Plataforma de Valongo 'lança' Pedro Batista

Com trabalho na formação e acerto no recrutamento, o Valongo é vítima do seu sucesso, e os cinco emblemas mais endinheirados do panorama português 'levaram' dezena e meia de jogadores nos últimos cinco defesos. Pedro Batista, a caminho da Oliveirense, será mais um.

Plataforma de Valongo 'lança' Pedro Batista

Pedro Batista terá tudo certo para rumar à Oliveirense no próximo defeso, deixando o Valongo após apenas uma temporada.

O jogador nasceu e cresceu em Turquel, foi campeão do Mundo júnior em 2015 - num mundial azarado, em que uma lesão o impediu de dar maior contributo -, e representou ainda o Benfica como Sub-20. Esteve cedido aos italianos do Monza e ao "seu" Turquel, representando o Paço de Arcos em 2019/20 antes de rumar a norte.

Esteve cinco temporadas na Juventude de Viana. Viveu descidas e subidas, e chegou a capitão. No final da pretérita temporada, com nova despromoção dos vianenses, foi aposta - e apostou - no Valongo, não enjeitando a oportunidade de, num projecto mais consolidado, continuar na categoria máxima.

Valongo deu-lhe um outro palco e potenciou o seu talento, e cedo - muito cedo - na temporada começou a ser cobiçado e abordado. Pedro Batista partirá para um dos cinco mais endinheirados do Hóquei em Patins português. Falando-se do interesse (não confirmado) da Oliveirense em João Maló, Pedro Batista poderá não ser o único. Garantidamente, não será o primeiro.

Rampa de lançamento

O Valongo é vítima do seu sucesso formativo e de recrutamento, perdendo recorrentemente talento para quem tem outras possibilidades financeiras. Por exemplo, da equipa campeã nacional em 2014, saíram nada menos que oito campeões para um "big-4" que aguardava o regresso dos barcelenses à ribalta. Girão (Sporting) e Rafa (Porto) saíram logo após o histórico título valonguense. Alvarinho e Telmo Pinto (Porto) e João Souto (Oliveirense) em 2015, Henrique Magalhães (Sporting) e Nuno Araújo (Oliveirense) em 2016, e Xavi Cardoso (Benfica) em 2018.

Mais recentemente, nem foi preciso um grande título para os jogadores do Valongo continuarem a ser apetecíveis. Após a pandemia, o Valongo viu partir nada menos que 14 jogadores para os "big-5" em cinco defesos. E isto sem contar com Viti, que ainda não vingara na equipa principal e rumou aos Sub-19 do Benfica, ou João Almeida, que emigrou para o Trissino italiano. Ou até mesmo o treinador Joan Ignasí Edo.

Em 2021, Carlitos rumou ao Porto e Nuno Araújo, que entretanto regressara, voltava à Oliveirense. Na época seguinte, o Valongo chegou à final da Liga Europeia e perdeu Bernardo Mendes para o Benfica, Diogo Barata para o Porto, e Vieirinha para o Óquei de Barcelos.

No final de um 2022/23 em que o Valongo conquistou a Taça Continental e, mesmo com "tubarões", voltou à final da mais importante prova europeia (então já Champions League), foi uma "sangria". Facundo Bridge e Rafa Bessa rumaram ao Sporting, Diogo Abreu, Facundo Navarro, Nuno Santos e o guarda-redes Xano Edo acompanharam Joan Ignasí para a Oliveirense.

O Valongo precisou de se reinventar e, pontualmente, chamar jovens da sua "cantera", e, desses, no defeso de 2024, Tomás Santos mudou-se para o Porto. Ou recrutar jogadores em busca de afirmação, como Carlitos - que não teve o espaço que desejaria no Porto - e Kyllian Gil, que, neste último defeso, partiram para o Óquei de Barcelos campeão europeu.

Esta época, nas suas equipas principais, o Benfica tem um jogador ex-Valongo, o Sporting tem seis, o Óquei de Barcelos tem três, o Porto tem dois, e a Oliveirense tem três. 15 jogadores. Em Valongo, há Orgulho e Raça. E, cada vez mais, Tradição de catapultar talento.

Gostou deste artigo?

Apoie outras causas

AMGRoller Compozito
Outros artigos da edição
Benfica passa no Dragão Arena

Benfica passa no Dragão Arena

O Benfica venceu o Porto por 2-3 no Dragão Arena e, mantendo a invencibilidade desta época, está nos quartos-de-final da Taça de Portugal, ficando a aguardar o desfecho do jogo entre Oeiras e Juventude Pacense. Braga, Óquei de Barcelos e Póvoa também estão apurados.

Primeira mão deixa quase tudo definido

Primeira mão deixa quase tudo definido

Quatro vitórias claras na primeira mão da WSE Cup Women deixam praticamente definidos os participantes na Final Four. Sanjoanense, Voltregà, Sant Cugat e um Cronenberg que surpreendeu o Valdagno dificilmente deixarão fugir o apuramento.

WSECupW
14.Fev.2026
Pedro Carvalho
Sporting vence em Paço de Arcos e recebe Turquel nos 'quartos'

Sporting vence em Paço de Arcos e recebe Turquel nos 'quartos'

Apesar de um 'susto' de dois golos, o Sporting passou no Clássico em Paço de Arcos e está nos quartos-de-final da Taça de Portugal. Recebe o Turquel, que venceu na Parede.

Juventude de Viana avança para os quartos-de-final

Juventude de Viana avança para os quartos-de-final

A Juventude de Viana é a primeira apurada para os quartos-de-final da Taça de Portugal, depois de vencer, no Pico, o Candelária, num jogo entre os líderes das duas zonas da II Divisão apenas decidido no prolongamento. Este sábado, disputam-se as restantes partidas dos 'oitavos'.