Ricardo Geitoeira e a busca da Oliveirense perdida

Ricardo Geitoeira deverá estrear-se no banco da Oliveirense no dérbi com a Sanjoanense. O técnico tem a 'missão' de pôr fim a uma série de quatro derrotas consecutivas para o campeonato, numa época que, feitas contas aos primeiros 14 jogos, só uma vez encontra pior na História.

Ricardo Geitoeira e a busca da Oliveirense perdida

O início de Fevereiro foi uma roda-viva para Ricardo Geitoeira, com a saída do Carvalhos e o acordo com a Oliveirense.

O técnico de 52 anos ainda não esteve no banco no jogo frente ao Sporting para a Champions League, que culminou numa vitória leonina por 5-1, e deverá estrear-se esta quarta-feira, para o campeonato, num dérbi com a Sanjoanense.

Será um duelo entre duas equipas que "Geito" representou enquanto jogador, tendo vivido um dérbi com a camisola da Oliveirense (que ganhou) em 1998/99, e três com a da Sanjoanense (perdendo dois e empatando um) em 2003/04. E um duelo entre duas equipas que estão longe da sua melhor fase.

Para o Campeonato Placard, a Sanjoanense está numa série de cinco derrotas e um empate. A Oliveirense vai em quatro derrotas consecutivas. E a missão de Geitoeira - com passagem de testemunho agendada para Hugo Lourenço ("Caleta"), actual treinador da equipa "B" do Benfica, no final da temporada - será a de inverter a tendência negativa e conduzir a equipa a resultados condizentes com o investimento desta e das épocas anteriores.

Série negra

A Oliveirense tem estado, esta época, irreconhecível. E logo depois de uma época em que esteve nas finais da Elite Cup e da Taça de Portugal e regressou, na Taça Continental, a conquistar um troféu depois da Taça de Portugal em 2019 ou um troféu internacional depois da Continental em 2017.

Em 8º lugar, à mercê de uma decisão disciplinar - seja favorável a Juventude Pacense ou Riba d'Ave - para cair fora dos lugares de play-off, a Oliveirense não registava uma série de quatro derrotas consecutivas desde a temporada de 2009/10. Ou antes, em 1994/95 e 1993/94. Nestas três temporadas, a série foi estancada às quatro derrotas, mas certamente que a Sanjoanense desejará acabar com a sua própria série aziaga e aprofundar a crise de resultados oliveirense.

Uma quinta derrota seguida só aconteceu 1982/83 e 1983/84, no dealbar do campeonato "unificado" (sem fases regionais prévias), quando a Oliveirense registou seis derrotas consecutivas. Pior, só na época seguinte, em 1984/85, quando foram sete.

Estas quatro derrotas contribuem para um pecúlio pontual que também dificilmente encontra paralelo na História. Fazendo as contas a três pontos por vitória (porque houve anos em que o triunfo só valia dois), os 15 pontos em 14 jogos são um pecúlio para o qual é preciso recuar a 1998/99 - nas linhas tortas da História, a temporada em que Ricardo Geitoeira chegou do Porto - para encontrar outro igualmente fraco, sendo que, no campeonato "unificado" (desde 1981/82), apenas houve pior, com apenas 14 pontos, em 1993/94.

O jogo entre Oliveirense e Sanjoanense, com Miguel Matos e Joaquim Pinto nomeados para arbitrar, está agendado para as 21h30 desta quarta-feira. Na último duelo em Oliveira de Azeméis, houve empate a três.

Também esta quarta-feira, há dérbi minhoto entre Riba d'Ave e Óquei de Barcelos, enquanto o Tomar recebe o Braga, e o Juventude Pacense tem a visita do Carvalhos.

15ª jornada

Benfica 5-1 Valongo • 8.Fev

Sporting 8-1 Póvoa • 8.Fev

Porto 9-1 Turquel • 8.Fev

• Tomar vs. Braga • 11.Fev, 21h

• Juv. Pacense vs. Carvalhos • 11.Fev, 21h

• Riba d'Ave vs. Óquei de Barcelos • 11.Fev, 21h

• Oliveirense vs. Sanjoanense • 11.Fev, 21h30

Classificação

1º Benfica (43 pontos), 2º Sporting (38), 3º Óquei de Barcelos¹ (34), 4º Porto (32), 5º Braga¹ (25), 6º Tomar¹ (18), 7º Valongo (18), 8º Oliveirense¹ (15), 9º Juv. Pacense² (14), 10º Riba d'Ave² (14), 11º Sanjoanense¹ (13), 12º Turquel (12), 13º Carvalhos¹ (7), 14º Póvoa (4)

¹ menos um jogo, ² menos dois jogos

Horários das partidas na hora local (Portugal continental).

Gostou deste artigo?

Apoie outras causas

AMGRoller Compozito
Outros artigos da edição
Sporting chama por Cervera

Sporting chama por Cervera

Com César Carballeira de partida para o Porto, o Liceo poderá perder outro jogador preponderante para Portugal, com o Sporting a chamar por Nil Cervera. O internacional espanhol de 22 anos está na sua segunda temporada nos 'verdes', depois de ter despontado no Igualada.

WSE Trophy decide-se em Giovinazzo

WSE Trophy decide-se em Giovinazzo

Um ano depois de se ter decidido em Follonica, a decisão da WSE Trophy regressa a Itália. O Giovinazzo, do português Xavi Cardoso, organiza a Final Four a 14 e 15 de Março, na luta pelo troféu com Valongo, Noisy e Sarzana.

'Vira' galego: Carballeira no Porto, Lamas no Liceo

'Vira' galego: Carballeira no Porto, Lamas no Liceo

No próximo defeso, há uma troca entre Porto e Liceo, com César Carballeira a ceder enfim ao apelo do campeonato português e a trocar os galegos pelos dragões, e Edu Lamas, em final de contrato, a regressar a 'casa' para voltar a vestir a camisola de 'los verdes'.