«É uma arbitragem que não respeita o Futebol Clube do Porto»

No rescaldo do afastamento da Taça de Portugal, Paulo Freitas elogiou a atitude da sua equipa apesar de reconhecer uma má primeira parte, lamentou as bolas nos postes e uma arbitragem sem respeito. 'Na dúvida, fomos sempre prejudicados', afirmou o técnico do Porto.

«É uma arbitragem que não respeita o Futebol Clube do Porto»

O Porto foi este sábado afastado da Taça de Portugal, ao perder no Dragão Arena, com o Benfica, por 2-3. É a segunda vez consecutiva que tal acontece, depois do afastamento às mãos do Juventude Pacense, na pretérita temporada, ainda com Ricardo Ares no comando, também nos oitavos-de-final.

No rescaldo da derrota com o rival maior, o agora timoneiro Paulo Freitas reconheceu uma má primeira parte, chegando a perder por 1-3 ao intervalo. "O jogo fica marcado por alguns erros que cometemos na primeira parte. Fundamentalmente, foi aquilo que aconteceu. Na primeira parte, expusemo-nos em demasia, eles foram tremendamente eficazes, ficámos atrás no marcador, e isso intranquilizou-nos. Deixámos de ter fluidez no jogo, fomos uma equipa demasiado ansiosa, demasiado nervosa", apontou em declarações ao Porto Canal.

A segunda parte foi "completamente diferente". "Subimos as nossas linhas, criámos muito mais dificuldades à organização do Benfica, saímos em transição como devíamos ter saído, no ataque organizado fizemos aquilo que devíamos ter feito. [Houve] As bolas depois no poste, a exibição também que o Conti acaba por fazer", observou, parabenizando os seus jogadores pela atitude. "Dar os parabéns aos meus rapazes, porque lutaram até ao fim. Isto é ser Porto. Não conseguimos ganhar, obviamente, que era aquilo que nós queríamos, mas eles lutaram até ao fim, trabalharam até ao fim, dignificaram a camisola", sublinhou.

Para além da infelicidade das bolas nos ferros, o técnico lamentou também as decisões da equipa de arbitragem. "... E, eu não gosto muito de falar sobre isto, uma arbitragem que não respeita o Futebol Clube do Porto. Não é de agora, já vem de há algum tempo a esta parte, e eu quando soube da nomeação...", referiu sobre a escolha dos minhotos Pedro Figueiredo e Marcelo Cardoso.

A dupla arbitrou o Porto, para o Campeonato Placard, na pista do Juventude Pacense, com protestos no terceiro golo pacense, a dois minutos do fim, que redundaram na expulsão de Carlo Di Benedetto. O Porto ainda logrou o empate, mas "perdeu" dois pontos.

Depois, também para o campeonato, Marcelo Cardoso esteve nas vitórias por 2-1 sobre a Oliveirense com Fernando Vasconcelos, e por 0-5 na Póvoa com Carlos Correia. Pedro Figueiredo esteve com Fernando Vasconcelos no triunfo por 6-1 sobre o Braga e, antes, no início da época, tinha estado na decisão da Supertaça António Livramento com Miguel Guilherme e Joaquim Pinto, tendo os dragões perdido no prolongamento.

Neste jogo com o Benfica, mereceram particulares protestos uma grande penalidade sobre Gonçalo Pinto na primeira parte, a defesa de Conti - a sair antes do apito - numa outra grande penalidade no arranque da segunda, um azul a Telmo Pinto a meio desta segunda parte, e um livre directo por falta sobre Roberto Di Benedetto, a minuto e meio do fim, ainda na meia pista encarnada e junto à tabela quando Gonçalo Alves acompanhava o lance no círculo central.

"Nós merecemos respeito. Nós somos um grande clube. Jogámos contra um grande clube, obviamente, que também tem muita qualidade, é uma grande instituição. Mas o Futebol Clube do Porto também é uma grande instituição. E merece ser respeitado exactamente da mesma forma. E hoje não aconteceu isso", disse Paulo Freitas.

"Na dúvida, fomos sempre prejudicados, e há coisas que não se percebem. Dois jogadores que chocam na meia pista com o resultado em 3-2 e o jogo a acabar, é claramente uma situação muito penalizadora para nós. E, portanto, eles têm também que pensar muito bem naquilo que fizeram aqui hoje", afirmou.

Os dragões voltam a receber as águias já na próxima quarta-feira, a contar para a 16ª jornada do Campeonato Placard. A dupla de arbitragem para o jogo ainda não foi tornada pública.

Gostou deste artigo?

Apoie outras causas

AMGRoller Compozito
Outros artigos da edição
Sport Lisboa e Benfica - Modalidades
Benfica empata, mas garante 1º lugar e apuramento para a Final Four

Benfica empata, mas garante 1º lugar e apuramento para a Final Four

Um bis de Maria Sofia Silva valeu 'apenas' um empate ao Benfica na recepção ao Fraga, mas garante um lugar na Final Four da Champions League e, desde já, o 1º lugar no Grupo B. No Grupo A, o líder é agora o Vila-sana, depois de vencer o Gijón em jogo entre equipas já apuradas.

Oeiras volta a 'tombar gigante' e fecha 'quartos' da Taça: segue-se o Benfica

Oeiras volta a 'tombar gigante' e fecha 'quartos' da Taça: segue-se o Benfica

Depois de afastar o Valongo, o Oeiras voltou a afastar um primodivisionário na Taça de Portugal, agora o Juventude Pacense, num jogo decidido em prolongamento. A equipa da Linha fecha o quadro dos quartos-de-final e recebe o Benfica na antecâmara da Final Four.

Benfica passa no Dragão Arena

Benfica passa no Dragão Arena

O Benfica venceu o Porto por 2-3 no Dragão Arena e, mantendo a invencibilidade desta época, está nos quartos-de-final da Taça de Portugal, ficando a aguardar o desfecho do jogo entre Oeiras e Juventude Pacense. Braga, Óquei de Barcelos e Póvoa também estão apurados.

Primeira mão deixa quase tudo definido

Primeira mão deixa quase tudo definido

Quatro vitórias claras na primeira mão da WSE Cup Women deixam praticamente definidos os participantes na Final Four. Sanjoanense, Voltregà, Sant Cugat e um Cronenberg que surpreendeu o Valdagno dificilmente deixarão fugir o apuramento.

Pedro Carvalho
Sporting vence em Paço de Arcos e recebe Turquel nos 'quartos'

Sporting vence em Paço de Arcos e recebe Turquel nos 'quartos'

Apesar de um 'susto' de dois golos, o Sporting passou no Clássico em Paço de Arcos e está nos quartos-de-final da Taça de Portugal. Recebe o Turquel, que venceu na Parede.

Plataforma de Valongo 'lança' Pedro Batista

Plataforma de Valongo 'lança' Pedro Batista

Com trabalho na formação e acerto no recrutamento, o Valongo é vítima do seu sucesso, e os cinco emblemas mais endinheirados do panorama português 'levaram' dezena e meia de jogadores nos últimos cinco defesos. Pedro Batista, a caminho da Oliveirense, será mais um.

Juventude de Viana avança para os quartos-de-final

Juventude de Viana avança para os quartos-de-final

A Juventude de Viana é a primeira apurada para os quartos-de-final da Taça de Portugal, depois de vencer, no Pico, o Candelária, num jogo entre os líderes das duas zonas da II Divisão apenas decidido no prolongamento. Este sábado, disputam-se as restantes partidas dos 'oitavos'.