Porto volta a vencer Barcelona
Fotos: Miguel Ruiz @ FC BarcelonaO FC Porto venceu o Barcelona por 1-2 e garantiu o primeiro lugar do Grupo A na Liga Europeia.
É raro ver o Barcelona a perder na Europa. Tão raro que entre as duas últimas derrotas, o Barcelona esteve 20 jogos sem perder. Antes perdera no Dragão e a série acabou em Novembro, em Fânzeres. Sempre às mãos do FC Porto.
Da derrota de 2013, os “blaugrana” venceram sem piedade. Sete golos sem resposta anularam a anterior vitória por 6-2 do FC Porto. Agora, em 2015, havia só um golo para recuperar na corrida ao topo do grupo A.
Mas desde cedo se percebeu que a tarefa não ia ser fácil para os pupilos de Ricard Muñoz. Sem imporem velocidade, as melhores oportunidades da primeira parte pertenceram aos azuis-e-brancos de Guillem Cabestany, com Aitor Egurrola a brilhar para segurar o nulo. Na baliza portista, Nelson Filipe mostrava-se seguro como na partida da primeira volta em Fânzeres e chegava para as – poucas – encomendas.
Logo no arranque da primeira parte, Reinaldo Garcia voltou a marcar. Depois de ter assinado o único golo do último encontro entre as duas equipas, o internacional argentino voltou a desfeitear o ex-companheiro e ainda amigo Egurrola.
O Barcelona não tardou a ter oportunidade de restabelecer a igualdade. A 10ª falta dos dragões caiu aos três minutos mas a picadinha de Lucas Ordoñez sobre Nelson Filipe foi mal medida. Mesmo pressionando mais, os “blaugrana” não conseguiam desequilibrar a defesa montada por Cabestany nem criavam reais oportunidades. O segundo golo dos dragões, aos 12 minutos, num livre directo superiormente executado por Gonçalo Alves, seria um justo castigo para a falta de acutilância dos anfitriões.
O Barcelona não contou neste jogo com o contributo de Edu Lamas.
E, menos de três minutos volvidos, Gonçalo voltou à marca de livre directo, desta feita por azul a Pablo Alvarez. O gesto foi igual mas desta feita a bola saiu por cima.
O Barcelona procurava reagir e com o passar dos minutos caía mais em cima da baliza de Nelson Filipe. A seis minutos do final, Sergi Panadero também não logrou bater o guardião de livre directo, mas o golo chegaria pouco depois. De muito longe, Xavi Barroso surpreendeu “Lipe” e reduziu para 1-2.
Desesperadamente à procura do empate, o Barcelona sufocava o Porto. A dois minutos e meio do final os blaugrana reclamaram uma grande penalidade sobre Matías Pascual e no seguimento do lance sofreram um duro revés. Lucas Ordoñez viu o azul e privou o Barça de um jogador quase até ao apito final. Isto porque, chamado à marca de livre directo, Gonçalo Alves não marcou. E garantiu assim a superioridade numérica. E, em última instância, a vitória no Palau Blaugrana.
Já com lugar reservado nos quartos-de-final, o FC Porto vai defrontar o segundo do grupo D. Actualmente é o Liceo, que defronta o líder do grupo, Oliveirense. As duas equipas defrontam-se este sábado na Corunha depois de na ronda anterior a Oliveirense ter vencido por 4-2.
Sábado, 12 de Dezembro de 2015, 14h08