Rankings e quotas para a próxima época europeia publicados

A World Skate Europe publicou, com uma antecipação de saudar, os rankings e quotas para a época europeia de 2026/27. Nas contas às últimas quatro temporadas (mas não a actual), os italianos do Trissino lideram o ranking. Portugal mantém cinco vagas para uma Champions League a 12.

Rankings e quotas para a próxima época europeia publicados

Com uma inusitada antecipação, que se saúda, a World Skate Europe publicou o ranking de clubes e países que determinam as quotas para as diferentes provas europeias de 2026/27.

Nas contas feitas, entram as últimas quatro temporadas, de 2021/22 e 2024/25, com pontos pelo avançar nas diferentes fases, e pelas conquistas. E, talvez a surpreender muitos, o Trissino lidera o ranking masculino.

A equipa italiana, que "apenas" chegou aos quartos-de-final nas últimas três edições, beneficia do inédito título conquistado em 2022, quando muitos dos ditos "tubarões" abdicaram da participação na mais importante prova europeia. E, também por essa edição, e por ter chegado novamente à final, o Valongo é 3º.

O Trissino lidera com 290 pontos, seguido de seis equipas portuguesas: Porto (275), Valongo (270), Óquei de Barcelos e Oliveirense (235), Sporting (200) e Benfica (295). Só no 8º lugar é que surge o Barcelona, recordista de conquistas na prova, com 175 pontos, seguindo-se o Tomar, com 155. Liceo, Reus, Sarzana e Lodi têm todos 150.

As vagas nas diferentes competições são dadas pelo método de Hondt, olhando para os pontos conquistados por país. E essas vagas desvendam um pouco do que possam ser as competições.

Na Champions League, voltam a ser 12 as vagas, sugerindo que o modelo de dois grupos de seis - quando já se falou que poderiam "evoluir" para dois grupos de oito - se mantenha. Portugal garante cinco vagas, a Espanha quatro, a Itália duas e a França uma. Como na presente edição.

Para a WSE Cup, há 16 vagas, tal como a WSE Trophy, com Portugal a garantir, respectivamente, quatro e uma vagas, ascendendo assim a possíveis 10 equipas a apurar para as competições europeias.

No feminino, o ranking de clubes é liderado pelo Gijón (150 pontos), seguido de Palau (140), Benfica (125), Vila-sana (105) e Manlleu (95). Nas 25 equipas do ranking, para além do Benfica, marcam presença as portuguesas Stuart (14º), Escola Livre (18º), Académico da Feira (21º), Sanjoanense (22º) e Gulpilhares (24º).

O domínio espanhol voltará a valer a presença de seis equipas entre as oito da fase de grupos da Champions League Women, sobrando uma vaga para Portugal e outra para França, que "rouba" o lugar a Itália. Para a WSE Cup Women, há 16 vagas, cinco delas reservadas para Portugal.

Gostou deste artigo?

AMGRoller Compozito
Outros artigos da edição
2016 foi há 10 anos

2016 foi há 10 anos

Por Pedro Alves dos Santos: Há uma 'trend' nas redes sociais a recuperar momentos e imagens de 2016. Viajamos também 10 anos atrás, a Portugal campeão europeu, ao Benfica que ganhou campeonato e Liga Europeia no mesmo fim-de-semana, ao Porto a erguer a Taça, e à primeira Elite Cup, ganha pelo Sporting.

A comparação de primeiras voltas e o começo da segunda

A comparação de primeiras voltas e o começo da segunda

A uma decisão disciplinar do fim da primeira volta e na antecâmara da segunda, traçamos um paralelo com a última época. O Tomar sobe mais, mas o Braga ganha mais pontos, com Juventude Pacense no pólo oposto. O Óquei de Barcelos melhorou mais no ataque e o Benfica na defesa.