A 'crono-escalada' do Oeiras de Ricardo Barreiros

Após uma derrota à 2ª jornada, o Oeiras decidiu apostar em Ricardo Barreiros para o comando técnico, e, com nove jogos sem perder e seis vitórias consecutivas, 'escalou' até ao 2º lugar, igualando um Candelária que tem um jogo a menos, e é candidato ao regresso à I Divisão.

A 'crono-escalada' do Oeiras de Ricardo Barreiros

No arranque da temporada, o "chicote" estalou cedo em Oeiras. João Baltazar deixou o comando técnico com apenas duas jornadas cumpridas - saldadas por um empate e uma derrota - e foi chamado Ricardo Barreiros, seleccionador português de seniores femininos, vice-campeão europeu um mês antes.

Herdando um plantel valoroso, com Diogo Alves a ser reforço de peso para a baliza no defeso, a estreia de Barreiros foi com um empate em Almeirim, frente a'Os Tigres (2-2), seguindo-se a primeiro vitória do Oeiras na Zona Sul da II Divisão, e logo frente a um Criar-T (7-4) que tem andado perto dos lugares de subida. Depois, na pista de outro candidato, o Paço de Arcos, novo empate (5-5).

Finda a 5ª jornada, o Oeiras tinha seis pontos, e estava num desconfortável 9º lugar. Mas, depois, só venceu.

Até esta pausa natalícia, Ricardo Barreiros conduziu os oeirenses a seis vitórias consecutivas e até ao 2º lugar, em igualdade pontual com o líder Candelária, que tem um jogo a menos. Em ritmo de "crono-escalada", com uma cadência forte, o Oeiras venceu Física (3-1) e Murches (6-1), venceu o Entroncamento (2-6) e subiu a 5º, bateu o Alenquer (5-2) e ascendeu ao 4º lugar, triunfou frente à equipa "B" do Sporting (2-4) que Barreiros orientou nas duas últimas temporadas e chegou ao 3º, e, ao vencer o Parede (5-3), subiu a 2º.

Num ápice, o Oeiras voltou a ser forte candidato à subida, e o actual 2º lugar valeria, no final desta primeira fase, a disputa do play-off de subida com o 2º classificado da Zona Norte, em busca de um regresso à I Divisão após um hiato de sete temporadas.

No regresso do campeonato em 2026, o Oeiras desloca-se a Valado dos Frades para defrontar a BIR, penúltima da classificação, a 4 de Janeiro.

'Tomba-gigante'

Enquanto somava vitórias na II Divisão, o Oeiras foi destaque na Taça de Portugal, ao afastar o primodivisionário Valongo, nos 32-avos-de-final, sendo a única equipa de uma categoria inferior a afastar uma equipa do Campeonato Placard.

Na "prova-rainha", o Oeiras - finalista em quatro edições - joga, no dia 10, na pista do Vilafranquense, da III Divisão. Caso confirme o favoritismo, a equipa da Linha de Cascais terá pela frente, na sua casa, Académica de Espinho ou Juventude Pacense. E depois, há, teoricamente, Porto ou Benfica no caminho antes da Final Four.

AMGRoller Compozito
Outros artigos da edição
Víctor Salgado / FC Barcelona
Barcelona arruma a casa a pensar em 2026/27

Barcelona arruma a casa a pensar em 2026/27

Entre certezas e rumores, renovações e adeus, o Barcelona vai compondo o seu plantel para 2026/27. Com duas renovações anunciadas, uma contratação assegurada no último defeso e duas na forja para o próximo, os blaugrana querem argumentos para voltar a ganhar na Europa.