Os 10 de Angola para Montreux
Rui Neto chama, para representar Angola na Taça das Nações, três novos nomes em relação ao Mundial de 2024. Em Montreux, a selecção campeã africana integrará o Grupo A, com Itália, Argentina e o anfitrião Montreux.

Rui Neto já decidiu os 10 jogadores que levará a Montreux, para a Taça das Nações, na preparação do próximo Campeonato do Mundo.
Campeã africana, Angola voltará a integrar a competição principal no Mundial, depois de um 6º lugar em Novara, em 2024, quando Rui Neto se estreou no comando técnico. Dessa selecção, voltam a ser chamados sete jogadores, havendo a registar - de uma convocatória que foi a 12 e agora é a 10 - a não chamada de João Pinto (que pendurou os patins), Gonçalo Neto (por motivos profissionais), Afonso Sousa, Rafa Lourenço e do guarda-redes Tiago Simões.
Repetem a chamada os guarda-redes Francisco Veludo (Biasca) e Wilson Castro (Lyon), bem como André Centeno, do primodivisionário português Tomar, Josemar Tavares ("Zidane", OH Sports) e Gonçalo Nunes (Paço de Arcos) da II Divisão portuguesa, Anderson Nery, dos gauleses do La Vendéenne, e Humberto Mendes ("Big") do Caldes da OK Liga.
As novidades em relação ao Mundial são três: Francisco Eduardo ("Chiquinho"), figura do campeonato angolano ao serviço do DV Sport, é o único jogador "nacional" a viajar para a Suíça; Argentino Agostinho ("Tino Boy"), destacado melhor marcador do Eboli, com 15 golos em 10 jogos, da Serie A2 italiana; e Tomás Cardoso, em estreia absoluta pelos "palancas negras", melhor marcador do Quévert, líder do principal campeonato francês, com 18 golos em 13 jogos.
A estas, junta-se a "chamada" de João Paulo Almeida, ex-preparador-físico de Valongo, Oliveirense e Sporting, que reforça a equipa técnica de Rui Neto.
Angola realizará um estágio prévio à Taça das Nações em Biasca, já em terras helvéticas, defrontando depois na primeira fase da prova - integrada no Grupo A - Itália, Argentina e o anfitrião Montreux.
O secular torneio disputa-se de 1 a 5 de Abril, no histórico Salle Omnisports du Pierrier, em Montreux.
Quarta-feira, 18 de Fevereiro de 2026, 9h55
Gostou deste artigo?
Apoie outras causas





