Benfica, Óquei de Barcelos e Porto vencem
Nos três primeiros jogos da derradeira jornada da primeira volta, Benfica, Óquei de Barcelos e Porto confirmaram o seu favoritismo. As águias venceram em Oliveira de Azeméis e chegam a meio da prova invictas e com quatro pontos de vantagem para os barcelenses, no 2º lugar.

O Benfica venceu em Oliveira de Azeméis por 1-3 e fechou a primeira volta com 37 pontos em 39 possíveis, com 12 vitórias e um empara. Invicto.
As águias adiantaram-se cedo, logo no primeiro minuto, por Nil Roca. E, aos 10, Roberto Di Benedetto ampliava para 0-2, reforçando a necessidade da Oliveirense assumir o jogo.
A equipa de Nuno Resende - que continua sem contar com o capitão Lucas Martínez - teve dois minutos em superioridade, a meio desta primeira parte, mas não conseguiu aproveitar. Nem conseguia desequilibrar a defensiva encarnada.
O Benfica geria o jogo, e só cedeu a dois minutos e meio do fim, com Bruno Di Benedetto a desfeitar Conti. O desfecho do jogo ficava incerto, mas por pouco tempo. À entrada dos dois minutos finais, logo depois da Oliveirense chegar à nona falta, Gonçalo Pinto fazia o 1-3 que fechava as contas.
Com esta derrota, a terceira consecutiva para o campeonato, a Oliveirense arrisca-se a terminar a primeira volta fora dos oito lugares de play-off. O Benfica mantém a vantagem de quatro pontos para o 2º classificado, o Óquei de Barcelos, que também venceu.
Óquei de Barcelos regressa às vitórias
Os barcelenses, após a derrota na Luz, regressaram às vitórias no campeonato, vencendo o Turquel por 5-1.
Carlitos marcou o primeiro com pouco mais de quatro minutos cumpridos, assumindo-se cedo como a figura da partida. A sete minutos do intervalo, em superioridade por azul a Tiago Mateus, Carlitos ampliou.
O Turquel reduziu por Daniel Pasos, mas, ainda antes do intervalo, Ivan Morales, de grande penalidades, e Miguel Rocha, num malabarismo para ver e rever, dilataram para 4-1.
Na segunda parte, Carlitos voltou a assinar um golo madrugador, fixando cedo o resultado final. Os barcelenses, já com uma grande penalidade desperdiçada nos primeiros 25 minutos, voltaram a pecar de bola parada, com dois livres directos não transformados em golo.
Porto com sexta vitória consecutiva
Nos Carvalhos, naquele que foi escolhido como o "Jogo da Jornada" pela Federação de Patinagem de Portugal, o Porto venceu por 2-8, naquela que é a sexta vitória consecutiva para o campeonato dos dragões.
Entre o 13º e o 4º classificado, foi a equipa abaixo da linha de água que se adiantou, por Afonso Lima, aos sete minutos. Carlo Di Benedetto assumiu a "revolução" portista.
O internacional francês assinou a igualdade aos nove e, com o Carvalhos em inferioridade por azul a Diogo Casanova, marcou mais dois golos. Ainda antes do intervalo, Telmo Pinto fez o 1-4, mas Damián Paez reduziu, dando algum equilíbrio ao marcador na ida para o descanso.
Na etapa complementar, só houve golos da equipa de Paulo Freitas. Um de Hélder Nunes e dois de Gonçalo Alves, com um de Pol Manrubia pelo meio, para o 2-8 final.
O Porto, depois de um arranque irregular, termina a primeira volta com uma série vitoriosa, mas no 4º lugar, a nove pontos do líder.
O resto desta jornada - e desta primeira volta - joga-se a 28 de Janeiro, com destaque para a visita do Sporting a Valongo.
13ª jornada
• Óquei de Barcelos 5-1 Turquel • 25.Jan
• Oliveirense 1-3 Benfica • 25.Jan
• Carvalhos 2-8 Porto • 25.Jan
• Braga vs. Riba d'Ave • 28.Jan, 21h
• Póvoa vs. Juv. Pacense • 28.Jan, 21h
• Sanjoanense vs. Tomar • 28.Jan, 21h
• Valongo vs. Sporting • 28.Jan, 21h
Classificação
1º Benfica (37 pontos), 2º Óquei de Barcelos (33), 3º Sporting¹ (29), 4º Porto (28), 5º Braga¹ (22), 6º Tomar¹ (17), 7º Valongo¹ (15), 8º Oliveirense (15), 9º Riba d'Ave² (14), 10º Sanjoanense¹ (12), 11º Turquel (12), 12º Juv. Pacense² (8), 13º Carvalhos (4), 14º Póvoa¹ (1)
¹ menos um jogo, ² menos dois jogos
Horários das partidas na hora local (Portugal continental).
Domingo, 25 de Janeiro de 2026, 22h16
Gostou deste artigo?








