Riba d’Ave é a única equipa lusa em vantagem, mas está tudo em aberto

O Riba d'Ave foi a única equipa portuguesa a vencer na 1ª mão dos quartos-de-final da WSE Cup, mas só leva um golo de vantagem para Itália. Sanjoanense, apesar da derrota em casa, e Juventude Pacense e Braga, que perderam tangencialmente na Catalunha, também estão na discussão.

Riba d’Ave é a única equipa lusa em vantagem, mas está tudo em aberto

Jogada a 1ª mão dos quartos-de-final da WSE Cup, ninguém pode gabar-se de ter um pé na Final Four. O melhor resultado foi conseguido pelo Lleida, que já conquistou a prova três vezes - e foi finalista na última edição -, e que venceu em São João da Madeira por 2-4. A equipa que conta com o ex-barcelense Dario Giménez foi a única a vencer fora e foi a única a vencer por dois golos.

Sem golos na primeira parte, Nuno Araújo inaugurou o marcador aos dois minutos. "Chino" Miguélez igualou já nos 10 minutos finais, mas Alex Mount não demorou a voltar a colocar os alvinegros na frente do marcador.

No entanto, a maior tarimba europeia do Lleida vingou, com três golos nos derradeiros cinco minutos. Jordi Badia fez o 2-2, o "mago" Giménez consumou a reviravolta e, de livre directo, Nico Ojeda complicou ainda mais a tarefa sanjoanense na 2ª mão.

Entre as equipas portuguesas, o Riba d'Ave - que procura repetir a presença na Final Four um ano depois - foi a única a vencer, batendo os italianos do Monza por 4-3.

Gustavo Pato abriu cedo o marcador, mas o argentino Vale Marzonetto igualou de pronto. Nanu Castro e Antoine Thebaud marcaram para o 3-1 que se registava ao intervalo, mas a equipa orientada por Ivan Jaquierz não baixou os braços.

Fran Bielsa reduziu no início da etapa complementar, e Matteo Zucchetti repôs a desvantagem mínima depois de Daniel Pinheiro ter assinado o quarto tento ribadavense.

Vitórias catalãs, derrotas portuguesas

Para além da vitória do Lleida na pista da Sanjoanense, houve mais duas vitórias catalãs sobre equipas portuguesas, mas tangenciais e na Catalunha.

O Braga perdeu por singelo 1-0 em Calafell, com Aleix Marimón a assinar o único golo da partida para o actual 4º classificado da OK Liga, orientado por Guillem Cabestany.

Em Caldes de Montbui, o Juventude Pacense teve a eliminatória mal encaminhada, mas o recuperar de 5-2 para 5-5 mantém tudo em aberto, não obstante o triunfo do Caldes por 6-5.

Marc Zanón bisou para a equipa de Edu Candami, actual lanterna-vermelha da OK Liga, logo nos dois primeiros minutos de jogo. Miccoli reduziu de livre directo, mas Adrià Ballart, ainda na primeira parte, e Marcos Blanque, no arranque da segunda, fizeram o marcador disparar para 4-1.

Novamento de bola parada, agora numa grande penalidade de Diogo Abreu, o Juventude Pacense reduziu aos seis minutos, mas, a 11 do fim, Humberto Mendes ("Big") fez o quinto golo catalão.

A equipa de Hugo Azevedo tardava em conseguir encontrar forma de voltar a marcar, mas, quando teve uma soberana oportunidade num azul a Big, com quatro minutos para jogar, foi tremendamente eficaz, apontando nada menos que três golos na superioridade numérica.

Filipe Flórido, Diogo Abreu e Joca Guimarães igualavam o jogo a cinco e relançavam completamente a eliminatória. Blanqué fez o 6-5 no último minuto, mas a eliminatória decide-se em Paços de Ferreira.

A 2ª mão joga-se a 7 de Fevereiro.

Quartos-de-final - 1ª mão

• Sanjoanense 2-4 Lleida • 24.Jan

Riba d'Ave 4-3 Monza • 24.Jan

Calafell 1-0 Braga • 24.Jan

Caldes 6-5 Juv. Pacense • 24.Jan

Quartos-de-final - 2ª mão

• Juv. Pacense vs. Caldes • 7.Fev, 17h30

• Braga vs. Calafell • 7.Fev, 18h

• Lleida vs. Sanjoanense • 7.Fev, 20h30

• Monza vs. Riba d'Ave • 7.Fev, 21h

Horários das partidas na hora local.

Gostou deste artigo?

AMGRoller Compozito
Outros artigos da edição
Nove 'portugueses' nos 12 da Argentina para Montreux

Nove 'portugueses' nos 12 da Argentina para Montreux

São nove os argentinos a jogar em Portugal que estão entre os 12 convocados pela Argentina para disputar a Taça das Nações, no início de Abril, em Montreux. Destaque para a chamada de Franco Platero e Facundo Bridge entre os 'lusos', e de Jero Garcia e Bautista Acevedo.

Benfica, Óquei de Barcelos e Porto vencem

Benfica, Óquei de Barcelos e Porto vencem

Nos três primeiros jogos da derradeira jornada da primeira volta, Benfica, Óquei de Barcelos e Porto confirmaram o seu favoritismo. As águias venceram em Oliveira de Azeméis e chegam a meio da prova invictas e com quatro pontos de vantagem para os barcelenses, no 2º lugar.

Três jogos no começar a baixar o pano sobre a primeira volta

Três jogos no começar a baixar o pano sobre a primeira volta

Arranca, este domingo, com três partidas, a última jornada da primeira volta da fase regular do Campeonato Placard. Sem o interesse que poderia ter se a Taça 1947 se disputasse, fica a luta por pontos. O Benfica, que fechará a primeira volta líder, tem a invencibilidade à prova.

Lugares na Final Four confirmados com novas vitórias

Lugares na Final Four confirmados com novas vitórias

Valongo, Giovinazzo, Noisy e Sarzana, agora perante o seu público, repetiram os triunfos da 1ª mão, e são os semifinalistas da WSE Trophy, procurando, na segunda edição da prova, suceder ao Alcoi. A Final Four disputa-se a 14 e 15 de Março.

Oliveirense homenageia Marc Torra

Oliveirense homenageia Marc Torra

A Oliveirense distingue, este domingo, na recepção ao Benfica para o campeonato, Marc Torra. Figura do Hóquei em Patins mundial, Torra pendurou os patins no final da época passada, depois de ser jogador da equipa de Oliveira de Azeméis em sete temporadas e capitão em cinco.

Benfica e Barcelona, invictos, lideram grupos da Champions

Benfica e Barcelona, invictos, lideram grupos da Champions

Cumprido meio caminho na fase de grupos da Champions, Benfica (só com vitórias) e Barcelona (com um empate) estão invictos e lideram os seus grupos. À atenção do campeão Óquei de Barcelos, na pretérita edição, apenas o Porto logrou sair da zona de não apuramento na segunda volta.