A revolta dos 'aflitos'

Na maioria das vezes, vinga o favoritismo dado pelo lugar na tabela classificativa. Outras vezes, não. Juventude Pacense, Carvalhos e Póvoa, as três equipas mais mal classificadas, venceram na 14ª jornada. Os pacenses, que triunfaram em Braga, deixam a zona de descida.

A revolta dos 'aflitos'

O desporto obedece muitas vezes à "lei do mais forte", daquele que está mais bem classificado. Mas, por vezes, há uma revolta dos mais "fracos" que alimentam uma magia que não responde a matemáticas. Na 14ª jornada, primeira da segunda volta, os três mais mal classificados da fase regular do Campeonato Placard, os três na zona de despromoção, venceram.

Pacenses saem da zona de descida

O Juventude Pacense, que ocupava o 12º lugar à condição em virtude do jogo por decidir com o Riba d'Ave, venceu em Braga por 3-4, num feito valorizado por uma campanha dos bracarenses apenas travada pelos quatro primeiros da classificação.

Filipe Flórido inaugurou o marcador logo no primeiro minuto, mas Filipe Fernandes igualou e Gonçalo Neto consumou a reviravolta, de grande penalidade, a sete minutos do intervalo, numa aparente "normalidade".

Mas o Juventude Pacense, a querer fazer esquecer uma primeira volta "tristonha", igualou ainda na primeira parte, com Diogo Abreu a aproveitar a superioridade por azul a Paulo Pereira, e, na segunda parte, já com Jorge Silva expulso do banco (nos protestos depois de uma rasteira clara não sancionada), adiantou-se com um golo de José Cancela a cinco minutos do fim.

O Braga tentou tudo, mas acabou "traído" por um golo de Joca Guimarães, a assegurar a vitória pacense com poucos segundos para jogar. Guilherme Magalhães ainda reduziu, mas não havia tempo para evitar a derrota.

Com esta vitória, e as derrotas de Turquel frente ao Benfica e da Sanjoanense frente ao Sporting e do Riba d'Ave, o Juventude Pacense galga três lugares até ao 9º.

Carvalhos vence Riba d'Ave

O Riba d'Ave perdeu nos Carvalhos por 3-2, sendo então apanhado pelo Juventude Pacense com iguais 14 pontos.´

O Carvalhos, que só vencera o Póvoa neste campeonato, teve Damián Paez azulado muito cedo, o que permitiu a Nanu Castro adiantar os ribadavenses. Mas a equipa de Ricardo Geitoeira reagiu e, com Damián a redimir-se e o primeiro golo do reforço invernal Ferran Giménez (ex-Braga), chegou ao intervalo a vencer.

Na segunda parte, Giménez justificou o investimento com novo golo para o 3-1. O Riba d'Ave reduziu, por Dinis Abreu, ainda com largos oito minutos por jogar, mas o resultado já não se alteraria mais.

A primeira vitória do Póvoa

Na Póvoa do Varzim, com apenas um ponto somado na primeira volta, a equipa de Vítor Silva venceu o Tomar por 5-4, com uma reviravolta extraordinária em dois minutos de superioridade perto do final.

Antes, o Póvoa respondera aos golos de Xanoca e Ivo Silva nos primeiros cinco minutos com tentos de Tiago Pinheiro e Rodrigo Fernandes para uma igualdade a dois ao intervalo. Rodrigo marcou após Tamborindegui ver azul. Ficava o aviso.

Na segunda parte, Filipe Almeida e Xanoca deram à equipa de Nuno Lopes nova vantagem de dois golos. O Tomar desperdiçara uma grande penalidade, e não aproveitou depois um livre directo e dois minutos de superioridade, mas a vitória parecia na mão.

Mas, quando o Póvoa voltou a ter superioridade por um azul a seis minutos e meio do fim, voltou a ser eficaz. Tremendamente eficaz.

Rodrigo Fernandes, Luís Melo e Tiago Pinheiro marcaram três golos em 34 segundos e viraram o marcador para o primeiro triunfo no regresso à categoria máxima após um hiato de 10 temporadas.

O Póvoa, lanterna-vermelha, soma agora quatro pontos, continuando a três do Carvalhos, penúltimo, que tem agora sete, ao passo que a Sanjoanense, primeira equipa fora da zona de despromoção, tem 13.

O Tomar é apanhado, nos 18 pontos, pelo Valongo, que venceu a Oliveirense, no quarto jogo consecutivo dos oliveirenses sem vencer para o campeonato, por 3-2.

