Ares ainda manda no Dragão Arena
O Barcelona venceu o Porto e assumiu a liderança do Grupo A no fim da primeira volta. Ricardo Ares, três vezes campeão nacional pelos dragões e agora técnico dos blaugrana, mostrou conhecer os 'cantos à pista', e impôs a primeira derrota ao Porto de Paulo Freitas no Dragão Arena.

À nona partida no Dragão Arena, o Porto de Paulo Freitas não ganhou em casa, quebrando também o registo vitorioso nas quatro jornadas da Champions League. O culpado foi (também) um "velho conhecido": Ricardo Ares.
De regresso ao Dragão Arena como técnico do Barcelona depois de quatro temporadas nos dragões em que conquistou, por exemplo, três campeonatos nacionais e uma Champions League, Ares liderou o Barcelona a uma vitória por 3-5 e o comando do Grupo A no final da primeira volta da fase de grupos.
Numa primeira parte de muitas cautelas, só Marc Grau marcou, a três minutos e meio do intervalo. Na segunda parte, a toada manteve-se, mas foi-se "desvanecendo" com a eficácia blaugrana. Xavi Barroso - outro ex-dragão - fez o segundo antes de estarem cumpridos três minutos e, depois de Carlo Di Benedetto ter desperdiçado um livre directo, Sergi Llorca ampliou para 0-3.
Carlo reduziu aos nove minutos, e Gonçalo Alves teve novo livre directo um minuto depois, mas também não conseguiu bater Sergi Fernandez. E, à entrada dos 10 minutos finais, Xavi Barroso bisava para o 1-4.
Hélder Nunes reduziu a seis minutos do final, reacendendo a esperança portista de outro desfecho. Sergi Aragonés não tardou a fazer o quinto blaugrana, mas a equipa de Paulo Freitas não baixou os braços.
Num lance demasiado caricato para ser verdade, marcou, mas o golo - com a bola bem para lá da linha, os jogadores do Barcelona resignados e Gonçalo Alves a retirar tranquilamente a bola para o recomeço da partida - não foi validado. E voltou a marcar, desta vez a contar mesmo, por Ezequiel Mena. Mas já era tarde.
Reus vence em França
Em França, o Reus venceu o Saint-Omer por tangencial 1-2, num triunfo difícil, mas que destaca os catalães dos compatriotas do Igualada, que, como os franceses, está fora da zona de apuramento para a Final Eight.
O Reus adiantou-se aos 10 minutos por Pol Martínez, mas o internacional gaulês Thibault Colin igualou cinco minutos volvidos. Na segunda parte, Martí Casas - que estará de partida para o Barcelona no final da temporada - apontou a cinco minutos do fim o tento decisivo na melhor exibição na prova do Saint-Omer de Pedro Chambel.
Os gauleses ainda não têm qualquer ponto, mas, com três jogos em casa na segunda volta, podem "atrapalhar" alguém.
A próxima jornada, primeira da segunda volta, disputa-se a 5 de Fevereiro com a inversão das partidas desta 5ª jornada. Destaque para novo duelo entre Barcelona e Porto, agora no Palau Blaugrana, onde, nos últimos três duelos houve de tudo: empate em 2025, vitória blaugrana em 2017 e vitória azul-e-branca em 2015.
5ª jornada
• Igualada 2-3 Trissino • 21.Jan
• Saint-Omer 1-2 Reus • 22.Jan
• Porto 3-5 Barcelona • 22.Jan
Grupo A
1º Barcelona (13 pontos), 2º Porto (12 pontos), 3º Trissino (10), 4º Reus (6), 5º Igualada (3), 6º Saint-Omer (0)
6ª jornada
• Barcelona vs. Porto • 5.Fev, 20h30
• Trissino vs. Igualada • 5.Fev, 20h45
• Reus vs. Saint-Omer • 5.Fev, 21h
Horários das partidas na hora local (CET). Menos uma hora em Portugal continental.
Quinta-feira, 22 de Janeiro de 2026, 22h18
Gostou deste artigo?








