança no banco, com Jofi - e o adjunto Diogo Dias - a sair e a chegar Luís Duarte.
O Parede ocupa o 10º lugar na Zona Sul da II Divisão, com quatro vitórias, um empate e seis derrotas. Em Dezembro, somou três jogos sem vencer - frente a três equipas que perseguem a liderança do Candelária -, com derrotas nas pistas de Criar-T e Oeiras e um empate na recepção ao Paço de Arcos, e tal, como é apanágio no mundo desportivo, sobraria para a equipa técnica...
Regressa Luís Duarte
Quase 20 anos depois de ter orientado a equipa principal das "osgas", Luís Duarte está de regresso. Treinara Paço de Arcos e Alverca antes de assumir funções num Parede que já representara enquanto jogador, mas, depois do "brilharete" com os escalões de formação do Paço de Arcos - com várias conquistas e muitos talentos lançados -, destacar-se-ia como seleccionador nacional de Sub-20.
Luís Duarte assumiu o cargo federativo em 2009, disputando quatro campeonatos da Europa e quatro campeonatos do Mundo, falhando apenas a conquista do Mundial de 2011. Os sete grandes títulos conquistados tornaram-no o mais bem sucedido seleccionador de quinas ao peito.
Em 2017, regressou ao trabalho diário de clube, no Paço de Arcos, onde estaria três temporadas, até 2020. Voltou aos bancos com os Sub-19 e equipa "B" do Benfica na temporada de 2021/22, culminada com o título nacional júnior e um 5º lugar na Zona Sul da II Divisão. Não faltaram convites para assumir outros desafios, mas foi acompanhando a afirmação do filho, Diogo Duarte, que fecha este ano como campeão europeu de Sub-19 e actual melhor marcador da II Divisão, com 22 golos.
Agora, Luís está de novo numa casa que lhe diz muito, herdando uma equipa que pauta pela juventude, e com vários jogadores com quem trabalhou no Benfica, como Diogo Pernas, Jotta, Pedro Lopes, Bernardo Ramalho, Tiago Duarte ou o guarda-redes Kiko Fernandes.
No arranque de 2026, estreia-se com a recepção ao Murches, a 4 de Janeiro, seguindo-se, para os 16-avos-de-final da Taça de Portugal, uma deslocação a Santiago do Cacém.
Sábado, 27 de Dezembro de 2025, 9h29




