Herdeiro de ‘Gran Pancho’ chamado à Taça das Nações
Valentin Grimalt deu como terminado o seu percurso na albiceleste e, para o seu lugar, foi chamado Juan Cruz Velázquez. "Cacu", de apenas 19 anos, guarda-redes do Monza, carrega uma pesada herança: é neto de 'Pancho' Velázquez, guarda-redes da Argentina em cinco mundiais.

Aos 36 anos, Valentin Grimalt, dono da baliza albiceleste no título mundial de 2015 e também campeão do Mundo em 2022, pôs um ponto final no seu percurso na selecção apesar da chamada para a Taça das Nações, que se disputa em Montreux de 1 a 5 de Abril. Na convocatória, será substituído por Juan Cruz Velázquez.
O apelido não é estranho ao Hóquei em Patins. Juan Cruz, "Cacu", é filho de Mariano Velázquez e sobrinho de "Panchito" Velázquez. Mas, mais importante, é neto de Francisco Velázquez. Se Mariano e Panchito "traíram" o pai, e optaram por ser jogadores de pista. Cacu é guarda-redes como o avô. É o herdeiro de "Gran Pancho".
Pancho Velázquez foi guarda-redes da selecção argentina nos Campeonatos do Mundo de 1966, 1968, 1970, 1972 e 1974. Não ganhou nenhum título mundial, mas esteve entre os postes no primeiro Campeonato do Mundo que se realizou em San Juan, em 1970. E fez parte da organização no segundo, em 1978, que culminou com o primeiro ouro argentino.
Pancho faleceu em Março de 2023, com 78 anos, tinha Cacu acabado de fazer apenas 17. Mas Pancho ainda viu Cacu ser campeão do Mundo de Sub-19 em 2022, naquele Aldo Cantoni mágico, mesmo que o dono da baliza fosse o agora sanjoanense Juanma Carrión.
Em 2024, Cacu rumou a Itália. Para jogar novo mundial júnior, ficando com o bronze como capitão da selecção (como o avô fora capitão da selecção absoluta), e para representar o Monza.
Apesar de muito jovem, Ivan Jaquierz - ex-treinador de guarda-redes do Porto - deu-lhe a titularidade.
Foi 8º na fase regular na primeira temporada. Na segunda, vai em 6º. Aos 19 anos, tem merecido elogios, e tem agora um prémio com a chamada à selecção principal, juntando-se a Conti Acevedo (Benfica) e Bautista Acevedo (Quévert).
Com a Taça das Nações a pouco menos de dois meses de distância, o Monza procura este fim-de-semana um lugar na Final Four da WSE Cup. Depois de ter afastado o Voltregà (com um impressionante 0-3 na Catalunha), a equipa italiana perdeu por tangencial 4-3 no "Inferno" das Tílias e recebe, este sábado, o Riba d'Ave, na expectativa de uma reviravolta na segunda mão dos quartos-de-final.
Quarta-feira, 4 de Fevereiro de 2026, 22h25
Gostou deste artigo?
Apoie outras causas







