Rankings e quotas para a próxima época europeia publicados
A World Skate Europe publicou, com uma antecipação de saudar, os rankings e quotas para a época europeia de 2026/27. Nas contas às últimas quatro temporadas (mas não a actual), os italianos do Trissino lideram o ranking. Portugal mantém cinco vagas para uma Champions League a 12.

Com uma inusitada antecipação, que se saúda, a World Skate Europe publicou o ranking de clubes e países que determinam as quotas para as diferentes provas europeias de 2026/27.
Nas contas feitas, entram as últimas quatro temporadas, de 2021/22 e 2024/25, com pontos pelo avançar nas diferentes fases, e pelas conquistas. E, talvez a surpreender muitos, o Trissino lidera o ranking masculino.
A equipa italiana, que "apenas" chegou aos quartos-de-final nas últimas três edições, beneficia do inédito título conquistado em 2022, quando muitos dos ditos "tubarões" abdicaram da participação na mais importante prova europeia. E, também por essa edição, e por ter chegado novamente à final, o Valongo é 3º.
O Trissino lidera com 290 pontos, seguido de seis equipas portuguesas: Porto (275), Valongo (270), Óquei de Barcelos e Oliveirense (235), Sporting (200) e Benfica (295). Só no 8º lugar é que surge o Barcelona, recordista de conquistas na prova, com 175 pontos, seguindo-se o Tomar, com 155. Liceo, Reus, Sarzana e Lodi têm todos 150.
As vagas nas diferentes competições são dadas pelo método de Hondt, olhando para os pontos conquistados por país. E essas vagas desvendam um pouco do que possam ser as competições.
Na Champions League, voltam a ser 12 as vagas, sugerindo que o modelo de dois grupos de seis - quando já se falou que poderiam "evoluir" para dois grupos de oito - se mantenha. Portugal garante cinco vagas, a Espanha quatro, a Itália duas e a França uma. Como na presente edição.
Para a WSE Cup, há 16 vagas, tal como a WSE Trophy, com Portugal a garantir, respectivamente, quatro e uma vagas, ascendendo assim a possíveis 10 equipas a apurar para as competições europeias.

No feminino, o ranking de clubes é liderado pelo Gijón (150 pontos), seguido de Palau (140), Benfica (125), Vila-sana (105) e Manlleu (95). Nas 25 equipas do ranking, para além do Benfica, marcam presença as portuguesas Stuart (14º), Escola Livre (18º), Académico da Feira (21º), Sanjoanense (22º) e Gulpilhares (24º).
O domínio espanhol voltará a valer a presença de seis equipas entre as oito da fase de grupos da Champions League Women, sobrando uma vaga para Portugal e outra para França, que "rouba" o lugar a Itália. Para a WSE Cup Women, há 16 vagas, cinco delas reservadas para Portugal.
Sexta-feira, 30 de Janeiro de 2026, 20h27
Gostou deste artigo?