14ª jornada

• Sanjoanense 2-7 Sporting • 31.Jan

• Braga 3-4 Juv. Pacense • 31.Jan

Carvalhos 3-2 Riba d'Ave • 31.Jan

Valongo 3-2 Oliveirense • 31.Jan

Póvoa 5-4 Tomar • 31.Jan

• Turquel 0-3 Benfica • 31.Jan

• Óquei de Barcelos 4-4 Porto • 31.Jan

Classificação

1º Benfica (40 pontos), 2º Sporting (35), 3º Óquei de Barcelos (34), 4º Porto (29), 5º Braga (25), 6º Tomar (18), 7º Valongo (18), 8º Oliveirense (15), 9º Juv. Pacense¹ (14), 10º Riba d'Ave¹ (14), 11º Sanjoanense (13), 12º Turquel (12), 13º Carvalhos (7), 14º Póvoa (4)

¹ menos um jogo

15ª jornada

• Benfica vs. Valongo • 8.Fev, 15h

• Sporting vs. Póvoa • 8.Fev, 15h

• Porto vs. Turquel • 8.Fev, 15h

• Tomar vs. Braga • 11.Fev, 21h

• Juv. Pacense vs. Carvalhos • 11.Fev, 21h

• Riba d'Ave vs. Óquei de Barcelos • 11.Fev, 21h

• Oliveirense vs. Sanjoanense • 11.Fev, 21h30

Horários das partidas na hora local (Portugal continental).

Gostou deste artigo?

AMGRoller Compozito
Outros artigos da edição
Sporting, 2º de pleno direito

Sporting, 2º de pleno direito

Depois de várias contas em 2º em virtude de um jogo em atraso do Óquei de Barcelos, o Sporting ascende à vice-liderança com um triunfo em São João da Madeira e o empate dos barcelense. Sem jogos por pôr em dia.

Porto entra a todo o gás, mas Óquei de Barcelos chega à igualdade

Porto entra a todo o gás, mas Óquei de Barcelos chega à igualdade

O Porto marcou quatro golos nos primeiros quatro minutos de jogo, mas o Óquei de Barcelos, que se ficara por um golo no mesmo período, foi recuperando paulatinamente e, com o inevitável Miguel Rocha, chegou à igualdade. E esteve mesmo perto de consumar uma reviravolta épica.

Pedro Carvalho
Benfica 'tarda', mas não falha em Turquel

Benfica 'tarda', mas não falha em Turquel

Num jogo com uma primeira parte - e 15 minutos da segunda - sem golos, o Benfica venceu em Turquel e, caso o Porto vença em Barcelos, pode dilatar a vantagem na frente. A equipa da Aldeia do Hóquei recebeu as águias sem Ezequiel Funes e Martim Costa, caiu na zona de descida.

World Skate Europe
Benfica com um patim na Final Four, onde já estão Gijón e Vila-sana

Benfica com um patim na Final Four, onde já estão Gijón e Vila-sana

O Benfica voltou a vencer o Palau, campeão da Europa, desta vez na Catalunha, e, ainda invicto, está praticamente na Final Four. Na decisão, já estão Gijón e Vila-sana, dominadores no Grupo A.

2016 foi há 10 anos

2016 foi há 10 anos

Por Pedro Alves dos Santos: Há uma 'trend' nas redes sociais a recuperar momentos e imagens de 2016. Viajamos também 10 anos atrás, a Portugal campeão europeu, ao Benfica que ganhou campeonato e Liga Europeia no mesmo fim-de-semana, ao Porto a erguer a Taça, e à primeira Elite Cup, ganha pelo Sporting.

Rankings e quotas para a próxima época europeia publicados

Rankings e quotas para a próxima época europeia publicados

A World Skate Europe publicou, com uma antecipação de saudar, os rankings e quotas para a época europeia de 2026/27. Nas contas às últimas quatro temporadas (mas não a actual), os italianos do Trissino lideram o ranking. Portugal mantém cinco vagas para uma Champions League a 12.

A comparação de primeiras voltas e o começo da segunda

A comparação de primeiras voltas e o começo da segunda

A uma decisão disciplinar do fim da primeira volta e na antecâmara da segunda, traçamos um paralelo com a última época. O Tomar sobe mais, mas o Braga ganha mais pontos, com Juventude Pacense no pólo oposto. O Óquei de Barcelos melhorou mais no ataque e o Benfica na defesa.